Rodrigo Ghedin

É bacharel em Direito, aficionado por tecnologia e admirador de cultura (in)útil.

Alma Gêmea

13 de November de 2005 · Cultura

É incrível o poder de persuasão que as novelas têm no Brasil. As músicas que compõem as trilhas sonoras logo viram sucesso, os produtos que os atores usam em cena idem, as gírias, os gostos, enfim, o dramaturgo brasileiro tem uma poderosa ferramenta manipuladora em mãos. Mas, mesmo com todo esse poder, ele não consegue se desvencilhar de clichês bobos, passagens patéticas, e estórias enfadonhas, problemas estes comungados por todas as novelas do mundo, desde as sofríveis mexicanas, até as ridículas brasileiras. Uma das novelas da Rede Globo no ar atualmente, a Alma Gêmea, quebra todos os recordes de bobagens veiculadas em rede nacional. Seria triste, se não fosse cômico.

Dá pra escrever muito sobre essa novela. Quero dizer, sobre as capenguices dessa novela. Entretanto, para que este não se transforme num texto indigerível, me limitarei a dissertar sobre os absurdos mais contundentes. O maior e mais explícito é a própria sinopse da trama. A “alma” do grande amor do mocinho volta no corpo de uma índia, e esta vai atrás do grande amor dela. Ou seria da defunta? Como já citado no parágrafo anterior, o dramaturgo não tem limites, e influencia a massa. Logo, não me espanto mais quando vejo quaisquer pessoas divagarem sobre essas sandices de alma passada, reencarnação e espíritos. O que me espanta é a Rede Globo permitir que tamanha besteira vá ao ar.

Os protagonistas são hilários também. O mocinho, como é o nome dele? Ah sim, o Rafael (obrigado!), não envelhece! Passaram-se vinte anos, e a única coisa que mudou nele foi a barba e uns poucos cabelos grisalhos. Ou ele é um highlander, ou fez plástica. A índia, Serena, tem sotaque italiano! Deus, a primeira índia latino-italiana da história! E a vilã, a Cristina? Acredito que o escritor da novela seja fã de Star Wars. Não dá pra não crer nisso quando a mãe dela, a Débora, dá conselhos maquiavélicos para sua querida filha. Além da aparência nas ações, a velha é a cara do Darth Sidious.

As sessões de regressão que a Serena faz também são hilárias! Quem dera se houvesse mais pessoas como o Julian. Inquéritos, processos, juris, tudo isso seria dispensável; bastaria uma sessão de regressão e pronto, o assassino seria descoberto. A polícia pouparia tempo, o Estado dinheiro, e a sociedade viveria mais tranqüila, sabendo que todos os criminosos estariam atrás das grades. Os bate papos da índia latino-italiana com o espelho, ops, quero dizer, com a sua alma, são interessantíssimos! Veja que legal, conversar consigo mesmo. Eu sempre quis fazer isso, afinal, quem mais crítico em relação a nós do que nós mesmos? Acredito que, tornando-se comum esta prática, o “desconfiômetro”, cada vez mais escasso nos tempos atuais, voltaria a estar na moda. É tudo tão simples, a realidade que trata de complicar as coisas.

Chega, chega, chega! Estou enojado de mim mesmo, tamanha as besteiras que tive a capacidade de escrever neste espaço. E sim, prometo que vou parar de assistir essa merda.

Tags:

53 comentários até agora ↓

  • 1 Endora // 13 Nov, 2005, às 3:41 pm

    Depois que meu pai tirou a tva cabo daqui de casa, me restrinjo a assistir dois canais - cultura e mtv. Já tentei voltar a assistir novela, mas justamente por causa dessas bizarrices, tamanha subestimação à nossa inteligência é sofrível.

    Mas, para amenizar essa terrível realidade que nos rodeia, eu entrei numa comunidade do orkut chamada “Eu odeio a vida real” e lá, descarrego todas as minhas frustrações vivendo personagens absurdos e cools dos filmes do Tarantino. Recomendo!!!

  • 2 Raquel // 13 Nov, 2005, às 4:32 pm

    Alma gemea eu não assisto, mas confesso que Belíssima me pegou de jeito. Oras nada mais nada menos as cenas foram gravadas na Grécia, a mesma que eu estudei na faculdade, minha querida Grécia.

    Asssitir filmes/novelas com você deve ser muito chato, assim, como quando assisto com minha irmã. Ela não sabe viajar na maionese e se entregar a ficção, todo instante ela solta um “que absurdo” “isso não existe”. Deixa que as coisas aconteça, sinta-se ignorante por alguns instantes. Ser somente intelectual as vezes é muito chato.

    beijos

  • 3 Fronga // 13 Nov, 2005, às 5:01 pm

    Eu sempre quis fazer isso, afinal, quem mais crítico em relação a nós do que nós mesmos?

    As mães. :)

    Essa novela não é tão inverossímil, comparado a outras como àquela de vampiros, agora a Bang-Bang.

  • 4 Coeli // 13 Nov, 2005, às 8:43 pm

    Só assisti um capítulo dessa novela pra nunca mais. Coisinha triste… Aliás, toda e qualquer novela da Globo é triste.

  • 5 Zullu // 13 Nov, 2005, às 9:11 pm

    Concordo plenamente com você, tamanha besteira que você escreveu. Claro que é muito irreal essa novela, mas quantas novelas voce ja viu ou ouviu que não tinha mentira??? coisas irreais?? eu sei que é sua opinião, mas acho que você pirou um pouco. A globo levou ao ar essa novela, porque o escritor, sempre apresentou novelas boas e não ia ser diferente dessa vez. Não vejo nada demais nessa novela, é apenas mais uma novela.

  • 6 Andrei // 14 Nov, 2005, às 7:36 am

    Cara, nunca vi essa novela. Mas tenho certeza que é uma bela porcaria, como a maioria das novelas. Acho que a última novela que assisti foi O Clone, até que era legalzinha, uma história no minimo interessante ;).

    Essas novelas estão virando Malhação da vida, tudo do mesmo jeito, só muda os atores.

  • 7 Selph // 14 Nov, 2005, às 10:05 am

    90% da programação é voltada para o publico femenino. Desta maneira se evitam as revoltas e revoluções…

  • 8 Rondy // 14 Nov, 2005, às 10:22 am

    você só esqueceu de citara respeito o elenco BATIDO de todas as novelas das 6. é incrível, sempre os mesmos atores, as mesmas roupas, as mesmas situações, a mesma época.
    mas nem tudo são ESPINHOS: um exemplo de uma ótima novela (que se passou) foi ESSAS MULHERES. produção atenta, enredo verossímil, química entre atores, boa trilha sonora, riqueza de detalhes.
    outra boa novela foi SENHORA DO DESTINO, que, apesar de alguns erros FIDEGAIS, como roupas, celulares, gírias, carros e cortes de cabelo de 2004 em pleno início de ANOS 90, superou as expectativas com uma bela história. coisas da GLOBO.
    por fim, BELÍSSIMA até agora tem me agradado também. o único ponto contra é, sem dúvida, a péssima atuação do péssimo REINALDO GIANECCHINI e seu sotaque paulistano ABSURDAMENTE ARRASTADO.

    (sim, sou noveleiro, mas não costumo digerir qualquer prato (re)feito pela globo guela a baixo. tanto que prefiro REBELDE a MALHAÇÃO)

  • 9 NELMA FAGANELLO ARTIOLI // 14 Nov, 2005, às 1:37 pm

    Por favor Rodrigo, por caridade!! Não consigo por nada entrar no site. Fiz até novo cadastro mas não consigo. Por favor, sei que não tem cabimento eu escrever por aqui, mas é que estou muito chateada e triste. Que dificuldade Rodrigo. Até agora, não sei onde voce me enviou o convite. Eu nem sequer consigo entrar, para usufruir do site. Mas não incomodarei mais. Desculpe, nelma

  • 10 duard - Carlos Aquino // 14 Nov, 2005, às 2:49 pm

    Conheci o Espiritosmo em 2001, até então, era um católico criado em um colégio de irmãs :-) Uberaba-MG ;-) inclusive tive oportunidade de conhecer Chico Xavier.

    Você poderia pesquisar e ler mais a respeito, antes de usar termos como “sandice” ;-) a não ser que você tenha parentesco com Quedêdo ou Macêdo.

    Sobre novelas, o que as novelas de hoje estão criando de casais separados não é brincadeira !

    De lésbicas então !

    Poder da grobo !

  • 11 Aline Cruz // 14 Nov, 2005, às 3:07 pm

    Sinceramente, já faz um bom tempo que eu não assisto mais esse tipo de coisa, mas acho que está sendo bem melhor p mim… rsrsrsrs
    Olha seu texto é muuuuito bom!!!

  • 12 Faby // 14 Nov, 2005, às 6:05 pm

    Índia latino-italiana é duro! Italianos são latinos também, pombas!

  • 13 Neto Cury Blog // 15 Nov, 2005, às 2:00 am

    ALMA GÊMEA

    Lendo o Rodrigo Ghedin, constatei que eu sou anormal, explico… Como muitos sabem, trabalho no meio policial, sou guarda civil, e não existe universo mais masculino machista do que este. E tristemente tenho comprovado, dia após dia, que e…

  • 14 Diogo // 16 Nov, 2005, às 9:11 am

    Primeira vez que leio uma “coluna” sua. Mas que é você para falar do espiritismo desse jeito? Julgue somente à você mesmo e não aos outros e suas crenças! Blz!

  • 15 josephine // 16 Nov, 2005, às 11:11 am

    é por isso que eu assistia américa. se é pra ser bizarro, que seja por completo.

  • 16 Rafael Fermiano // 16 Nov, 2005, às 11:41 am

    Caraca hein…
    tem gente se exaltando por causa de novela! não acredito.
    Rodrigo, latino-italiana é “pracabá”
    Tava pensando com meus botoes(3 no momento), você já se pegou a pensar como em filmes de terror, mesmo o mocinho correndo, que nem um alazão, não consegue aumentar a distância do vilão(que já está com as 2 pernas quebradas)?.
    Sim, isso é mal feito, sem explicação e clichê, porém, se pararmos pra pensar nisso acabamos nos esquecendo do principal, que é nos divertir com o filme…saca???
    abraços rodrigo…e cuidado pra não ser acusado de preconceituoso, principalmente pelo tal Diogo ai acima..

  • 17 Letícia // 17 Nov, 2005, às 4:37 pm

    aff espiristimo da alma gêmea eh uma porcaria
    ODEIO ESPÍRITA
    ODEIO ESPIRITISMO
    ESPIRITISMO SÓ AFUNDA ISSO É POR EXPERIÊNCIA DE MUITAS PESSOAS.
    AFF RODRIGO VOCÊ ESTÁ CERTO MAS TEM UNS MANÉS AÍ QUE FALAM QUE NM TEM NADA A VE MAS TEM SIM
    CARAS MAIS DAW

  • 18 insipiente // 17 Nov, 2005, às 6:46 pm

    O Al Qaeda tinha que jogar um avião na Globo e no SBT… nas outras também, por que não?hehe
    Televisão: instrumento (instrumento… instrume… estrume; parecem, não?) do diabo (metafísica, METAFÍSICA!).
    Essa caixa de luz hipnotizante que embrutece! (lembrei duma coisa: os universais falam que a TV que é coisa do DEMO, mas eles têm programa nela… que coisa, não?).
    Boa caixa maldita, eu gosto dela. Só não gosto de quem a programa.

    A massa telespectadora passiva e maleável, ei-la: “homo insipiens demens”.

  • 19 .... // 18 Nov, 2005, às 10:16 am

    Cara se vc naum acredita em algo, isso naum te dá o direito de desrespeitar a crença alheia, sabia que vc era um babaca completamente groço e sem noçõa, mas dessa vez vc se superou. Cara , tenho pena de pessoas preconceituosas!!!

  • 20 Rafael Guedes Moreira // 20 Nov, 2005, às 9:25 pm

    Rodrigo, faz tempo que frequento seu blog e sempre me deparo com textos interessantes, análises inteligentes e críticas e com uma forma de escrever muito boa, que faz parecer que você conversa com o leitor, parabéns! Muito sucesso para você!

  • 21 Carlos Rodrigo // 23 Nov, 2005, às 8:49 am

    Essa novela comparada a América é um luxo, novelas de época pelo menos valorizam a família, o casamento, enquanto em novelas como América por exemplo, até 02 homens se beijando queriam colocar…
    Até que nessa novela (Alma Gêmea) as coisas acontecem, estou gostando, pq tem novela que vira um rolo e só desenrola na última semana.

    [ ]´s

  • 22 Carla // 25 Nov, 2005, às 6:44 pm

    Oi estava passando por aqui e era so para dzr k alguma coisa tens raza1 mas noutras nao!!
    Eu acredituh em reencarnaçao, agra se tu n acreditas engoles pk sabes muito bem k a gente k acredita! Tbm ja reparei que so sabes fazer criticas… JA OLHASTES POR TI ABAIXO?!?!
    Se conseguires fazer melhor faz, moço, ngm é perfeito!!
    Tbm fazer uma novela aposto k nao deve ser tao facil como imaginamos!!!
    E a novela nem tudo e real e so para tirar pekenos exertos da realidade!!!
    Bem, peço dspa pela invasao mas tinha k deixar o meu comentario!!
    F
    U
    I
    ****XxauzexX****

  • 23 Marcia Gabrielle // 27 Nov, 2005, às 1:11 pm

    gostei da critica e da pequena brincadeira do darth sidious!parece mesmo!

  • 24 odenir moreira // 18 Dec, 2005, às 9:54 pm

    Eu ja desafio esses escritores fracos de novelas como esse de ALMA GÊMEA de deixar tudo acontecer de ruim aos maus feitores nos últimos capitulos das novelas, pois eles não conseguem e nem sabem como fazerem os maus sofrerem no próprio decorrer da novela, por exemplo porque a Cristina e a mãe dela não são desmascarada,porque só elas levam a melhor eu sei porque querem que os trouxas fiquem dando audiências para eles e resumirem a novela só nos dois últimos capítulos, não tem competência e nem cérebro suficiente para escreverem uma novela onde os maus ja sofram e são descobertos no meio da novela, ta LANÇADO O DESAFIO.Escritores de ARAQUE E CÉREBRO PEQUENOS.

  • 25 Mais Bella // 29 Dec, 2005, às 1:22 pm

    Antes de falar sobre algo, estude sobre o assunto.
    Mas vale um ignorante calado, do que um sabichão falando merda para todos os lados!!
    Se cuida menino (vê se aprende!!).

  • 26 may // 08 Jan, 2006, às 3:31 am

    putz, quanta gente chata junta. provavelemnte vc se acha o super intelectual.. adora criticar tudo q ve e se sente superior..
    viajar um pouco é legal… todo mundo sabe q em filmes e novela coisas do tipo improvaveis acontecem, e isso q eh leagal viajar um pouco tb é legal viu? rs

  • 27 Vinicius Candido da Costa // 12 Jan, 2006, às 11:43 pm

    “Alma Gêmea” é uma porcaria! Bizarra; Chata; Ela é o cúmulo da mal história… Estou cansado de ver uma verdadeira merda que é essa novela! Bem fiz eu de parar de assistir.

  • 28 Sileni Costa // 18 Jan, 2006, às 1:04 pm

    São Paulo, 18 de Janeiro de 2.006.

    À
    Rede Globo de Televisão

    Prezados Senhores,

    Há muito, deixei de ver com freqüência TV, devido ao baixo nível das programações exibidas atualmente, entretanto, ao saber da estréia da novela Alma Gêmea, decidi assisti-la, por abordar um tema que aguça minha curiosidade, confesso que estava gostando do desenrolar da estória, mesmo havendo pontos dos quais discordava, cito como exemplos, a ingenuidade de Rafael, a atuação de uma atriz de expressão única como Flávia Alessandra e a atriz sem nenhuma expressão como Priscila Fantini, porém, a novela possuía um humor inteligente e leve, oposto as baixarias que são exibidas atualmente.
    De uns dias para cá, a novela perdeu seu estilo, tornou-se incoerente. Gostaria de saber:
    A – No tempo em que se passa a novela, sabemos que as mulheres, possuíam poucos direitos e muitos deveres. Como Rafael não conseguiu anular seu casamento, após descobertos as mentiras de Cristina? Qualquer juiz teria dado ganho de causa!
    B – Sabemos que Felipe, é mais velho que Serena, e que já se passaram pelo menos 20 anos, desde a morte da Luna, logo, Felipe é maior de idade e herdeiro natural de seu pai. Ainda levando em conta o ano que se passa a trama, e lembrando que naquela época poucos direitos possuíam as mulheres, pergunto. Por quê Cirstina e não Felipe assumiu o controle dos negócios do pai? E ainda, como ela conseguiu expulsar o rapaz de sua casa, sendo ele herdeiro natural?
    C – Por que demoraram tanto para contarem a Rafael, sobre a falsa gravidez de Cristina? Bastava comparar data e hora que os exames foram realizados, afinal uma pessoa não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ou pode?
    D – Soube que Raul irá convencer Felipe a assinar os papeis de venda do Roseiral, uma vez que Cristina, não poderá vender o mesmo sem autorização já que Felipe é herdeiro natural, minha pergunta é: - A Cidade toda, sabe da má índole de Raul, principalmente Felipe, já que fora namorado de Mirela, quem em sã consciência seria convencido por ele a assinar qualquer papel? Mesmo porque Rafael ainda esta vivo, seus bens não poderiam ser vendidos!
    Em suma, o desenrolar da trama esta sem coerência, sei que isso é uma obra de ficção, mas não justifica subestimarem a inteligência dos telespectadores. Por esse motivo, minha TV voltou a ser desligada no horário das 18:00hrs.
    Sempre admirei as novelas da globo por proporcionarem boas tramas, mas infelizmente o padrão mudou esta quase podendo ser comparada às novelas mexicanas.
    Talvez minha opinião não seja de grande valia, afinal sou apenas uma andorinha incapaz de fazer verão, mas tenho ainda, a esperança que um dia o público será mais seletivo, obrigando as emissoras brasileiras, a exibirem programas de melhor qualidade.
    No entanto, nem tudo são críticas, aproveito o ensejo para parabenizar o núcleo do sítio, pensão e restaurante, que salvaram a audiência da novela, em especial Drica Moraes, que mais uma vez mostra seu grande talento como atriz, dando um show de interpretação.
    Saliento, que minha indignação referente as atrizes Flávia Alessandra e Priscila Fantini, é de caráter profissional, e não pessoal, mesmo porque, pouco sei da vida intima das duas.

    Atentamente.

    Sileni Costa.

  • 29 Sileni Costa // 18 Jan, 2006, às 1:07 pm

    Esqueci de mencionar, que no meu comentário anterior, trata-se de uma cópia da carta que enviei a Rede Globo.

    Obrigada.

    Sileni Costa

  • 30 evanisa // 19 Jan, 2006, às 3:21 pm

    alma gemea é muito fixe e adoro muito eu acho a priscila um maximo

  • 31 gabriela // 19 Jan, 2006, às 3:24 pm

    eu não assisto mas a minha mae disse que é fixe eu so vejo novelas portuguesas

  • 32 Júnior // 21 Jan, 2006, às 10:21 pm

    Na opinião a novela Alma Gêmea é uma boa novela sobretudo por causa do núcleo da pensão do sítio da grande atriz Brasileira que a Drica Moraes mas o que não me agrada é a incoerência, o rumo que a novela está tomando está perdendo o seu estilo a leveza das novelas do Walcyr Carrasco que é um grande autor e isso ninguém pode negar mas por vezes erra nesta trama que está ficando sem graça e lenta que é o pior, fora algumas cenas que estão sendo muito mal feitas, como uma em que a cristina dá sopa quente ao Rafael dá muito bem para perceber que há uma troca de prato e na cena em que a Cristina incendeia o atiliê da Luna até meu irmão de 10 anos percebeu que é computação gráfica ficou horrível que falta faz o Boni aquele sim foi um diretor de ouro da rede globo de televisão!

  • 33 Carlos // 28 Jan, 2006, às 6:44 pm

    Faz muito tempo que o escritor de Alma gemeas se perdeu na trama. O amontoado de situações sem fundamento algum, montadas com mentiras e maldade dos personagens para esticar os capitulos é tanto que para tirar tudo a limpo será necessario escrever outra novela. No final o jeito é bater tudo num liquidificador e fazer sopa liquida que é mais facil de digerir.

  • 34 Carlos // 28 Jan, 2006, às 7:05 pm

    Não sei como tem gente que elogia o Walcyr Carrasco por esta novela. Vejam a cena do incêndio no ateliê da Luna. Como o Rafael(babão) depois de quase estrangular Cristina num acesso de fúria, sendo homem e muito mais forte, conseguiu apanhar de Cristina e deixar que ela distribuísse gasolina por toda a sala sempre revidando as intervenções de Rafael (faltou somente ela encarnar o espírito de Bruce Lee para dar uma surra no babão). Não seria muito mais natural e convincente se Cristina estivesse sozinha no ateliê espalhando gasolina e Rafael chegasse ao momento que ela tivesse com a vela nas mãos, pronta para atear fogo e neste momento houvesse a chegada de Rafael que tentando fazer alguma coisa, na briga a vela caísse sobre a gasolina, bem próximo de Rafael.
    Agora inteligente sim é o fogo que no meio de tanta gente só queimou o Rafael e nem Felipe que passou todo tempo ao seu lado e tentando tirar Rafael(bobão) de lá não se queimou.
    Sei que é fixação, mas deste jeito tenha dó!!!

  • 35 raquel // 10 Feb, 2006, às 11:59 am

    A liberdade de expressão é um direito configurado na Constituição,sinónimo de democracia e igualdade.Agora, existe uma grande diferença entre liberdade e libertinagem, crítica ou insulto, opinião ou ofensa.
    Sou de Portugal e aqui a novela Alma Gêmea é exibida de 2º a sábado às 19 e 22h e confesso-me fã da novela.Não foi o tema do espiritismo ou da reencarnação que me instigou a ver a novela, mas a qualidade da história, a coerência das personagens e o facto de retratar um amor que consegue ultrapassar todas as fronteiras do ódio da maldade e até da morte.li atentamente o post e os comentários sobre a novela e não me revejo em nada do que foi escrito.Bem pelo contrário,parece-me tudo fruto de alguém com pensamentos demasiadamente edílicos em relação à perfeição do que devem ser as novelas. Só alguém sem mais nada o que fazer, perde tempo a criticar aquilo que agrada a tanta gente, parece-me só por inveja do sucesso e reconhecimento dos outros (leeiam-se autores e actores da novela).
    è triste constatar que se usem espaços como blogs, para criticar novelas,enquanto se passam coisas tão mais importantes no mundo.
    Para concluir um esclarecimento, as novelas não são nem devem ser a reprodução sinequanone da realidade, por isso mesmo é que são novelas. O seu objectivo é apelar à nossa imaginação, mostrar o improvável,em suma criar uma nova e diferente realidade onde a pessoa possa descontrair um pouco de um dia-a-dia que já é triste demais.

  • 36 Grazielle // 14 Feb, 2006, às 1:04 am

    Primeiramente gostaria de deixar bem claro que não acredito que as novelas sejam o melhor programa de entretenimento para qualquer pessoa porém, essas velhas e batidas criticas que tentam encontrar erros nas produções – sejam elas filmes ou novelas – partem do nada para chegar no vazio. Afinal, se é novela já se parte do pressuposto de que é ficção. Se elas reproduzirem de forma leal a realidade então deixa de ser novela e passa a ser vida real. O que importa em tais produções é se contem uma história verossímil, e no exemplo exposto, o desencadeamento dos fatos ocorrem seguindo este parâmetro. Se o protagonista não envelheceu fisicamente não ira de forma alguma alterar o desencadeamento lógico da novela.
    O que não posso deixar de concordar, é como a novelas são mercadorias produzidas pela Industria cultural. Porque nestas, são “vendidas” padrões familiares, de comportamento, roupas, assessórios, CDs… As pessoas imersas neste mundo passam a viver em um simulacro em que elas consomem o desejo de viver algo incompatível com sua realidade como se aquilo fosse o padrão de felicidade.
    São diversas as ressalvas a serem feitas a respeito do assusto é algo para ser discutido dialeticamente em um debate. Os pontos abordados por mim são apenas dois dentre milhares que podem ser colocados quando ao assunto. Acho que melhor encerrar meu comentário pq já esta virando é um artigo.
    Ps: A forma com a qual se refere ao espiritismo demonstra um verdadeiro descolhecimento do assunto.
    (Grazielle Rosa, 18 anos, Goiânia GO )

  • 37 Carlos // 24 Feb, 2006, às 1:50 am

    A novela é fabulosa, pois pode ser assistida por ciranças de qualquer idade e QI baixo. Veja como o autor se preocupa para que as personagens expliquem com toda ditatica cada ação que vai tomar. Vejam que Cristina explicou diretinho que as joias foram roubadas da Luna e que estavam guardadas dentro daquela caixa e que depois seria colocada dentro do fundo falso da escrivaninha. Acredito que se não houvesse estas explicações muitos dos que assistem a esta novela não entenderiam nada e acabariam desistindo de assistir. Na minha opinião esta foi a grande sacada para o record de audiencia. Até os desprovidos de inteligencia conseguem entender….rs

  • 38 Carlos // 24 Feb, 2006, às 1:53 am

    Esqueci de dizer: As personagens explicam a cena enquanto atuam…Senão quem entenderia???

  • 39 octavio goncalves // 26 Feb, 2006, às 5:07 pm

    O programa que tanto gosto na globo sao as novelas embora tendo muitas senas tristes. mas tambem tem partes muito boas, partes incentivaveis, ex: por causa da alma gemia , recorri atras do meu grande amor e concegui reconquistar novamente o nosso amor da minha vida e tambem atribui-lhe o titlo (minha roza azul), tudo por causa da historia do rafael e serena.

  • 40 josé // 06 Mar, 2006, às 10:53 pm

    rapaz se ponha no seu lugar

  • 41 kamui // 08 Mar, 2006, às 2:31 pm

    Eu acho que o responsável por esta matéria não sabe nem avaliar uma novela, pois o publico a assiste pela historia, que é belissima,e nao para reparar erros que só que naum tem o que fazer repara…Mesmo que você critique, Alma Gemea é um sucesso, a globo deve rir de você…

  • 42 Thiago // 10 Mar, 2006, às 2:57 am

    eu achu que alma gemea foi a melhor novela que tem eu adorei os personagens é um maximo..eu aodor a priscila fantim nossa essa novela é dex..a priscila combinou certinho com o edu moscovis pow essa novela é um maximo parabéns walcir carrasco..eu tbm acredito em alma gemea,espiritismo enfim..parabéns vc arrasou!quem naum acredita so lamento!

  • 43 Jonathan Alves da Silva // 11 Mar, 2006, às 10:36 am

    Eu achei muito legal os capitulos de alma gemia mas a unica coisa que eu não gostei muito foi o final da novela.Muita gente diz que tinha duas cenas; uma era o Rafael e a Cerrena ficarem juntos; e a outra era a morte dos dois isso eu não gostei.

  • 44 Paulo Osorio // 12 Mar, 2006, às 2:56 am

    A novela não foi tão ruim. Agora o final..
    putz!

    Que cena foi aquela de 20 anos depois, totalmente mal caracterizada, todo mundo com bigodes e barbas visivelmente postiços???Cadê o padrão global de qualiade?

    Ah sim, e os finais dos personagens? Pareceia que o autor estava de saco cheio e quis fazer um último capítulo de qualquer jeito, só pra encerrar a história. A caipirinha casa sem noivar nem nada, e o irmão que sempre dava contra aceitou sem mais…

    O delegado ao invés de atirar diz que vai atirar e não persegue o raptor com o carro.

    Mais de 50 pessoas na casa do Rafael e ninguém reage quando a Cristina chega com a Serena. E além disso, ninguém correr pra socorrer o Rafael quando ouvem um tiro dentro da casa.

    Bom mesmo só final da Cristina. Mal feito, mas bom. Afinal só faltava mesmo pra estragar de vez o final da novela a vilã se sair bem.

    Pelo menos isso não fizeram!

  • 45 Carlos // 12 Mar, 2006, às 10:33 am

    A diversidade de personalidade humana é fantastica. Tem gente que se comporta das formas mais variadas possiveis para um mesmo fato. Muitas pessoas não estão preparadas para ser ricas em termos materias, ganham uma tremenda grana na loteria e não sabe o que fazer o que fazer com o dinheiro outros não são preparados para o sucesso. Vejam o autor e o diretor da novela alma gemea, Walcir Carrasco, não esperava a grande audiencia que teve a novela e se enrolou todo nos capitulos finais. Assisti até o final porque não sou de deixar as coisas pela metade, mas uma trama que seria de muito amor e delirio se transformou em odio, vingança e terror. A novela ficou cheia de cenas de crimes hediondos e historia de terror, parecia cenas do filme sexta-feira 13.

  • 46 thais dutra siqueira // 16 Mar, 2006, às 5:13 pm

    adorei o final da novela so não gostei que a serena e o rafael morreu queria que viviam mais foi emocionante eles vivem toda eternidade.

  • 47 Daniel // 10 Apr, 2006, às 6:15 pm

    Pior do que essa novela, só a volta do nazismo e da inquisição, fora isso nada é pior do que essa novela , que só fulhos da p… assistem !

  • 48 Luis Fernando // 11 Apr, 2006, às 10:26 am

    È realmente é triste ver esses tipos de coisas e as pessoas nem sabem o mal que estão buscando!
    Mas o que eu posso fazer se apena falar naum adianta.Quem procura acha não é?
    Olha essas são algumas da muitas razões por eu nunca etr aceito o Espiritismo:
    1)A mais importante:Se existe reencarnação akele episódio a 2006 anos atrás em que um homen escolhido o cordeiro e filho de Deus deu a vida as pessoas foi a toa?Eu creio que não.
    2)Se há espitos essas coisas por ai e se a gente depois de morrer vai pra algum lugar naum cabe a nós saber isso somente temos que fazer bem o agora.E o resto Deus é Quem faz.

    Bom aki são minhas opiniões…Valeu pela oportunidade.Sou católico praticante e louvo a Deus por isso…Fike com Deus:)
    Meu msn:nandu_na_area@hotmail.com

  • 49 Jéssica Coutinho // 04 May, 2006, às 9:39 am

    eu naum gostaria de deixar um comentario, mais sim gostaria de lhe pedir um favor…
    eu me chamo Jéssica e estou fazendo um trabalho escolar sobre Walcyr Carrasco, no qual eu tenho q falar sobre sua novelas, colocando a sinopse …entao e para isso que eu estou aki p/ preguntar se vc naum saberia algum sinope d alguma novela do Walcyr… estou procurando a dias e naum encontro nada…mais sem quere ser exigente tem quer ser aquelas sinopse que contão o geral da novela, naum com eu andei achando umas q sao do dia… naum sei se vc vai me entender, mais qualquer coisa me mande um email(jessica_2005_15_4@hotmail.com)..
    desde ja agradeço sua atençao, obrigada

  • 50 Juliana // 16 Aug, 2006, às 8:46 pm

    Se vc é amargurado meu bem não se preocupe não vc jamais vai encontrar a sua alma gêmea msm… agora o que vc entende de reencarnação pra falar umas babaquice dessas? RIDICULO

  • 51 aparecida de fatima da costa // 19 Nov, 2006, às 6:08 pm

    Como ainda se ouve comentários e criticas a respeito da novela alma Gêmea globo, o Walcir, sem entender o verdadeiro sentido alma gêmea, fez a salada dele, sem medidas, mostrando o lado oposto da história original que, em breve, será lançada no cinema brasileiro. São 9 emocionantes história, e nada de alma gêmea ir atrás da outra metade, seguindo uma rosa. Isso é uma babaquice do Walcir. Na história original, as almas gêmeas se encontram antes do nascimento, no jardim universal, e juntos plantam a flor da vida. A rosa é apenas um simbolo o qual se refere a vida desabrochando desde o nascimento, e os espinhos são as dificuldades e contrapentos que acompanham os passos de cada um, na vida terrena.
    Cada um colhe aquilo que se planta e as conseguências são cobradas, recebendo cada um, a sentença dada a si próprio.
    Alma gêmea não se refere somente ao casal, mas sim, o círculo o qual o homem e a mulher pertencem desde o nascimento, entre famíliares e amigos. Cada um de nós também tem o anjo da guarda, é ele quem nos conduz aos caminhos que devem ser seguido na terra. É o que chamamos de instinto. Aquela vontade de sempre procurar aquilo que desejamos de bom. Não ouvindo o subconciênte, desviamos de nossos objetivos, já trassados espiritualmente, e deixamos que a vida nos leve, em caminhos que não sabemos o resultado final.
    O site: http://www. almagemeacolecao.com - está quase pronto. Visite-o e conheça a verdadeira história alma gêmea.

  • 52 Carlos Vitruvius // 19 Aug, 2007, às 3:03 pm

    Amigo, concordo que a TV é um meio de controlar o meio social, tendência, consumismo e até sua postura anti-tv (que hoje também está na moda). Mas só que poderia ter um pouco mais de embasamento real e não ficar apenas na opinião pessoal para dar mais força a sua tese. Como por exemplo regressão ser utilizado em casos judiciais, já é utilizada em alguns países no mundo, e também a psicografia. Não estou julgando se isto é eficaz ou certo, mas já é usado. Acho você com bastante potencial mas falta dados concretos, achismo é só mais um, todo mundo acha algo.

  • 53 melissa collfeckerman // 20 Jan, 2008, às 10:36 am

    saiba que essa novela que fez tanto sucesso vai voltar e para aqueles que sao ignorantes e nao sabem reconhecer um otimo trabalho da teledramaturgia brasileira aconselho que arrumem o que fazer do que falar das coisas que certamente voce nao tem potencial de argimentar ou dar uma simples opniao,ha desta vez veja a novela quem sabe voce nao mude de ideia a respito desse grande sucesso brasileiro reconhecido em muitos paises.

Deixe um comentário