Senso comum e conhecimento científico

28 Mar, 11:28     Cultura, Literatura, Papo cabeça

É extremamente tênue a linha que separa o senso comum do conhecimento científico, embora não pareça. Afinal, o que é o conhecimento científico senão o senso comum testado e retestado? Em suma, é essa a diferenciação que se faz: o senso comum surge no subconsciente da população, ganha força no boca-a-boca, e se propaga como pólvora. Na maioria das vezes, ganha tanta atenção que pessoas capacitadas se propõem a estudar o caso, e dar uma resposta absoluta em relação ao assunto.

O que escrevi acima é um apanhado bem superficial da questão aqui tratada. No mais, não poderia fazer mais que isso, pois seria muita pretensão de minha parte querer comprimir num texto de um blog um ponto tão sensível e polêmico como este. Quem aborda o assunto com muita propriedade, mas ao mesmo tempo de maneira leve e descontraída, é Rubem Alves, no seu livro A Filosofia da Ciência. Leitura muito prazerosa e completa, recomendadíssima!

Vamos trazer tudo isso para mais perto. A maioria dos que se dão ao trabalho de fazer um curso superior tem que encarar, ao menos uma vez, um trabalho científico, seja um artigo científico, seja uma monografia. É o temido Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Não sei dizer exatamente qual a vantagem, ou o ganho em se fazer tal trabalho, até mesmo porque ainda não passei pela experiência, mas aqui, deste nível em que me encontro, não vejo motivos para tornar o TCC obrigatório. Muitos não se dedicam à produção científica após o término do curso, e salvo um tremendo engano de minha parte, só isso já exclui qualquer utilidade que a feitura do TCC possa vir a ter para estes. Claro, quem deseja seguir este rumo, não só pode, como deve iniciar trabalhos do tipo já na graduação.

Questão complicada, muito complicada…

Neste dia, em anos anteriores...

Posts Relacionados

66 Comentários

Envie um comentário


  1. Patrícia Köhler
    29 Mar, às 16:50

    Olá, Rodrigo. Quanto tempo!
    Dou umas sumidas da internet e, quando volto, paulatinamente, vou lendo os blogs dos quais sempre gostei. De repente chego num ponto de ler todos os posts (sim, uma coisa meio de gente surtada) que estavam em atraso de algum blog em especial, e hoje foi a vez do seu. rs
    Deus do céu, o post sobre os Rebeldes rendeu, hein?
    Pelamor, eu nunca os vi mais gordos e nem quero. Como disse alguém lá, eu também só tomei conhecimento deles por causa daquele episódio muito chato das pessoas pisoteadas, aqui em Sampa.
    Bom, eu também não gosto do Carnaval. Abomino, pra ser bem sincera. Só saio de casa pra ir ao cinema e livrarias, é uma delícia.
    Faz tempo também que deixei de viajar neste período, pois as horas perdidas nas viagens de ida e volta acabam por não compensar.
    Bom, não entendi patavinas dos componentes do seu brinquedinho novo, mas parabéns pela aquisição. O meu lentium aqui anda urgentemente precisando de uns up-grades também. :)
    Devia ter mais alguma coisa de outro post pra comentar, mas já esqueci. rs
    Deste último digo apenas que Rubem Alves é, de longe, um dos meus escritores preferidos, então a sua dica está anotadíssima. :)
    Um beijo e, com desculpas pelo atraso de quatro meses, um ótimo 2006 pra você. :)


  2. Rafael
    01 Abr, às 16:12

    Caro Rodrigo, estou procurando sobre SENSO COMUM e o Google me mostrou o seu.
    Tenho um trabalho sobre esse assunto p/ 3a (4/4) e esta sendo dificil procurar conteudo.
    Espero o que vc escreveu me de um pouco de luz, p/ iluminar as minhas ideias
    Valeu mesmo, e agradeço desde já.

    >> Qualquer coisa mande uma msg ou m add no MSN.


  3. rafael fermiano
    04 Abr, às 00:33

    como estou nessa fase(monografia) vou dizer a conclusão que cheguei…
    No final que vc aprende a usar o que te agradou no curso. É o momento de aprender o que vc viu. Aprender de verdade.
    Poucas pessoas vao usar isso, mas é uma experiencia deveras prazeirosa. Ver que você num aprendeu porra nenhuma, mas ainda tem chance…
    abraços e o futebol domingo…rola?


  4. sacanitas
    05 Abr, às 10:57

    acho muito importante a elaboracao de um trabalho cientifico no final do curso. mesmo que a pessoa nao siga a carreira academica, eh o momento de reunir os conhecimentos e e fechar a etapa com chave de ouro!
    beijocas pra vc!


  5. Fabiana
    19 Abr, às 20:46

    Olá Rodrigo, meu nome é Fabiana - Natal/RN, tenho 23 anos, sou estudante de Administração.
    Pesquisando pelo google sobre um seminário que vou apresentar sobre conhecimento científico, achei vc.
    Li os comentários sobre trabalhos científicos e acho que durante todo a faculdade temos que nos envolver com esses trabalhos, pois enriquece e quando chegar na monografia será mais fácil.

    Mudando de assunto,vc sabe construir sites e eu tenho a maior vontade de aprender, sou um usuário comum, vc acha que eu só precisaria fazer o curso de webdesing e o mercado de trabalho para essa área é bom?

    Aguardo resposta, quer ganhar mais uma amiga?


  6. Ewerton
    17 Jun, às 10:45

    Cara. Já te disse antes que percebo que temos algumas coisas em comum. Na minha trajetória aprendi o seguinte: nossa vida é pura experimentação. O resultado desta infindável experimentação é o que somos. Acho importante compreender isto.

    Abraço.


  7. marina
    16 Ago, às 15:45

    bom eu estou fazendo sobre o senso comum por que e tao dificil achar um site que fale de um assunto so e naum de 10 ao mesmo tempo


  8. Marcio Roberto
    11 Out, às 13:10

    Boa Rodrigo.

    Gostaria de receber algumas informações sobre o assunto de senso comum, pois estou fazendo um seminario p/ dia 20/10/06 e estou com muia dificuldade p/ achar assuntos sobre o tema citado, necessito da sua grande inteligencia p/ que possa me ajudar..

    Muito obrigado

    Marcio Roberto..


  9. Rafael Costa
    07 Fev, às 00:21

    bom .. meu problema é igual o de todo iniante de prublicidade e propaganda..
    queria saber qual a diferença entre o Senso comum e conhecimento científico… espero que vc possa me ajudar a esclarecer


  10. andrea carla
    18 Fev, às 16:47

    estou precisando muito de informacoes, comentarios, trabalhos que abordem sobre senso comum e conhecimento cientifico, pr favor se vcs tiverem algo, deixem seus emails! obg!!!
    andrea


  11. quedma
    03 Mar, às 17:18

    estou fazendo Ed.Artística andei pesquisando sobre senso comum e o conhecimento científico mais procurei primeiro sobre senso comum que nada mais é que conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) dito pelo bom - senso em que todos temos .
    depois procurei mais sobre o conhecimento cientifico e achei muito interessante o seu relato aqui neste site ….


  12. regenilson
    11 Mar, às 01:44

    quero informação completa sobre senso comum e ciêcia

    obrigado


  13. Renan Kuster
    14 Mar, às 00:58

    Olá Rodrigo, gostaria que você desse uma definição melhor do senso comum, citando um mero exemplo.
    Desde já agredeço à sua colaboração.


  14. Lara
    22 Mar, às 11:51

    oi Rodrigo! sou estudante de psicologia 1º semestre e queria saber o que é texto cientifico e senso comum. E cmo fazer a comparaçao dos textos em relaçao a linguagem, dar exemplos, ver a linguagem, estrutura.


  15. Otávio Fernandes
    28 Mar, às 10:57

    Ola sou estudante de Engenharia Mecatrônica, e estou tendo aulas de Senso comum e a ciência e tá um “c….” de procurar alguma coisa especifica com ex. e concordância ciêntifica mas , to em semana de prova a alta estima tava lá em cima com os calculos até essa bendita professora “que é um amor” rsrsrsrs, passou isso em cima das provas pra poder fechar nota, todo conhecimento nunca é de menos porra mas em cima das provas! Que droga mesmo, mas seus comentarios aqui, vão me ajudar muito valew!


  16. Nahh
    02 Abr, às 15:51

    Me diga aehh alguns exemplos de senso comum!


  17. Nahtyy
    02 Abr, às 15:52

    Me diga aehh alguns exemplos de senso comum!


  18. katia cruz
    10 Abr, às 21:32

    Preciso fazer um resumo sobre senso comum e ciência, e o método científico, ciência e valores, benefícios das ciências, a responsabilidade social do cientista. para o dia 11/04/2007 grato boa noite


  19. mih
    19 Abr, às 14:34

    nyaaa…..me diga alguns conhecimentos cientificos plissss


  20. Jeane
    22 Abr, às 12:45

    Olá Rodrigo, faço curso superior de química e como vc mesmo disse não tem esse curso superior que não vai ter que fazer algum trabalho desse assunto, pois bem muitos pensam que meu curso só trabalha com numeros, mas não é bem assim, olha eu aqui pesquisando sobre conhecimento cientifico e senso comum, é a vida……Estava na inter e entrei no seu blog e gostei muito dos seus comentários sobre esse assunto, ficou simples de entender….continui assim ………….bjos e até…


  21. cida
    25 Abr, às 17:36

    olá Rodrigo, sou estudante do curso de pedagogia e minha professora de metodologia pediu que pesquisassemos sobre senso comum e conhecimento cientifico. ..um horror!!! nao conseguir chegar a uma definição clara, seu depoimento é bastante pertinente, gostei mesmo!! valeu.


  22. Ivana
    26 Abr, às 09:53

    exemplo de senso comum

    Qdo precisamos atravessar uma rua, com veiculos em alta velocidade,nós sabemos o momento certo de atravessar a rua ( no caso medir a distancia e a velocidade do automovel que vem em nossa direção.

    OBS: São coisa que acontecem em nossa vida em nosso cotidiano
    Espero que ajude


  23. adriana
    18 Mai, às 10:37

    Olá. Faço falculadade de gestâo escolar, tem uma materia de filosofia e eu quero alguma coisa falando de conhecimento cietifico que tenha a ver com a filosofia


  24. elidio
    11 Jun, às 11:19

    quero saber quais sao as implicaçoes do conhecimento cientifico para a sociedade.posso


  25. Flora
    11 Jun, às 15:31

    Olá Rodrigo….
    Esta sendo muito dificil eu achar coisas boas no google…..
    Preciso de um comentário rápido e bem definido sobre o assunto.
    Obrigada.


  26. dirlei aparecida calixto
    23 Jun, às 20:09

    ola pessoal, vocês sabem me dizer qual a diferença do senso comum,conhecimento cientifico e ciência. É urgente!
    Muito obrigado


  27. dirlei aparecida calixto
    23 Jun, às 20:12

    ALGUEM PODE ME DIZER QUAL A DIFERENÇA DO SENSO COMUM COM CONHECIMENTO CIENTIFICO E CIENCIA.


  28. Karina Lima
    12 Ago, às 17:15

    Olá Rodrigo, estou precisando muito da sua ajuda pois tenho q entregar um trab amanha sobre senso comum e estou com muita dificuldade, pois naum pude assistir o aula da porfª q me passou esse trabalho,entaum peço encarecidamente q vc me ajude.

    Agradeço desde já. Karina(1º semestre de direito)


  29. luciana
    17 Ago, às 09:26

    Olá rodrigo estou precisando mt de sua ajuda preciso de uma pesquisa sobre diferença entre senso comum e o conhecimento científico estou precisando dessa pesquisa o mais rapido possivel desde já agradeço


  30. luciana
    17 Ago, às 09:28

    olá Rodrigo estou precisando mt sa sua ajuda sobre uma pesquisa da diferença entre senso comum e o conhecimento científico,por gentilega me mande o mais rapido possível desde já agradeço


  31. maria cavalcante
    19 Ago, às 13:19

    Estou louca da vida. já pesquisei um monte de coisa sobre o senso comum. estou tentando responder um trabalho. Dá um branco total. Tó no curso de administrção.


  32. eliane tinoco
    24 Ago, às 23:13

    o que e sernso comumno seu sentido etimologico?o que e senso comum no conhecimento cientifico?


  33. Jucilne
    28 Ago, às 13:27

    Por favor, preciso que me explique a diferença de senso comum e conhecimento científico. Obrigada. Jucilene


  34. Rose
    29 Ago, às 15:31

    Rodrigo, por favor me ajude, voltei hoje arrasada da Faculdade que estudo, pois meus professor de filosofia insiste em dizer que por estramos na faculdade e estarmos adquirindo conhecimento cientifico em tenho que abolir o senso comum, que não conversa nem mesmo com as pessoas da familia dele, porque eles pertencem ao conhecimento comum e não estão no nível de conhecimento dele, disse que na casa dele seus parentes não vão para falar do Fantastico ou Rede Globo ou de novelas, ou qualquer assunto que faça parte do senso comum, ele está fazendo mestrado. Eu disse a ele que e tenho gravado na minha filmadora, pois gravo todas as aulas, porque tenho sede de aprender e reviso tudo em casa passando para o computador,
    Eu disse à ele que a família dele deve achar ele chato e que eu por maior que fosse o meu conhecimento cientifico faria tal coisa com minha família, ele disse “tá na cara”, me senti humilhada, pois não posso acreditar que p/ adquirir o conhecimento ciêntifico, tenho que ser arrogante o menos prezar alguém, só porque ela não tem nível superior. E Ele generaliza tudo, disse que a Revista Veja pertente ao senso comum e vc tem que aboliar, que tudo as informações contidas não é de fato verdade, portanto pertence ao senso comum, mas e quanto a ética desses profissionais que fazem essa revista, (eu não assino a veja), eu posso generalizar e afirmar que toda a programação de uma emissora não presta, para não assistirmos, para não pertencermos ao senso cumum, porque tudo que pertence ao senso comum, manipula as pessoas.
    Sem falar que estou pensando seriamente se devo continuar meus estudos, porque acho que ele tem razão que estamos adquirindo conhecimento cientifico e precisamos ter isso em mente, indagarmos mais, questionarmos mais, perquisarmos mais, e procurar a verdade de fato, isso é fundamental p/ mim, mais não posso jogar todo minha base no lixo porque até aqui pertenci ao senso comum e agora quero aproveitar o conhecimento ciêntifico para me ajudar na minha vida pessoal, profissional e também o meu próximo que pertença ao senso comum e eu quero ajudá-lo no que for possivel com o meu conhecimento científico. Mas se vc falar que não tem jeito, para eu adquirir o conhecimento cientifico eu tenho que abandonar o senso comum, e ficar só com o conhecimento cientifico eu prefiro abandonar meus estudos, pois isso eu entendo como arrogância e soberba e não quero mais estudar.
    Pretendo cancelar minha faculdade.


  35. Marisa
    31 Ago, às 16:33

    muito bom seu site


  36. tiago machado da silva
    12 Set, às 21:43

    esses trabalhos sobre censo comum dão o que fazer.


  37. adriana de carvalho
    24 Set, às 11:45

    ola,rodrigo é a primeira vez que entro no seu site,é um prazer e uma surpresa descobrir que um grupo tão grande acessa para conhecer mais sobre o assunto, bem não é diferente comigo estou na minha segunda faculdade, faço pedagogia na UFF e estou elaborando uma defesa para Gaston Bachelard X rubem Alves, dificil naõ, mas quem disse que tem que ser facil, bom senso comun e conhecimento cientifico tem como fonte inicial de discussao desde Bachelard onde contrario a Rubem ele v~e na especialização o caminho para a ci~encia moderna veja bem tal fato ocorre por volta de 1950,busca plena de respostas onde os principais filosofos das ciencias batiam cabeça em busca de legitimação do saber,bem concordo com Rubem mas entendo o momento historico de Bachelard que mesmo sendo filosofo nao era vidente não tinha como prever uma especilalizacão do comportamento humano saber cada vez mais de menos coisas. bem é o preço do avanço das ciências, o que vc acha?


  38. Dirlei Aparecida Calixto
    28 Set, às 01:43

    ola Rodrigo, obrigado por ter me ajudado no senso comum.Estou presisando da sua ajuda mais uma vez preciso fazer um artigo sobre infancia, ja li a infancia de Graciliano Ramos, ler, escrever e fazer de conta de cabeça de Bartolomeu Campos Queiros.Estou no segundo periodo de padagogia e preciso aprentar agora no proximo periodo, no mes de outubro, obrigado por enquanto.


  39. Dirlei Aparecida Calixto
    28 Set, às 01:47

    Rodrigo presiso urgente de um artigo sobre infancia,para apresentar no proximo semestre, ja li infancia de Graciliao Ramos e ler, escrever fazer canta de cabeça de Bartolomeu Campos Queiros. DESDE JA AGRADEÇAO


  40. Rafaela Santos de Almeida
    04 Out, às 17:10

    Oi! Rodrigo

    Eu achei muito bom o seu Comentario e sua pesquisa.

    É a primeira vez que eu entro no blog, eu achei um boa idéia.

    Espero que eu relação a isso você possa me tirar uma dúvidas.

    Eu estou no primeiro periódo de Letras e já estou na ralação.

    Queria que você me desse uma ajundinha se não for te ecomoda.

    Bjs e me mande uma e-mail, ok.

    bjs


  41. DIRLEI CALIXTO
    21 Out, às 20:59

    Ola Rodrigo estou precisando urgente de sua ajuda preciso fazer um artigo dos livros,Graciliano Ramos infancia ou ler escrever e fazer de conta de cabeça de Bartolomeu Campos Queiros, o artigo tem que estar relacionado com a pedagogia e preciso entregar ate no final do mes.desde ja agradeço, bjs


  42. DIRLEI CALIXTO
    21 Out, às 21:03

    ola pessoal alguem conseguiu algum artigo do livro infancia do graciliano ramos ou ler,escrever e fazer conta de cabeça, estou fazendo pedagogia e preciso urgente de um desses dois artigos, se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecida.


  43. deyvisson
    22 Nov, às 16:04

    a diferença entre senso comum e conhecimento cientifico.


  44. UILITO CARDEAL
    20 Jan, às 15:53

    Olá, Rapaz tô precisando muito de materiais ref: a “iportancia do conhecimento cietífico” se tiver algo deixe ou mande um email.
    valeu um forte abraço.
    Uilito Cardeal…


  45. Gileno Mendes
    21 Jan, às 11:35

    Bom dia, Estou precisando de materiais que falem sobre a IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO obrigado


  46. urbelandia mota
    21 Jan, às 12:02

    por favor ajude-me.
    estou procurando a articulacao entre o senso comum e conhecimento cientifico.
    por favor mande-me tudo o k tiverem.

    agradeco.deus te abencoe.


  47. Patricia Soares
    22 Jan, às 09:17

    Estou precisando de material que fale sobre a importancia do conhecimento cientifico … por favor se tiverem algo me enviem … obrigada …


  48. ROSANGELA
    22 Jan, às 21:43

    POR FAVOR ME AJUDE PRECISO FAZER PAPER SOBRE A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO ESTOU ENCONTRNDO ALGO ESPECIFICO GRATA PELA ATENÇÃO.


  49. Rosimeire
    26 Jan, às 16:00

    To precisando urgentemente de um paper sobre a importancia do conhecimento cientifico


  50. Sandra
    26 Jan, às 23:36

    preciso informações sobre conhecimentos cientificos e um exemplo de como se faz um paper.obrigada


  51. jeane pibernat ttrelles
    27 Jan, às 09:22

    GOSTARIA DE AJUDA EM UM PAPER SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.


  52. tatiana
    27 Jan, às 16:33

    olá!estou pesquisando sobre a importancia do conhecimento cientifico,para fazer um PAPER;se vc tiver algo que possa me ajudar…agradeço.


  53. Nara Costa
    27 Jan, às 21:45

    GOSTARIA DE AJUDA EM UM PAPER SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.DESDE JÁ OBRIGADA


  54. Silvio Rodrigues
    29 Jan, às 15:20

    Olá amigos da internete, estou prescisando de algo para realizar meu trabalho em conhecimento científico.Fico muito agradecido
    Obrigado!


  55. Claudia Leite
    02 Fev, às 17:00

    Estou precisando de um modelo de paper sobre a importância do conhecimento científico, para entregar até segunda-feira.

  56. Olá, Rodrigo. Seu texto sobre senso comum e conhecimento científico está muito bem escrito. Gostaria apenas fazer um comentário sobre a questão da monografia como pré-requisito para a formação em graduação. Na realidade o que se espera de um estudante é que ele seja autônomo na construção de seu conhecimento. Um projeto científico e posteriormente uma monografia “força” o aluno a não ser apenas um aprendente, mas um pesquisador. Aliás, em todas as profissões, o ser pesquisador é fundamental para a continuidade do aprendizado.
    Um abraço


  57. sarah
    02 Mar, às 21:53

    Por Favor vc pode me dar 5 exemplos de senso comum??
    mto obrigada!


  58. Sara
    09 Mar, às 15:13

    Olá Rodrigo, gostaria que me enviasse 3 exemplos de senso comum e 3 exemplos de conhecimento ciêntífico.
    Agradeço a atenção,obrigada.


  59. samuel
    23 Mar, às 00:48

    olá td bem??
    gostaria que vc me ajudase pois tenho um trabalho para entregar segunda 24/03 sobre conhecimentos científicos preciso de 3.
    valeuuuuuu até mais


  60. Geovana
    26 Mar, às 17:39

    Olá Rodrigo!!!
    Preciso que vc me mande 3 exemplos de conhecimento científico e 3 de conhecimento de senso comum!!!
    Conto com sua ajudaaa!!!!
    Desde já te agradeço!
    Gegê.


  61. kelly querico
    14 Abr, às 17:25

    boa noite, bom estava pesquisando sobre senco comum e me deparei contigo, muito me interessou o testo que li.
    estou cursando direito e gostaria de saber se voce pode me ajudae em uma pergunta?
    qual a diferença entre senso comum dogmatico religioso e conhecimento cientifico, bem como as caracteristicas de cada uma.
    muitissimo obrigada fica com deus


  62. wyhnglydy fres
    30 Abr, às 14:52

    Caro Rodrigo, estou procurando sobre SENSO COMUM e o Google me mostrou o seu.
    Tenho um trabalho sobre esse assunto p/ 3a (4/4) e esta sendo dificil procurar conteudo.
    Espero o que vc escreveu me de um pouco de luz, p/ iluminar as minhas ideias
    Valeu mesmo, e agradeço desde já.


  63. kateriine
    12 Mai, às 14:11

    Olá, Rodrigo. Quanto tempo!
    Dou umas sumidas da internet e, quando volto, paulatinamente, vou lendo os blogs dos quais sempre gostei. De repente chego num ponto de ler todos os posts (sim, uma coisa meio de gente surtada) que estavam em atraso de algum blog em especial, e hoje foi a vez do seu. rs
    Deus do céu, o post sobre os Rebeldes rendeu, hein?
    Pelamor, eu nunca os vi mais gordos e nem quero. Como disse alguém lá, eu também só tomei conhecimento deles por causa daquele episódio muito chato das pessoas pisoteadas, aqui em Sampa.
    Bom, eu também não gosto do Carnaval. Abomino, pra ser bem sincera. Só saio de casa pra ir ao cinema e livrarias, é uma delícia.
    Faz tempo também que deixei de viajar neste período, pois as horas perdidas nas viagens de ida e volta acabam por não compensar.
    Bom, não entendi patavinas dos componentes do seu brinquedinho novo, mas parabéns pela aquisição. O meu lentium aqui anda urgentemente precisando de uns up-grades também.
    Devia ter mais alguma coisa de outro post pra comentar, mas já esqueci. rs
    Deste último digo apenas que Rubem Alves é, de longe, um dos meus escritores preferidos, então a sua dica está anotadíssima.
    Um beijo e, com desculpas pelo atraso de quatro meses, um ótimo 2009 pra você.


  64. Talita
    17 Mai, às 10:25

    pOR FAVOR ME AJUDE NA PESQUISA: SENSO COMUM CIENTIFICO


  65. Talita
    17 Mai, às 10:26

    :)ME AJUDE SENSO COMUM CIENTIFICO O QUE É ISSO?


  66. Fátima
    18 Mai, às 09:01

    Olá =)
    Vou fazer um teste na terça feira e gostaria que me ajudasse…
    gostaria de saber porque razão o conhecimento vulgar não satisfaz as exigências da racionalidade científica.
    AGRADEÇO IMENSO QUE ME AJUDE! beijo

Comente

XHTML: Você pode usar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>