Rodrigo Ghedin

É bacharel em Direito, aficionado por tecnologia e admirador de cultura (in)útil.

Entendendo Donnie Darko

05 de June de 2006 · Cultura

Pouco se falou sobre este intrigante filme, Donnie Darko, de 2001, o que é de se espantar, já que ele abre brechas para vários entendimentos. Porém, tal anomalia explica-se pela fraca bilheteria que fez nos Estados Unidos, fato este que minou sua distribuição no resto do mundo, limitando-o em termos de alcance. Meu amigo Bill me emprestou este grande filme, e ontem finalmente o assisti. Como disse, pode-se chegar a várias conclusões e entendimentos, e é justamente por isso que estou propondo este debate convosco, leitores deste blog, mais ou menos nos moldes daquele (ótimo) sobre Evangelion.

Ante de continuar, aviso-vos que este post está recheado de spoilers. Na verdade, ele é um spoiler gigante, do que eu entendi do filme. Portanto, se não quiser estragar a graça de assistir o filme sem nenhuma influência, pare por aqui, ok? Aviso dado, vamos em frente.

Poster Donnie Darko.

Postêr de Donnie Darko.

Donnie pode prever o futuro, inconscientemente. É por isso que ele obedece Frank: mesmo não sabendo o que exatamente, ele sabe que o que Frank lhe manda fazer terá uma implicação positiva na sua vida. Vamos relembrar os fatos: quando ele inunda a escola, tal acontecimento culmina com a amizade dele com Gretchen, sua futura namorada; quando ele ateia fogo na casa do Cunningham, descobre-se, graças ao incêndio, que o mesmo é um pedófilo, e por aí vai.

Frank é (mais) um caso à parte. Lendo um (dos raros) textos sobre o longa em português, descobri que ele é namorado da irmã de Donnie, e no final do filme, vemos que ele desenha o coelho que é seu disfarce nas primeiras conversas com Donnie. A relação dele e Donnie se deve ao fato de Frank matar Gretchen no final, o que demonstra outra premonição de Donnie. Isso sugere que Donnie já sabia que Frank apareceria em sua vida futuramente, ele só não sabia como, nem onde, nem em que circunstâncias.

Bom, vamos tentar recomeçar. Donnie tem consciência sobre seu “poder”. Tanto que se interessa pelo assunto, e consegue enxergar uma relação entre ele e a vovó Morte. Esta, por sua vez, sabe que, no futuro, alguém lhe mandaria uma carta, e esse alguém seria uma espécie de “the one”. Então… É, é realmente complicado.

A parte central é confusa, mas o final é comovente, e sem querer me gabar, e já deixando claro que posso estar errado, acredito tê-lo compreendido. Quando ele vai ao local do “fim do mundo” (ou o que quer que seja aquilo), com Gretchen morta ao seu lado, ele sabe que pode salvá-la. O fim do mundo é, na verdade, um buraco no tempo, que o professor lhe tinha falado numa conversa anterior, e a espaçonave, no caso, é o avião. Sendo assim, a turbina que cai em seu quarto, no começo do filme, é do avião que sua mãe e sua irmã pegariam dali a trinta dias. Veio do futuro. O fim do mundo, então, é o fim para ele, a morte. Donnie compreende isso, e vai até o local contemplar os acontecimentos. Aqui chegamos a uma parte nebulosa da história, já que não sei o que acontece exatamente: ele volta para o passado? Seu ser atual deixa de existir, e tudo que acontecera desde o dia do incidente com a turbina se modifica? Particularmente, acredito na primeira hipótese. Ele volta ao passado, e permanece na cama, ciente do que está por acontecer, mas encarando a morte em prol da vida de Gretchen. As risadas que ele dá na cama, e sua feição de dever cumprido, dão a entender isso. Uma verdadeira prova de amor, sem dúvida.

Donnie, Gretchen e Frank no cinema.

Donnie, Gretchen e Frank.

Ao fim, todos sentem, estranhamente, alguma relação com Donnie. Gretchen se sensibiliza com o rapaz amassado pela turbina, Frank sente o olho direito. Aliás, aqui temos outra premonição de Donnie: numa alucinação, ele fura o olho direito do coelho, Frank no caso, e quando o mata, após este atropelar Gretchen, é com um tiro… no olho direito!

Estou atrás da versão do diretor, que trás alguns minutos a mais de filme, para tentar entender melhor. O filme é interessantíssimo, tem passagens desconcertantes, e faz pensar, algo raro ultimamente em se tratando de cinema.

Só para constar, a trilha sonora, recheada de músicas bacanudas da década de oitenta, é ótima! E só pra constar (também), o filme se passa em 1988.

Definitivamente, não dá para entendê-lo de primeira, logo após terminar de assisti-lo. Mais: diria que é impossível entendê-lo completamente sem assisti-lo algumas vezes. Como só assisti uma, até agora, passo a bola para vocês, caros leitores, que já assistiram também. Vamos entender Donnie Darko?

Nota: X X X X X X X X - O (8,5)

Compre no Submarino

Donnie Darko
Donnie Darko

Neste dia, em outros anos...

Tags: ·············

71 comentários até agora ↓

  • 1 Roney // 06 Jun, 2006, às 12:09 pm

    Olá, vi uma mensagem sua lá na lista de usuários de Wordpress e vim fazer uma visita.

    Faz um bom tempo que assisti Donnie Darko, mas entendi mais ou menos do mesmo jeito que você. Só não estou certo se o filme todo aconteceu ou se foi um tipo de visão ou delírio dele, seja como for ele certamente teve uma revelação do futuro e foi levado a decidir: vivo sabendo que a mulher que eu amaria vai morrer ou me entrego à morte?

    Neste sentido o filme coloca em pauta algumas questões importantes nestes tempos tão egocêntricos, né?

  • 2 Tuca // 06 Jun, 2006, às 11:03 pm

    Confesso que dormi na metade desse filme. O entreguei na locadora sem intenção de voltar a alugá-lo num curto prazo. Agora, ao ler seu post, me animei a vê-lo novamente. Só que agora do início ao fim. E com bastante café na cabeça pra não dormir, como da outra vez.

    Se eu estiver achando tudo uma viagem sem nexo, volto pra reler esse post, feito um gabarito. hehehe

    Mas de filmes com roteiros mirabolantes, dos recentes, eu ainda continuo deixando “O Efeito Borboleta” no lugar mais alto do pódio.

  • 3 edu // 07 Jun, 2006, às 1:37 pm

    eu vi esse filme.

    não entendi lhufas, quando vi. depois procurei sobre no google e… continue nao entendendo lhufas :)

    ae, rodrigo, me adiciona no meu novo msn: edurj20@hotmail.com

    queria falar sobre umas paradas de adsense com vc, entre outras coisas.

    abração.

  • 4 ... n@th@li@ ... // 09 Jun, 2006, às 6:28 pm

    Donnie Darko eh mt bom… um dos meus filmes preferidos… entendi algumas coisas, outras ainda não, mas pra isso tirei uma cópia do dvd, assim poderei assisti-lo sempre que der vontade… hehehehehehehe… acredito que eh mais ou menos como vc falou, pelo menos foi como entendi, com algumas coisas adicionais que tow sem tempo pra escrever aqui… mas acredito que a mensagem seja mesmo o sacrificio dele… se quiser trocar idéias me add no msn…

  • 5 Isabela // 12 Jun, 2006, às 8:57 pm

    Bibaaa
    parei lá, na parte que você avisa dos spoilers..
    se é bom, prefiro assistir antes!

    =)

  • 6 Victor // 08 Oct, 2006, às 9:05 pm

    Ok, com um pouco de atraso: meu entedimento do final é que, na verdade, todo o filme não passa de uma “visão” de Donnie, quando dois universos se cruzam em um dos buracos de minhoca — coisa que pode ser comprovada pela turbina que cai do avião. Por isso a pergunta de Donnie para o professor, sobre se buracos de minhoca podem se abrir assim, indefinidamente, e depois voltarem a se fechar. Ele vivenciou tudo aquilo, mas num outro universo. E viu aquilo tudo, do “universo principal”, onde ele, afinal, vem a morrer. Ele sabia que ia cair uma turbina, mas decidiu ficar. Decidiu salvar Gretchen e Frankie.

  • 7 rafael guth // 31 Oct, 2006, às 8:47 pm

    eu assisti esse filme ontem e realmente não dá para entender de primeira..tem várias coisas q ficam em segundo plano..como o caso do palestrante pedófilo..aqueles dois “bullys” q estavam na casa da vovó morte..a professora puritana e sua obcessão pelo palestrante,a apresentação do donnie com a sua namoradinha sobre aquelas imagens boas..o cara de vermelho q vê os dois se bejando e depois está na porta da festa com uma lanterna..e no final q o frank esta no quarto do donnie (eu acho) e eu acredito não ter entendido tudo devido a todos esses fatos “paralelos” q ocorrem no decorrer do filme..
    Bom, é um filme ótimo e recomendável a todos q querem fugir um pouco dos besteirois..um pouco
    rodrigo depois me manda um e-mail falando o que você acha disso q eu disse por favor me ajude a entender o filme!
    abração
    meu e-mail é rafaguth@bol.com.br

  • 8 Márcio // 08 Nov, 2006, às 11:23 pm

    Rodrigo,

    Fico feliz toda vez que encontro um admirador desse filme. Respeito profundamente a sua análise. Mas acho que o filme está a cima de qualquer versão, compreensão ou entendimento. São tantos elementos importantes, simbólicos e universais que qualquer tentativa de “entender” a história acaba diminuindo o verdadeiro valor do filme. O filme é muito mais do que uma sacada ou um roteiro esperto. Se Donnie voltou no tempo, se ele viveu alguns dias num universo paralelo, se ele se sacrificou por alguém… essas coisas acabam sendo um detalhes. As angústias dele, o vazio da vida que ele tinha, a mediocridade das pessoas, o quanto ele se sentia sozinho, o fato dele ser um incompreendido… isso tudo e outros pontos que fazem o filme ser especial. É o cinema como deve ser. É a arte como deve ser. Sem sacadas, sem lições… mas com sensações. O filme tem uma atmosfera, tem uma cara, tem um universo próprio, um estilo, um traço, uma unidade… é um quadro, uma pintura. É pra sentir, não é para entender e dizer: “Ah… caramba! Era isso! Genial!”. É um filme sensível, apesar do esforço racional envolvido. É um filme “escuro” mas bonito.

    Enfim… se o que eu escrevi parece meio vazio, me perdoem. Mas é difícil definir o que eu acho desse filme. E a dificuldade de definir e de fechar uma idéia são um sinal de que o filme realmente vai além da sacação. Acho que o próprio personagem de Donnie veria o filme dessa forma.

    Abraço.

  • 9 Jardel Santos // 21 Dec, 2006, às 11:42 am

    Concordo com o comentário acima.

    OBS.: Para aquele que querem compreender o sentido de todos os eventos simbolicos do filme, eu tenho o livro da Roberta Sparow, uma personagem chave em Donnie Darko, que ajuda bastante na compreensão deste filme. Quem tiver interessado é só me contactar no email. Afinal, esse o tipo de filme que quem assisti, terá seu próprio entendimento do que se passa no universo de Donnie Darko.

    A proposito, se tem filme mais complicado de entender do que “Donnie Darko” e “Efeito Borboleta” (que sinceramente acho o mais fácil de entender…) é “Cidade do Sonhos”. Até hoje eu gostaria de saber se alguem conseguiu a façanha de montar o quebra-cabeça do diretor David Lynch!

  • 10 Jardel Santos // 21 Dec, 2006, às 11:48 am

    Email: hallnoxx@hotmail.com

  • 11 Oneirvs // 16 Jan, 2007, às 1:18 am

    Uma explicação sobre cidade dos sonhos (de acordo com Pablo Vilaça do “Cinema em cena”):
    http://www.cinemaemcena.com.br/frm_Criticas_Detalhe.aspx?ID=8317&cod_filme=1730&tipo=criticas

  • 12 CoNe // 09 Mar, 2007, às 6:32 pm

    O sacrificio de Donnie Darko vai alem de salvar frank e gretchen, ele tb salva a mae e a irmazinha, pois elas pegaram um aviao que perdeu a turbina, e provavelmente morreram tambem.
    Nao sei se vcs se lembram, mas a mae de Donnie soh estava naquele voo pq a mae de outra crianca do grupo de dança da filha estava ocupada demais tentando provar a inoscencia do escritor pedofilo cuja casa fora incendiada por Donnie, e pediu aos prantos pra que ela fosse em seu lugar…

  • 13 Cleyton Caldas // 16 Mar, 2007, às 9:46 pm

    Donnie Darko é uma poesia cinematográfica, e muito mais do que um convite à um desafio para a contrução de um labirinto mental, é na realidade expressão de sentimentos e valores que há muito nossa sociedade esqueceu, e nisso vejo explicação não só para a pouca bilheteria, mas também para a pouca percepção das variadas mensagens que esta obra prima passa, e que poucos conseguiram captar.

  • 14 Igor Gabriel // 06 May, 2007, às 4:03 am

    Acabei de ver o filme…e 5 min depois entrei na net pra procurar explicações.Concordo com um post acima…é um filme a ser sentido…q esta longe de ser uma sacada certa e facil…é um enigma em si só….q da direito a mtas interpretações…babeiiii do filme…emocionante…envolvente…mas é isso ai…filmes assim são os melhores OMG…hehehe
    Isso pq to aki escrevendo às 4h da manha…Filme passou agora na Globo kkkk….vlws!

  • 15 Raphael // 06 May, 2007, às 5:01 am

    Muito bom filme, já tinha visto ele uma vez, foi em 2003 e adorei, acabei de ver no SBT corrigindo o colega a cima e como ela procurando mais explicações. Vou comprar o DVD. Abraços.

  • 16 Raphael // 06 May, 2007, às 5:13 am

    ooo desculpe, ele

  • 17 Bruno Cartapatti // 06 May, 2007, às 12:59 pm

    olha, sou o terceiro q asistiu o filme na madrugada e estou procurando sobre ele na net…
    bom, gostei mto do filme, um dos poucos q me fizeram abrir o google e digitar o nome pra achar alguma coisa a mais, provando q o filme nao prende vc apenas na tela, q fica na sua cabeça e o faz pensar no q se passou lá.
    um dos melhores róliudianus q eu já vi!

  • 18 Nívea Maria // 06 May, 2007, às 1:53 pm

    Também assisti ao filme pela primeira vez nesta madrugadaa e assim como Bruno, posso dizer que este é um dos poucos que me fez procurar informaçoes na net e acho necessário assistir pelo menos mais umas duas vezes para poder fazer um comentario a altura.

  • 19 Gica Bala // 06 May, 2007, às 4:37 pm

    Muito bom esse filme. Foi uma grata surpresa numa madrugada sem muitas pretensões. Donnie Darko é um filme inteligente que trata de vários assuntos fundamentais, como, por exemplo, metafísica; disfunsões mentais e como elas são encaradas pelos profissionais da área, pela família e pelo próprio doente; relacionamento familiar entre mãe-filho, irmão-irmã, pai-filho e mãe-pai; sexualidade na adolescência; rejeição (neste caso se tratando da aluna oriental e gorda); e, principalmente, da educação que, infelizmente, ainda é muito maniqueísta, ou seja, não abre possibilidades para professores e alunos obterem uma crítica sobre o homem de uma forma holística.
    Donnie Darko é um jovem extremamente inteligente que questiona a existência humana com muita profundidade e sagacidade. Acredito que se existisse mais jovens como ele, esse mundo nosso não seria tão hipócrita e mesquinho. Ele morreu feliz por ter a possibilidade de salvar sua amada, sua pequena irmã e sua mãe. Ele viajou no tempo e compreendeu que quando o mundo não te compreende, te toma como louco, é mais fácil…

  • 20 Guilherme // 06 May, 2007, às 5:52 pm

    Tambem vi o filme ontem no SBT. Complementando o post acima, concordo que uma das mensagens fortes do filme e a critica sobre o sistema educacional. Principalmente na cena em que o professor de Donnie prefere se abster de mais comentarios a respeito do tema viagem no tempo com medo de perder o emprego. O proprio fato de Donnie nao conseguir se encaixar no maniqueismo simplista da professora surtada, representa muito bem o desconforto dele (e lamentavelmente so dele) em relacao a um mundo determinista e guiado por estereotipos.

  • 21 paulo rodrigues // 06 May, 2007, às 7:46 pm

    Eu também vi o filme esta madrugada. Não sou muito “ligado” em filmes, mas os de terror psicológico, como “O bebê de Rosemary”, com Mía Farrow, ou “Vanilla Sky”, com Tom Cruise (refilmagem de “Abre los Ojos”), me encantam. O final de “Donnie Darko” é realmente intrigante e sugere dúvida nos telespectadores. Concordo que o filme tem como escopo uma mensagem a transmitir. Se vai ou não, é outra coisa.
    Gostaria de poder discutir o filme com alguns que, como eu, ficaram aficionados. E-mail/msn: trash1953@hotmail.com

  • 22 Mariana de Menezes // 06 May, 2007, às 10:29 pm

    Olá,Rodrigo.
    Concordo em parte com o que vc disse bem como algumas possíveis mensagens passadas pelo filme citadas por aqui.
    Mas na verdade,o que mais me chamou atenção foi a incrível(e bem familiar aos dias de hoje)atmosfera de tédio presente do início ao fim,comum a maioria dos personagens.é como se alguns tivessem desistido de lutar contra o sistema e sua mesmice,contra a falta de originalidade e criatividade.E Donnie me parece ser a pessoa/personagem que está ali justamente pra ser o contraponto a essa apatia reinante.Apesar de ele mesmo dar sinais claros de cansaço,como se estivesse lutando por uma guerra perdida;mas pela qual ele ainda acha que vale a pena lutar.
    Por isso ele continua tentando:desafia professores ultrapassados,métodos antiquados,falsas verdades absolutas,trazendo assim mais autenticidade a um meio tão tedioso.Donnie é tão natural,tão autêntico que chega a ser pertubador pra quem não o compreende.Mas ao mesmo tempo(e por isso mesmo)instigante.Aliás,creio que essa seja a melhor palavra para definir o filme.
    Obs:A trilha sonora também foi um ponto alto do filme pra mim,é realmente ótima!

  • 23 Ranier // 06 May, 2007, às 11:55 pm

    Pergunta!!

    Se ele viu no futuro que a mocinha morreria e voltou, e se sacrificou pra salvar a dúvida, não se pode levantar a questão do filme “A Máquina do Tempo”?? Se ele, voltando ao passado e morrendo, ele não conheceria a mocinha e ela não estaria com ele nakela hora em que ela é morta, logo ele não teria um motivo pra voltar no tempo e sendo assim seria impossível salvá-la…

    Eu tô confuso

  • 24 Lucas // 08 May, 2007, às 3:37 pm

    Acredito que a espaço para mais uma interpretação possivelmente correta do filme.Agora temos duas interpretações:
    1ª: a do autor do texto la em cima
    2ª: Pode ser que, se ele realmente tivesse o dom de prever o que iria acontecer, estria a ponto de fazer uma escolha, viver ou morrer. Todo o filme pode ser uma especie de premonição do que aconteceria se ele vivesse, então, apaixonado pela sua propria premonição (ou alucinação), tenha se deixado morrer, assim salvaria a garota que tanto gostava.

    Uma coisa é certa, durante o filme, varias passagens se encaixam misteriosamente ( como o fato de vovó morte estar esperando uma carta, que ele manda no final; o fato de ter que ir até a adega, que foi dito pela professora; o fato de Frank, o cara do coelho, ser namorado de sua irma e Donnie ter o visto, o fato de Frank ( o verdadeiro, nao a alucinação) ter ido buscar cerveja, oke lembrou Donnie da adega; o fato de Frank ( a alucinação) dizer que veio do futuro e aparecer no futuro como namorado da irma de Donnie; e muitos outros…

    O encaixe perfeito só nos leva a crer que Donnie podia ver o futuro, ou alguma coisa lhe deu a chance de escolher entre a vida de Gretchen e a dele… essas duas possibilidades, uma mencionada pelo autor do texto, outra por mim, são possiveis, mais impossivel dizer qual a certa…
    quem sabe as duas interpretações estejam corretas…quem sabe?

  • 25 Lucas // 08 May, 2007, às 3:37 pm

    eh isso aew

  • 26 Edson // 20 May, 2007, às 5:32 am

    Galera, são 5:17 da madruga, também acabei de assistir Donnie Darko (em DVD) e fui no Google pra procurar mais explicações sobre ele. É engraçado, concordo com tudo o que foi escrito aqui - as interpretações, as observações, os detalhes, as comparações com a vida atual, as dúvidas que ainda ficam sobre o filme etc. - mas infelizmente não mudei minha opinião. Como disse uma colega mais acima, o filme possui uma atmosfera de tédio, mas acima disso achei o próprio filme um tédio. Eu até me disponho a ler o livro da Roberta Sparrow pra entender melhor o filme, mas não sei, comigo Donnie Darko não funcionou. Há filmes que me senti instigado a assistir de novo por não entendê-los na primeira vez, mas não sinto o mesmo com Donnie Darko.
    Sei que estou contrariando a maioria dos posts deste blog e de outros sites, mas fazer o quê, foi meu sentimento sobre o filme.
    Segue meu e-mail se alguém quiser comentar o que eu disse ou me xingar em particular: edsonraposo@gmail.com

  • 27 Welton // 22 May, 2007, às 2:31 pm

    Assiti o filme e achei confuso!
    O que me levou a procurá-lo na internet é que após sua exibição no SBT procurei pra locá-lo, porem não obtive sucesso, só o encontrei para comprá-lo.
    Na http://www.videolar.com eu consegui o DVD por R$ 13,00 e com o frete por R$ 19,00.
    No blog você disse que procura a versão do diretor, bem, este DVD possui cenas deletadas, que ao meu ver não acrescentam muita coisa ao filme.
    Só o assisti uma vez e sinto necessidade de assisti-lo novamente para melhor entende-lo.
    Fica ai a sugestão da compra do DVD, uma vez que no Submarino ele está por R$ 40,00.

    Um abraço.

    Welton

  • 28 Wilmar // 26 May, 2007, às 1:18 pm

    Bom, Pra mim, as duas realidades aconteceram…
    Ele viveu a realidade da morte da namorada e do frank, e consequentemente da mae e da irma… e tb viveu a realidade na qual ele morreria, ja sabendo q isso poderia evitar a morte dos outros…
    Esse filme conseque ser tao foda qnt ele é confuso…

  • 29 Ranier // 01 Jun, 2007, às 1:27 am

    Acabei de ver de novo e continuo em dúvida. A turbina teria atravessado um buraco no tempo e caido sobre o quarto dele 20 dias antes do real acidente? Frank (que tomou um tiro no olho) teria voltado para avisar Donnie que aconteceria akele acidente, tirando-o do quarto no exato momento, e tal fato desencadearia em todos os outros acontecimentos causados por Donnie (alagamento, incêndio, entre outros), inclusive a posterior morte de Frank e Gretchen?

    No meu post anterior citei o filme A Máquina do Tempo, mas neste filme, ele tenta voltar do futuro para desfazer um acontecido. Já em Donnie Darko, ele é avisado no passado, sobre acontecimentos futuros e decide então mudar isso.

    Ai ai, me ajudem…

  • 30 Jacqueline Lynn // 12 Jun, 2007, às 12:57 pm

    Amei o filme!!!
    Só não consegui entender direito a participação
    da Drew Barrymore no filme…
    Por que ela disse:”eu sei”… para o outro professor???
    Depois que Donnie volta no tempo
    ela está dormindo com o tal professor…
    Por que eles não estavam juntos antes???
    Donnie participou nisso de que forma??
    E o que significou Cellar Door… no filme???
    Beijus galera!!!

  • 31 kevin // 23 Jun, 2007, às 4:31 pm

    Donie ja se mostra um adolescente diferente de todos os outos, com visões que nem ele mesmo acredita ter sem saber de onde e por que alguns acham ele louco alguns não o intendem, teve sertas coisas neste filme que eu não entemdi outras que me levou a me questionar.
    agora que li alguns comentarios intendi um pouco melhor
    gosto muito deste filme, pois é um filme totalmente diferente dos outros
    em algumas coisas me indentifiquei.

    abraços

  • 32 Bruno Kohl // 06 Jul, 2007, às 4:31 pm

    Olá Rodrigo e amigos…

    Donnie Darko é sem duvida um filme-arte, que usa a imaginação como poesia e convida a um passeio sobre as referencias modernas para uma adolescencia talvez do proprio autor.
    Há muitas escolhas nos filmes que indicam o significado das metaforas, mas destaco algumas para aumentar o debate´:
    - O fato de se passar na decada de 80 ( quem sabe retratando um despertar da humanidade ou do próprio Kelly)
    - Na saida do cinema um close para uma propaganda do filme “A Ultima Tentação de Cristo” de Martin Scorcese ( quem não viu, corra para assistir e depois comente a relação dele com a história de Donnie Darko.)

    Um abraço!

  • 33 Drii // 12 Jul, 2007, às 12:34 am

    eu terminei de ver o filme com aqueela cara de ué.. fui no google tentar entender.. e por fim q achei essa pagina. muito esclarecedor tudo isso! sobre a risada do donnie, no final, pensei a mesma coisa.. mas nao tinha ido tao a fundo, sobre permanecer no quarto pela gretchen! o filme acabo faz 10 minutos e quero ver de novo, como se eu fosse entender tudo melhor… aiuhauia mas otimo tudo o q vc disse! :)

  • 34 Rodrigo Ghedin » Sobre Final Fantasy VII // 23 Jul, 2007, às 7:13 pm

    [...] até hoje, e muitos deles complementam meu texto de forma notável. O outro, sobre o filme Donnie Darko, foi um fracasso neste sentido. Final Fantasy VII é minha terceira tentativa. Então, [...]

  • 35 barbara // 29 Jul, 2007, às 10:35 pm

    ahh. filme bom demais.
    mesmo.

    amei as tuas conclusões, a cada vez eu entendo mais (ou menos, er) esse filme :]

  • 36 Nícolas Ferreira // 18 Aug, 2007, às 6:36 pm

    Eu ñ aguentei ver o filme todo e o devolvi para a locadora sem entender nd mesmo!!!
    mais agora que vi e li esse post vou aluga-lo novamente e ver se entendo um pouco…

  • 37 Guilherme Domingos // 22 Aug, 2007, às 3:51 pm

    Boas!

    Eu tinha o DVD do filme há muito tempo mas só hoje o vi pela primeira vez… pensava que fosse de terror, mas fiquei totalmente intrigado e fã deste filme tornou-se num dos meus filmes preferidos e como já foi dito o fantastico deste filme é que ficamos presos na tv.. e depois pelo que vejo atraves dos comments leva muita gente a pesquisar mais sobre ele, fica mesmo na cabeça… Quando acabei estava à toa nao percebi muito bem, mas este blog esclareceu-me muito

    abraços de portugal!

  • 38 Guilherme Domingos // 22 Aug, 2007, às 4:13 pm

    Isto pode parecer parvo… Mas acho que o filme poderia intrigar mais ainda.. se no final quando o miudo pergunta a namorada de donnie se ela o conhecia ela respondesse que sim, e de outra forma tornaria o sacrificio de donnie ainda mais nobre…

  • 39 Mayara // 01 Sep, 2007, às 3:49 pm

    Li todos os posts e, infelizmente, algumas conclusões apresentadas foram muito óbvias e as mais ousadas não têm lógica alguma, apenas quanto aos aspectos periféricos do filme, como o que o colega falou sobre o tédio.

    Apesar de toda a “arrogância” do meu comentário, não tenho contribuição a oferecer…

    Acredito que Donnie Darko é um filme-charada: os curiosos devem ir em busca das pistas, das sutilezas que ele oferece (o livro de Sparrow, o filme de Scorcese, entre tantas outras) para, enfim, compreendê-lo.

  • 40 Erick // 24 Sep, 2007, às 12:12 pm

    Eu assistí esse filme na mesma madrugada de todos meses atrás… Deem uma olhada nesse link, é no mínimo interessante:

    http://img82.imageshack.us/img82/9015/donnie2ny0.jpg

  • 41 eu // 04 Oct, 2007, às 6:37 pm

    vei, ta uma bosta sua interpretaçao
    fora que ce diz que donnie fura o olho de frank, mas nao, frank ja estava com o olho furado quando tira a mascara na cena do filme

  • 42 Uendel // 05 Oct, 2007, às 11:22 am

    Olá!
    Na verdade, não creio que Donnie tenha poderes, ou qualquer cisa assim. Embra tenha mais perguntas do que respostas, creio que entendi a natureza do filme: na verdade, tudo o que vemos sendo exibido é uma reconfiguração do passado vivido por Frank! Frank é o “narrador” da própria história, sendo que ele altera a realidade dos fatos que aconteceram, de acordo com as imagens e representações que existem em seu inconsciente. Como cheguei a esta conclusão? Pelos seguinte: 1- Existe um trecho do filme em que Donnie diz que pode ser um herói, que quer ser um ecritor/pintor (ou seja, algué que cria uma realidade e a representa da maneira como quiser); 2 - Quando Frank aparece no final, aparecem vários desenhos feitos por ele da fantasia de coelho que ele vestia, mesmo desenho que Donnie faz no calendário! 3 - Ao saber do guru pedófilo, a “irmã” de Donnie diz que o pai dela jogava golfe com ele, mas que nós vemos jogando golfe com ele não é o mesmo que aparece como o pai de Donnie! 4 - Na cena em que Fank aparece no banheiro, em que há um “campo de força” ele diz “Posso fazer o que eu quiser! E vc tb pode”! (Frank pode fazer o que quiser porque tudo o que está acontecendo é uma recriação da realidade, feita por ele mesmo, e Donnie, como representação do próprio Frank, consequentemente, tb pode fazer o que quiser! 5 - A “Viagem no tempo” na verdade, nada mais é do que retornar ao “passado” das lembranças do que já aconteceu e dar a elas um novo significado, porque Frank já sabe o que “aconteceu” e como ele mesmo está recriando a realidade, ele sabe o que acontecerá, porque será aquilo que ele quiser! É sobre isso que Donnie conversa com seu professor, quando ele diz “A fenda no tempo pode surgir em qualquer lugar”! Surgiu na mente de Donnie, que é a representação de Frank!
    Agora, a grande pergunta: por que Frank está “recriando” a realidade? Talvez por remorso, porque ele matou Gretchen, e o olho furado, a própria morte, sejam formas dele se punir; ou por que ele foi abusado quando criança pelo pedófilo e, tocando fogo na ksa dele, ele esteja se vingando! Talvez seja tudo isso, u nada disso! Talvez tudo que eu tenha dito seja uma grande bobagem e a interpretação seja outra! Aliás, esse é o grande problema do filma Donnie Darko: é importante que, como obra-de-arte, ele nos traga dúvidas, nos faça pensar, mas ele precisa oferecer elementos concretos, estabelecer relações lógicas (não óbvias e previsiveis, claro) ou que tenha sentido, pelo menos no todo, permitindo que se chegue a alguma conclusão consistente de alguma coisa, mesmo que ainda hajam dúvidas e possibilidades de interpretação, mas que não afetam o entendimento geral do filme. É possível compreender o sentido geral de Donnie Darko, porém, às vezes, ele é suplantado pelas dúvidas, que podem desmantelar este mesmo sentido. Contudo, é um bom filme, bem editado, bem dirigido, com uma boa trilha sonora, é um filme que escapa ao convencional sem ser completamente sem sentido (quer dizer, o filme diz alguma coisa, comunica algo) e original (mérito do criador da história).
    É isso!

  • 43 Cristiano Ribeiro // 07 Oct, 2007, às 12:53 am

    Bom, tentando ser um pouco objetivo (se é que é possível depois de ver o filme), a fenda, ou o buraco de minhoca que se abre e faz a turbina vir do futuro, também faz o caminho inverso.
    No momento que esta fenda se abriu, Donnie foi capaz de se projetar no futuro. Só que um futuro um pouco confuso, aode os arquétipos da sua mente tomaram forma.
    Ele teria alagado a escola e incendiado a casa. Ele acreditou ter motivos para isto. A figura do coelho foi como se o seu lado “mau” lhe influenciando. E pq o coelho? Porque era sua referência de “mau”. Ele matou sua namorada.
    Ok, mas o coelho aparece antes da namorada?!?!?!
    Bom, mas se entendermos que nada daquilo aconteceu, e que ele apenas viu o que iria acontecer, não existe antes ou depois… Ele estava na sua cama!
    E fez uma escolha!

  • 44 Katuxa // 08 Oct, 2007, às 12:19 pm

    Cada vez que vejo o filme e cada vez que vejo as possíveis interpretações fico mais confusa!
    *Quando Donnie vai perguntar para o prof sobre a filosofia do tempo já tem na mesa do prof uma revista que está falando sobre a “filosofia do tempo e o buraco negro do big ben” coincidência?! e ele tem tbem por “coincidencia” em sua mala um livro da velhinha morte!
    Outro mistério é a gordinha que vive aparecendo misteriosamente o filme td! pq será que ela é tão focada no filme?! (e ela fica sempre embaixo do mascote da escola triste) e aparece nos lugares que Donnie está e ainda tem uma “agenda” que parece mais um livro sobre “Donnie Darko.

    Porque qdo o donnie morre o Jim está chorando ao acordar?
    Fora que no filme após a caida da turbina dá a entender que Donnie já sabe tudo q vai acontecer! tanto é que qdo ele pergunta para o coelho o q vai acontecer o coelho fala “pensei que já soubesse”! e fora mais outras coisas como qdo a Gretchen fala que o nome dele parece de super heroí e ele diz porque acha q não sou!
    e qdo ele discute com o professor pela segunda vez a respeito do controle do tempo, a respeito de deus e talz e o prof diz que não pode mais falar sobre isso!
    Muitos mistérios!

  • 45 Denise Santos // 10 Nov, 2007, às 12:10 pm

    Eu vi o filme ontem. Gostei muito do comentário do guri: Márcio. Ele disse tudo. O filme simplesmente não tem uma explicação só, tipo, não é só sacar a mensagem principal, se ele voltou ou não no passado, se ele se sacrificou ou não pela família e e pela namorada e tal. Tem várias mensagens subliminares. Várias. E sobre um comentário que li aqui, dizendo que ele também salvou a mãe e a irmãzinha escolhendo morrer e tal, mais um detalhe: no começo do filme, quando cai a turbina e começa a história, a mãe e irmãzinha estão em casa, todos estão em casa, e então, fica sugestivo. Porque no final, subentende-se que é o avião que elas estão, só que no começo já da história, elas sobrevivem e ninguém consegue entender de que avião veio. Enfim… Esse filme ficou na minha cabeça, e sonhei com o Donnie o tempo todo, rs, e fiquei horas na madrugada sem dormir tentando entender, descobrir coisas subentendidas… Achei excelente e me identifiquei em muitas coisas com o Donnie. Acho que o filme não tem simplesmente uma explicação, ele veio para fazer pensar mesmo. Gostaria de conversar sobre o filme com quem tiver interessado, meu msn é: deni_de123@hotmail.com

    Um abraço Rodrigo, excelente blog.
    ;)

  • 46 Vampira // 15 Nov, 2007, às 3:46 am

    Gente DONNIE DARKO é mais q um simples filme é como um adolescete pensa é a realidade junto com a verdadeira pessoa dentro dele. Esse filme abre a mente para coisas que tem gente que nem sonha em pensar. É vida apos loucura, i vece-versa.
    Para quem realmente entedeu o filme é mais q um simples roteiro e para quem não entendeu aconselho a ver novamente pois ira entender DONNIE DARKO.

  • 47 Natividade // 24 Nov, 2007, às 1:42 pm

    Onde encontro o livro da Roberta Sparow?

  • 48 Natividade // 24 Nov, 2007, às 2:16 pm

    Uma contribuição: já que o filme e envolto em símbolos, acho que a escolha da fantasia de coelho não foi casual. Será que tem a ver com “Alice no País das Maravilhas”, que destaca a figura do Coelho como o ser que encaminha a protagonista por aquele universo?

  • 49 ze miguel // 29 Nov, 2007, às 4:32 pm

    Nao tinha percebido nada do filme ate ler os vossos comentarios. Para mim donnie escolheu entre morrer e salvar a gretchen e a sua mae, e nao morrer sabendo que a namorada q ele viria a ter e a sua mae iam morrer.Mas vou assistir novamente

  • 50 Patrik // 21 Dec, 2007, às 4:22 pm

    Olá. Foi ótimo encontrar fãs desse ótimo filme. As palavras do rodrigo me ajudaram a compreender o filme e achoq que algumas questões levantadas ao longo do post são explicadas com os pormenores já citados. O filme é cheio, eu diria lotado de referências, e são essas referências que completam a imterpretação lógica do filme. Apesar do filme ser algo que se pense ser incompreensível, não se iludam pois há sim uma lógica coesa e consistente. Não é a too que o roteiro do filme é muito elogiado. Ele não se contradiz.Voltando aos pormenores, O filme carrega um lado religioso cristão,que parece ter ficado esquecido nos comentários que vi sobre o filme,percebemos isso quando donnie sai do cinema e vemos que junto com Evil Dead, que ainda que forma muito sutil faz referência a viagem no tempo,está em cartaz Última Tentação de Cristo, de Scorcese. É uma referência direta ao sacrifício que Donnie acaba cometendo no final. O livro da vovó morte aparece num momento do filme para explicar acontecimentos passados e nos dar uma idéia do que vem pela frente.Outra referência religiosa é a presença de Cunningham que parece com um falso profeta. Acho que a espinha dorsal do filme é o sacrifício.O filme diz claramente através do livro de vovó morte que aqueles que estiverem envolvidos no fenômeno do universo tangente verão isso como sonhos, por isso vemos no filme os personagens acordando, outros acordados, mas todos com a sensação de tristeza. Concordo que o filme é complexo, bastante, mas ele é tbm ao mesmo tempo auto-explicativo.

  • 51 Mah* // 02 Jan, 2008, às 6:46 pm

    Eu entendi mais da metade do filme, miais o q eu naum entendi direito , é:
    Quem é o coelho?
    Fikei mo assustada com o final desse filme , porque quue eu me lembre esse foi o primeiro filme que eu assisti que naum teve um final ffeliz!
    Mas gostei bastante acabei de assisti,
    mais acho q vo te q assisti mais umas duas vezes,
    Meu primo disse que noo site do filme , tem o livro escrito pela vovó surda

  • 52 Clayton // 22 Jan, 2008, às 11:09 am

    Baixei e assisti a versão do diretor, é Show.
    Ja tinha assistido a muito tempo atras , mas naquela epoka nao tinhamos internet a jato e turbinada como hoje e muito menos gravador de DVD , acabei virando um colecionador de DVD.
    Assisti esta versão do diretor há umas 3 semanas atras e volta a repetir é muito 10.
    Logo que assisti a 1º vez Donie DArko , me identifiquei com o filme achei o maximo o ator de Zodiaco -2007 . Mesmo nao entendendo o filme ou a mensagem , mesmo assim para eu deveria ganhar um tremendo de um oscar na epoka ou agora como CRiatividade nova , é muito complexo o filme mas ao mesmo tempo é bom ainda mais quando se aparece o coelho e se descobre que é Frank e ainda tem o olho furado por uma bala e a voz então , minha filha tremeu, mas expliquei que nao é um filme de terror , mas isso ela só começara a entender daki uns 6 anos ,quando tiver 10 anos de idade .
    Bem alguma partes eu me perco , mas ja disseram que o diretor do filme ja o esclareceu em um debate. Bem eu nao entendo bulhufas de ingles , ae fica dificil.
    Minha duvida é se ele sonhou tudo aquilo , tipo ele ficou na cama o tempo todo e o que vimos foi uma premonição como muitos disseram e juntando com a paranoia dele tudo aquilo ficou confuso e ao mesmo tempo mostrou o que poderia ser no futuro, ele viu que seria uma merda e resolveu ficar para a turbina do aviao o esmagar ou tudo aconteceu mesmo de acordo com o universo tangente e ele realmente tem o poder de voltar para o passado e mudar o futuro.
    Mas o mais engraçado na historia é com o cara da aviação e especialista diz , que a turbina veio do nada.
    Muitos dizem que para salvar a mãe ele teve que trazer a turbina para o passado e assim o avião nao existiria no futuro , salvando da mãe a irma. Ele tbm nao precisaria inundar a escola , queimar a casa do pastor nervoso e pedófilio e assi ma vida continuava para o charlatão. Ficando assim a unica coisa plausivel a história dos Smurfs .. rs
    Otimo filme e ainda preciso assistir e ler de novo sobre ele.
    O que eu queria entender de verdade seria qual a visão do diretor perante o filme , tipo o que ele nos quis mostrar ou provar se seria mesmo uma premonição ou tudo aconteceu mesmo e depois ele voltou para o passado, afinal de contas o que apareceu para ele foi o coelho morto no futuro , mas o tempo era no passado. Tipo é um filme onde muita coisa fica no ar ainda .

    abraços a todos
    meu email é marinhomarisa@uol.com.br

  • 53 Miguel // 25 Jan, 2008, às 7:09 pm

    Boas, li o teu comentário sobre o filme..e tb já o vi várias vezes. E curiosamente, hj vamos vê-lo cá em casa:) gostava de adicionar ums coisas ao teu txto: donnie qd incendeia a casa do Cunningham é com um objectivo, que a mãe vá com o grupo de dança de aviao para o espectaculo que elas vao dar ja nao me lembro onde. Passo a explicar, quem devia ir com as garotas era a professora que todos odeiam, mas essa adora o Cunningham e organiza um grupo para defendê-lo. Assim,sobra a mae de Donnie para ir. Neste filme ocorrem dois universos paralelos,e o que nós vemos é o paralelo..no que Donnie faz o papel de Living Receiver (senao me engano no nome),como descreve o livro da avó morte. Donnie tem o objectivo de salvar o mundo (pois um objecto do futuro foi enviado para o passado,e se isto nao for corrigido o mundo acaba), ou seja, tem que fazer com que o acidente de aviao ocorra…e o motor caia no quarto dele. E acho q ele nao volta ao passado,simplesmente volta do universo paralelo (como tb é explicado no livro da avó morte), e volta com o objectivo cumprido. Esta é a minha maneira de explicar as coisas…mas o que nao percebo é mesmo o motor de aviao cair, já que ele conseguiu o seu objectivo ( que como dizia no livro da vovó, o Living Receiver tem a funçao de levar o Artifact, que é o motor, para o seu espaço temporal). Se algm me conseguir explicar..força:) por fim, Donnie Darko é dos melhores filmes que já vi…gosto de filmes que me ponham a cabeça a trabalhar ;p é um filme que concerteza ainda vou ver mtas mais vezes! Abraço.

  • 54 Jhony // 11 Mar, 2008, às 2:14 pm

    eu vi o filme, mas pensei muito, não consegui vê-lo com meu maximo de atenção pq vi na escola, irei comprá-lo para assistir denovo =D

    sobre o filme, eu axo q td foi um sonho do FRANK e DELE
    eu tava vendo umas coisas e se vcs preceberem olhem isso
    D O N N I E- D A R K O= on die, no dark
    no die, on dark
    on die, on dark
    no, die, no dark

    a primeira q me feiz pensar sobre o motivo da morte dele,vou traduzi-la, nao literalmenete mas do meu ponto de vista:
    na morte, sem escuridao ou morte sem escuridao, etc

    a vovo morte q me feiz fikr confuso, oq ela faiz no filme? é ela q por sinal espera algo da caixa de correio, mas o tal ”algo” chegou? SIM, não sabemos exatamente oq mas poderia ser donnie, uma carta de donnie e etc
    eu não vi a versão do diretor

    e sua explicaçao me feiz entender melhor o filme ^^

  • 55 Donnie Darko « Sobre Tudo Aquilo // 12 Mar, 2008, às 12:01 am

    [...] mirabolante sobre o que eu achei do filme. Se vc já o viu e tem interesse em ler sobre isso, tente esse blog ou [...]

  • 56 Chantinon // 24 Mar, 2008, às 10:12 am

    O ponto principal do filme é a vovó morte… pq será que ela sempre vai ver se tem cartas?
    Lembre-se que ela escreveu um livro sobre uma porta no tempo.
    Esse filme é nota 10.
    Mas parece que o diretor não ez sucesso, uma pena.

  • 57 Beta // 13 Apr, 2008, às 2:56 pm

    Eu compreendi este filme com um outro olhar! Na verdade o que importa em Donnie Darko não é o roteiro em si, as explicações,os entendimentos. Mas sim o que está por trás disso!

    O filme demonstra claramente uma crítica magnifica a sociedade, aos aspectos morais, a familia, as instituioções, ao amor, ao sentido da vida e a religião! A doença (esquizofrenia) de Donnie é somente uma forma de conceituar a forma como ele percebe a realidade, uma vez que em todos os casos de estruturas psicóticas (como no caso da esquizofrenia), o sujeito nao percebe o real da forma como nós, indivíduos neuróticos percebemos o mundo que nós cerca! Nos casos de esquizofrenia a pessoa se volta para si mesma, ou seja, não tem um contato com o outro, com as regras sociais, com as sociedade e suas leis. Essa pessoa é movida por impulsos e desejos (agressivos e sexuais), fazendo com que, no filme, este aspecto psicótico sirva como um ataque à todas as instituções presentes (familia, igreja, escola, etc.).

    A doença de Donnie (incluindo seus atos impulsivos, sua necessidade de não se guiar conforme regras sociais e suas alucinações) é somente uma forma bem elaborada de fazer uma crítica social parecer inofensiva aos olhos de quem assiste ao filme.

    Isto tudo fica evidente quando o diretor enfatiza o “OLHO”. Frank tem o olho furado, Donnie ataca o olho de Frank, na cena em que ele volta para o quarto, ele está ao lado de um olho gigante. O olho é o orgão responsável pelo contato com a realidade, sem ele seriamos guiados por instintos, não veriamos o outro, não saberiamos como nos reportar aos aspectos sociais. O olho é simbólico neste caso, e serve para representar a crítica que contém no filme.

    Donnie, por meio de suas alucinações, ataca a instituição de todas as formas. O machado na cabeça do cachorro (símbolo da escola) comprova este ataque. É um ataque sutil, simbólico que tem como objetivo a destruição do institucional (por isso Donnie faz o que vem a cabeça, não segue regras e nem padrões).

    A discussao sobre os Smurfes, assim como todos os aspectos do filme, segue está mesma lógica, de não recalcar os impulsos sexuais e agressivos comuns aos indivíduos em prol da vivencia em grupos, da constituição da civilização e da possibilidade de amor. O filme retrata perfeitamente o livro “Mal estar na civilização” de Freud por meio de uma metaforização da constituição do social em troca dos nossos instintos primitivos.

    O filme, portanto, realiza brilhantemente a crítica sobre “A renúncia da felicidade em troca de uma parcela de segurança”, fazendo com que os indivíduos fechem seus OLHOS para o real e se prendam às regras de conduta socialmente aceitas.

    O restante: roteiro, trilhas sonoras, brisas e viagens de Donnie são somente floreios para que àqueles que assitem não percebam esta crítica bem bolada logo de cara. É uma forma de possibilitar a reflexão do sujeito, tão importante na sociedade em que nós mesmos estamos inseridos, evitando portanto, a alienação!

    Espero ter sido útil para a compreensão do filme de alguma forma.
    Tudo é muito confuso, mas incrivelmente bem elaborado!

  • 58 Leandro // 19 Apr, 2008, às 10:10 pm

    O filme é muito bom, mais ele é muito confuso, tipo porque ele fica vendo aquele coelho, se ele fosse apenas uma alucinacao ate que tudo bem, mais o coelho e uma pessoa normal, acho que nem o diretor do filme consegue entender o final

  • 59 sahrinha // 07 May, 2008, às 9:08 am

    entao…. gostaria de falar que assisti esse filme a 2 dias atras e realmente no 1 momento me pareceu sem sentido nenhum… minutos depois parando pra pensar descobri o quanto interesante eh… apesar de estar chegando a conclusao que o filme realmente nao tem uma total explicacao… ja o fato de falar sobre viajem no tempo deixa muitas coisas em aberto… achu incrivel que pouca gente tb comente que ele nao salva somente grechen,,, mas sua mae e sua irma provavelmente tb… pq se nada daquilo acontece depois… talvez elas nao estarao mais naquele aviao… enfim eh um filme muito louco e muito interessante… e com certeza deixa em aberto para varias interpretacoes… :)

  • 60 Vitor // 12 May, 2008, às 9:52 pm

    Sei que eh tanto tarde pra mandar a opiniao sobre o filme, ja que vi ha tempos e esses dias eu li sobre uma possivel continuacao dele.
    Lembro que quando vi nao achava ninguem que tinha a mesma opiniao que eu, mas essa Beta que comentou aqui tem a mesma opiniao que eu quando vi pela primeira vez. (ja vi esse mesmo comentario dela em 3 blogs)

    E sobre a relacao montada no filme a partir das simbologias, eu tenho a mesma opiniao que voce. Que o fim do mundo, na verdade, era o fim pra ele, a morte, e que ele volta no tempo pra poder salvar a sua garota.

  • 61 Viviane Mello // 05 Jun, 2008, às 9:13 pm

    Assisti a esse filme o ano passado, no dia do meu aniversário, foi o melhor presente de todos!
    Uma viagem diante uma dimensão que as pessoas desconhecem, talvez realmente seja pelo egoísmo que há nas pessoas nessa nova era, onde é cada um por si.
    Pelo que entendi, realmente aconteceu, tudo, mesmo que sendo apenas uma viagem mental do personagem, aliás, grande interpretação do ator.
    O filme deu insônia, fiquei pensando nele a noite inteira, fascinada e ao mesmo tempo intrigada, quando o filme terminou foi como se alguém querido que estivesse de férias em minha casa tivesse ido embora, me cativou mesmo, me fascinou do início ao fim, já assisti inúmeras vezes, um dos únicos que vale a pena rever.
    Bom, essa é minha percepção, mas cada um tem o direito de entender como quiser.
    bjusss
    =D

  • 62 Raoni Holanda // 12 Jul, 2008, às 11:06 pm

    donnie darko é o melhor filme que já vi na minha vida. eu me identifico com os pontos de vista e as idéias expressas nele, adoro os diálogos e as situações estranhas, as referências e todo o clima bizarro da história que eu acho simplesmente genial. acho que o donnie darko é uma reinvenção do genêro de super-herói nos cinemas (ele tem até aquele uniforme de caveira que usa no final com o capuz) e eu acho o frank um dos personagens mais incríveis que já vi. assisto o filme de tempos em tempos pra ver se percebo algo novo, e sempre percebo.
    ninguém lembrou de comentar aquela fala do frank que diz que o seu nome era o mesmo do seu pai e do seu avô, e depois, durante a palestra do gunningham ele diz que conheceu um garoto trágico chamado frank. talvez exista alguma relação nisso. também percebi como os outros personagens parecem entender o fato de donnie ser o protagonista, o herói que deverá morrer por todos, para que o universo sobreviva, talvez seja por isso que ele escreva they made me do it no chão do colégio. a gordinha cherita possui uma agenda com o seu nome, a professora drew barimorre e o professor falam sobre ele e sorriem e a gretchen senta ao seu lado quando entra na sala, o elegendo o garoto mais bonito. também percebo a relação estranha existente entre donnie e sua mãe, sempre tratando-a mal de propósito, para que ela perceba e, no final, mesmo sem se conhecerem, ela e gretchen se cumprimentam. existe também aquela estranha referência na parte que eles saem do cinema, em que o filme a última sensação de cristo e evil dead estão passando, representando, eu acho, uma espécie de dualidade entre céu e inferno, vida e morte, deus e o diabo.
    gosto de pensar que donnie darko sabe, desde o começo de filme, que ele vai morrer, por isso ele faz o que sempre quis fazer (coisas que talvez qualquer um de nós fizesse se soubesse que ia morrer), ele inunda a escola, destrata o gunningham na frente de todos e depois o denuncia como pedófilo, arranja uma namorada - eu acredito que eles transam no final do filme, quando sobem ao quarto, é como se fosse o último momento de felicidade de donnie antes do final trágico, o ultimo suspiro. acho que o frank serve para lembra-lo de que ele deve morrer, de que sua morte é realmente necessária, como se ele fosse um jesus cristo moderno.
    enfim, existe um monte de coisas a ser dito sobre esse filme e espero ter contribuído com a discussão.

  • 63 Rodrigo Ghedin » Jumper // 19 Jul, 2008, às 2:25 pm

    [...] absurdamente abrupta, milhares de perguntas ficam na cabeça. Mas não é o tipo de pergunta que Donnie Darko, ou Efeito Borboleta, deixam; são perguntas óbvias, coisas que deveriam ser explicadas durante o [...]

  • 64 Renver // 09 Nov, 2008, às 3:09 pm

    meu deusssssssss

    acabei de assitir

    aluguei

    esse filme deixa mais perguntas do que respostas

    ele faz a cabeçça funcionar msm

    há no minimo 3 interpretações diferentes

    - ele volta no tempo

    - vislumbra uma realidade paralela

    - ou frank o coelho que conduz toda historia, pra corrigir os erros do passado

    demais demais, vai pra lista dos meus favoritos

    junto com

    7º selo
    Brilho eterno de uma mente sem lembrança
    labirinto de fauno
    zona de risco

  • 65 Evelyn Fernandes Teixeira // 09 Nov, 2008, às 5:28 pm

    Não sei se alguém notou , mas dps que a turbina caiu no quarto de donnie e a familia vai pro hotel a primeira cena de seus pais conversando na cama do hotel eles falam sobre um tal de Frank que morreu a caminho do baile de formatura e o pai de donnie disse q o frank sempre dizia que era amaldiçoado … e pergunta para a mãe de donnie será que irão dizer o mesmo de donnie (por ele ter trapaciado a morte) Ou seja Frank era do passado dos pais de donnie e do futuro de donnie e se um per5manecesse vivo o outro não poderia e vice versa.

  • 66 Luis Marciliano // 12 Nov, 2008, às 11:15 pm

    O filme não seria um reflexo sobre voce escolher seu destino ou ele já estar traçado!?

  • 67 Dakota pagani // 10 Dec, 2008, às 11:19 pm

    Eu posso diser que na verdade, Donnie Darko,é o meu filme preferido! e marcou muito minha vida!
    eu me lembro que aluguei esse filme com meu ex”namorado, e ele NUNCA tinha ouvido falar em D.D, e ele me disse asim no meio do filme; presiso te mostrar uma coisa depois do filme.e nao sei se vcs lembram mais quase no fim aparece uma data,
    2 de novembro de (nao lembro o ano), mais foi exatamente na data que meu ex nasceu!
    e no mesmo dia, NA PARTE DA MANHA! ele tinha feito uns desenhos, e fes um coelho, muiiito parecido com o Frankie, foi de da medo!ate hj me assusto!

  • 68 Marcus // 31 Dec, 2008, às 4:06 am

    Poutz acabei de assisti-lo…
    Achei sensacional e completamente intrigante..minha cabeça está a mil..incrivéll,como vários já disseram ai creio que não tem um explicação única cada um vai entenden-lo de uma maneira,é um filme que te da as peças do quebra cabeça ,e cada um o monta do seu jeito.Até agora não consegui uma opnião concreta a respeito e tenho certeza que vou vou pra cama com a cabeça pipocando..
    Sem dúvidas esse filme excepcional …

  • 69 Velvet // 03 Jan, 2009, às 6:36 pm

    Concordo com muitas opiniões aqui ditas, acho que nenhuma exclui a outra e acho que estão todas presentes no filme (o sacrificio de Donnie, a critica à sociedade, etc) - sendo o filme por isso fantástico.
    Contudo, penso que não se abordou aqui um dos aspectos mais importantes do filme:
    Donnie interrogava-se sobre o sentido da vida e o sentido da morte e até disse à psicóloga que não queria ficar sozinho, que odiava a solidão. Portanto, isto pode-se enteder da seguinte forma - para que iria ele continuar a viver se a namorada, a mãe e a irmazinha tinham morrido deixando-o complectamente só?

  • 70 Nikolas // 05 Jan, 2009, às 5:28 am

    Muito interessante o comentário da Evelyn sobre o frank, é uma possibilidade que não tinha ,me ocorrido; vale a pena entrar no site do filme, pena estar em inglês, tem umas explicações sobre o filme mas tem que tipo decifrar umas charadas, e a 3ª etapa acho que não concluí, de repente tem algo mais esclarecedor, pra quem quiser tentar….

    http://www.donniedarkofilm.com/

  • 71 Camila // 05 Jan, 2009, às 1:38 pm

    Esse filme está me fazendo pirar até agora, assisti ontem a noite. Muito bom, inquietante….a atmosfera toda do filme intriga…..e fala sobre um tema que foge a explicações convencionais, como viagem no tempo.
    Vou assistir de novo, com certeza, pra ver se esclarece um pouco…

Deixe um comentário