Badoo: rede social para encontros

Logo do BadooAlguns anos atrás, o Sonico aterrorizava qualquer um que tivesse um email com os vários convites que seus membros, na maioria das vezes inadvertidamente, mandavam para todos a lista de contatos do emails. Era um terror.

Em 2010, outra rede ganhou o posto de maior remetente de convites chatos, o Badoo (link com referência). Devo ter recebido uns dez desde que ela começou a ganhar destaque no Brasil, todas mais ou menos assim:

Convite do Badoo.

Convite do Badoo.

Em geral eu simplesmente ignoro esse tipo de coisa, mas dado o excesso (para meus padrões) de convites recebidos, fui conferir o site.

Antes de acessá-lo, devo dizer que tinha uma ideia diferente do mesmo. Achava que era mais um clone do Facebook tentando um lugar ao sol, o que fez com que o botão do Facebook como alternativa para cadastro/login parecer muito inapropriado.

Após o cadastro, que é bem simples, agradável surpresa: não é nada disso!

O Badoo foi fundado em 2006, na Inglaterra, e hoje possui escritórios em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil. Diferentemente do Facebook, orkut e outras redes sociais “puras”, no Badoo o objetivo é unir pessoas. Tanto que, no cadastro, é pedido seu gênero e o no qual você tem interesse, e tudo gira em torno disso e da localização, também importante — o algoritmo que cruza perfis usa essa informação para aproximar pessoas que moram próximas umas das outras.

A razão pela chuva de convites do Badoo é que o sistema induz novos membros a convidarem seus contatos do email. Existem vários links espalhados que levam o usuário a uma página de convite bastante forçada. Nela, existe um formulário de email e senha bem destacado, e imagino que, ao inserir os dados de autenticação, os convites sejam disparados sem a necessidade de confirmação para a lista de contatos — já estou fazendo muito testando o serviço, testar isso também seria demais, não?

Interface para encontrar pessoas, no Badoo.

Interface para encontrar pessoas, no Badoo. (Clique para ampliar)

O menu principal é bem compacto. São quatro opções: Pessoas perto, Encontros, Mensagens e Perfil.

“Pessoas perto” serve para encontrar membros que estejam fisicamente perto de vocês. Existe uma espécie de filtro geográfico, onde pode-se determinar o raio de alcance do buscador e usar filtros como quem está online, ou para novos usuários.

Pessoas perto, no Badoo.

Pessoas perto, no Badoo. (Clique para ampliar)

“Encontros” traz uma interface mais direta: outros membros aparecem num carrossel, juntamente com botões de confirmação, negação e “Talvez…” no topo, e a indefectível pergunta “Quer conhecê-la?”. Outra coisa que não cheguei a testar, mas imagino que, dali, o bate-papo vá parar na guia seguinte, “Mensagens”. Nessa parte da rede, aparecem sugestões, não sei baseado em quais critérios, e pedidos para início de conversas. Ao iniciar um bate-papo, uma interface característica aparece.

Bate-papo no Badoo.

Bate-papo no Badoo. (Clique para ampliar)

O último item do menu principal é o “Perfil”, que dispensa maiores detalhes — são suas informações, a vitrine virtual para as pretendentes. Para evitar a proliferação de perfis fake e incentivar os membros a completarem seus perfis, o Badoo exige determinadas ações para liberar funções. O bate-papo, por exemplo, só se torna disponível para quem tem um avatar (foto no perfil); ver fotos de outros membros? Pode, desde que você também suba, no mínimo, três fotos suas.

Se quiser ver, tem que mostrar também.

Se quiser ver, tem que mostrar também. (Clique para ampliar)

As configurações são simples, e boa parte delas está vinculada ao ganha-pão do Badoo, os “Super Poderes”. Em termos simples, é a conta premium (paga) do serviço, que se assinada, desbloqueia uma série de opções de privacidade muito vantajosas. As regalias são:

  • Saber quem respondeu “Sim” ao seu perfil na aba “Encontros”;
  • Acessar os perfis de quem aparece na aba “Encontros”;
  • Saber se suas mensagens foram lidas ou não;
  • Ter prioridade no envio de mensagens;
  • Busca avançada de pessoas;
  • Modo invisível;
  • Maior personalização do perfil.

O custo é de US$ 12 por mês, e além dos tradicionais cartão de crédito e PayPal, o Badoo também aceita pagamento via operadora de telefonia móvel. As maiores do Brasil estão lá.

Modos de pagamento pelos 'Super Poderes' no Badoo.

Modos de pagamento pelos 'Super Poderes' no Badoo. (Clique para ampliar)

Não gostou do Badoo? Apagar o perfil é simples, basta ir em “Configurações”, e de lá, clicar em “Deletar perfil”. O site tenta segurar o usuário oferecendo, antes da tela de exclusão, algumas opções para incrementar a privacidade, como esconder o perfil do Google, ou removê-lo da pesquisa interna, mas caso o objetivo seja mesmo excluir, é só clicar no link “Continue para remover o perfil”, inserir a senha, dar uma explicação sobre o motivo e confirmar.

Como apagar um perfil no Badoo.

Como apagar um perfil no Badoo. (Clique para ampliar)

Apaguei meu perfil, no momento atual a proposta da rede não faz muito sentido para mim. Entretanto, achei a ideia fantástica, especialmente pelo sistema de cruzamento de perfis que prioriza quem mora perto — funciona bem, localizei algumas conhecidas no pouco tempo em que usei o Badoo ;-) . É quase um “revival” daquela paquera nerd-internética-ingênua dos tempos do IRC e seus canais regionais, e como hoje a Internet é mais popular de modo geral, há mais gente participando, interessada e disponível para encontros ou mesmo apenas um bate-papo descompromissado.

Antes de experimentar o Badoo (link com referência), minhas expectativas eram bem ruins — “um novo Facebook, pfff…”. Mordi a língua. Quem está à procura da sua carametade e se sente mais à vontade na Internet, deveria dar uma chance ao serviço. Só não pode estacionar aqui; o Badoo é a porta de entrada para relacionamentos, e deve permanecer assim. Afinal, a Internet substitui muitas coisas, mas não o olho no olho, o contato pessoal e a ótima sensação de estar com alguém de quem se gosta.

18 thoughts on “Badoo: rede social para encontros

  1. Chamo o badoo de supermercado ou um grande site de pegação excelente por sinal. Para quer incrementar a vida heheh um pouco de diversão com custo quase zero. Um dos pontos fortes no meu ver é que ninguém sabe com quem vc se relaciona ou faz parte da sua rede. Porem como toda rede tem os malas mas onde não tem. Uma aviso quem esta a procurar de namorada ou coisa do genro esquece o badoo la o negocio é pegar diversão. O índice de conversão é excelente a cada 5 que você convida para o msn 4 vc pega

  2. Eu acho o Badoo bastante diferente das outras redes. É totalmente voltado para conhecer novas pessoas, e isso é o que acontece quando começamos a usar o Badoo. Ideal para paquerar, ou se você está solteiro e quer conhecer pessoas que moram perto. É muito popular na Europa, aonde os sites de encontros e relacionamentos estão realmente na moda. Gosto dos sistemas de fotos no Badoo e a interação com os telefones celulares.

  3. Preciso da ajuda de vocês! Minha senha do badoo está bloqueada, o que devo fazer para desbloqueá-la? Sigo todas as regras do site e nada… Me ajudem!!

  4. Sua explicação é fantástica mas chegando no “deletar perfil” não conseguimos LEMBRAR a senha que colocamos, o que é muito engraçado, acredito que esse site Badoo pensa que temos falha de memória rsrsrs, então aparece dizendo mandamos para seu e-mail, voce abre e não aparece confirmação de senha nenhum, incrívelllllllll, não sei mais o que faço para deletar isso.
    Ivy

  5. preciso da ajuda de voceis.A localização da cidade aonde eu moro está sempre mudando, até para itália o meu perfil foi,não sei como isso acontece.Já tentei de todas as maneiras e não consigo colocar o nome da minha cidade de novo .Preciso de ajuda por favor..

  6. É somente mais um site de prostituição. Como não gosto de sexo virtual, prefiro ir na zona.

  7. O que quer dizer em modo invisivel…é que o perfil esta lá só que parece offline…mais o link é o mesmo é isso…
    ou não aparece mais nada!!!

Comments are closed.