Como funciona o sorteie.me?

Hoje colocamos no ar uma promoção no Meio Bit atrelada ao Twitter — aliás, está esperando o que para participar? Decidimos, depois de ouvir muitos comentários positivos sobre, adotar o sorteie.me, solução nacional da Kingo Labs, do Jonny Ken, como plataforma para a promoção.

A página inicial do sorteie.me é simples de tudo. Existe apenas um botão que, quando clicado, pede autorização para conectar-se ao Twitter via OAuth.

Página inicial do sorteie.me.

Página inicial do sorteie.me. (Clique para ampliar)

Após clicar no botão “Criar sorteio”, um formulário, igualmente simples, surge. São duas as possibilidades de sorteio:

  • Entre seguidores: limita os concorrentes a quem segue o perfil autorizado na etapa anterior;
  • Através do migre.me: coloca na concorrência todos perfis que retuitaram uma URL encurtada pelo migre.me (também da Kingo Labs) até aquele momento.
Interface de sorteio do sortei.me.

Interface de sorteio do sorteie.me. (Clique para ampliar)

Reclamei muito mesmo no Twitter que o sorteie.me não estava funcionando, mas… minha culpa, havia entendido errado o conceito do site. Achava que era preciso fazer um cadastro da promoção, então divulgá-la no Twitter/blog, e depois voltar ao site para fazer o sorteio propriamente dito. Não.

Analisemos a interface acima. O primeiro campo define quantos felizardos serão contemplados no sorteio. Vai de um até dez.

Na sequência, as duas possibilidades. A primeira é o sorteio entre seguidores e não tem segredo: é só clicar no botão e esperar o resultado, que será um dos que lhe seguem no Twitter.

Já no sorteio entre os retuitados, a coisa funciona de maneira diferente. O sorteie.me, diferentemente do que pensava, é a última etapa do processo. Em passos, veja como funciona:

  1. Crie seu post;
  2. Encurte a URL que deseja (a do post, geralmente) usando o migre.me e espalhe-a no Twitter;
  3. Espere muita gente retuitar — ou não;
  4. Agora sim, após o término do prazo dado para participar, vá ao sorteie.me, insira a URL encurtada pelo migre.me no campo dedicado à URL, e clique em “Sortear”.

O próprio sistema gera uma URL com o resultado, para que não haja dúvidas — a do exemplo acima: http://sorteie.me/C3P. Dá para repetir o sorteio, caso o realizador não goste do sorteado tenha errado alguma coisa.

Na página inicial, o sorteie.me explica que a escolha do ganhador é, de fato, aleatória, baseada numa consulta ao random.org, uma espécie de lorem ipsum dos sorteios. Parece funcionar muito bem nos (poucos, confesso) testes que fiz.

Me enrolei um pouco para entender o (agora simples) funcionamento do sorteie.me. Falei com o Jonny sobre a falta que uma documentação, ou mesmo um FAQ dos simples, faz. Ou talvez, e a probabilidade é grande, eu tenha sido um caso isolado de não entendimento do “modus operandi” da ferramenta. Se alguém se ver na mesma situação daqui em diante, porém, terá nesse texto um quebra-galho enquanto a documentação oficial, se realmente for necessária e ganhar vida, não vem.

16 thoughts on “Como funciona o sorteie.me?

  1. Poxa vida, quando crio um tweet para tentar ser retuítado ninguém retuíta. E você faz um tweet de teste e pede para retuítarem, aí todo mundo clica no botão. Maldita popularidade – brinksAlso, estou no print :-)

  2. Eu tentei, mas acho que meu nome não apareceu. O migre.me me ODEIA e não me quer em nenhuma lista. Quando o serviço resolver ficar estável e eonline de vez, vou ver se tem algum modo de arrumar isso.

  3. @ Victor Boaretto

    Se você analisar a proporção entre retuítes e seguidores, não foram tantos assim. Mas fico feliz que tanta gente esteja disposta a ajudar com algo tão singelo e sem ter sequer ideia do que se trata :-)

    []‘s!

  4. Rodrigo, gostei bastante desse sortei.me que vc descreveu. Ficou uma dúvida, que talvez seja uma brecha nociva: Se um mesmo usuário retuitar diversas vezes, ele terá mais chance ou o sortei.me ignora multiplos RTs? E se vc for olhar os RTs da promoção do livro, teve pelo menos um cara que RT umas 20 vezes, provavelmente teve a mesma idéia. Eu só não fiz pq tenho dó dos meus seguidores (LOL). outra coisa, parabéns pelos seus posts. Leio vc lá no meio_bit. Abraço!

  5. @Profeloy O usuário pode dar quantos RTs quiser da promoção, embora o sistema do sorteie.me só irá reconhecer um. Ou seja, cada pessoa tem a mesma chance de ganhar.

  6. @ profeloy

    Esse cara irritou os seguidores dele toa, já que o sorteie.me só contabiliza um retweet por perfil, independente do número de vezes que a URL do migre.me é citada.Obrigado por acompanhar meus textos! :-)

    []‘s!

  7. Muito interessante tudo o que acabei de ler, só ficou uma duvida que gostaria que você por favor me esclarecesse. Estou participando de uma promoção, quando entro com o link da mesma no migre me aparece um participante que sozinho ocupa 15 paginas com seus RTs, só que ele coloca sempre um numero diferente em cada RT, tipo… Tal, Tal, Tal (migre.me) 01, 02, 03 e vai até 0 500. A pegunda é pelo fato dele estar RT com numeros diferentes nos link faz com que o migra-me interprete os RTs são diferentes, ou é perda de tempo, pq na verdade o migra me reconhece o usuario não a quantidade de RTs dado por ele, ou seja se eu der RT de 1 link e outra pessoa der 500 RTs estamos com chances iguais?Desde já agradeço.

  8. Perda de tempo. O sorteie.me considera cada usuário que retuitou a URL do migre.me, independente de quantas vezes o fez — uma ou cem, apenas um "cupom" é contabilizado.

    []'s!

  9. Olá,

    Meu nome é Ana Lúcia (Analu) e gostaria de te convidar para conhecer o
    nosso aplicativo feito especialmente para nosso blog Sorteios e
    Promoções. O Sorteando (o aplicativo) é similar ao random.org mas com
    algums caracteristicas mais interessantes. Gostariamos muito de sua
    opnião e se possivel algumas dicas. Em breve lançaremos a versão widgets
    do Sorteando.

    Fico no seu aguardo.

    Analu
    Sorteios e Promoções – Curitiba/PR
    http://sorteiosepromocoes.blogspot.com/

  10. te confesso que tive a mesma impressão: que o sorteio não era a última etapa e que tudo deveria iniciar por um cadastro no site. Bingo! descobri depois a lógica do site.

  11. te confesso que tive a mesma impressão: que o sorteio não era a última etapa e que tudo deveria iniciar por um cadastro no site. Bingo! descobri depois a lógica do site.

  12. Estou com dificuldades em recuperar uma página de resultados (perdida). Entrei em contato com @sorteie e continuo aguardado contato. Se alguém já passou por isso e puder compartilhar pra gente…

  13. Estou com dificuldades em recuperar uma página de resultados (perdida). Entrei em contato com @sorteie e continuo aguardado contato. Se alguém já passou por isso e puder compartilhar pra gente…

Comments are closed.