Entendendo Donnie Darko

Pouco se falou sobre este intrigante filme, Donnie Darko, de 2001. O que é de se espantar, já que ele deixa brechas para vários entendimentos. Porém, tal anomalia talvez se explique pela fraca bilheteria que fez nos Estados Unidos, fato este que minou sua distribuição no resto do mundo, limitando-o em termos de alcance. Meu amigo Bill me emprestou este grande filme e ontem finalmente o assisti. Como disse, pode-se chegar a várias conclusões e entendimentos, e é justamente por isso que estou escrevendo aqui aquelas às quais cheguei.

Ante de continuar, alerto que este post está recheado de spoilers. Na verdade, ele é um spoiler gigante, com tudo o que eu entendi do filme. Portanto, se não quiser estragar a graça de assisti-lo sem nenhuma influência, pare por aqui, ok? Aviso dado, vamos em frente.

Donnie pode prever o futuro inconscientemente. É por isso que ele obedece Frank: mesmo não sabendo o que exatamente, ele sabe que o que Frank lhe manda fazer terá uma implicação positiva na sua vida. Vamos relembrar os fatos: quando ele inunda a escola, ganha a amizade de Gretchen, sua futura namorada; quando ateia fogo na casa de Cunningham, descobre-se, graças ao incêndio, que o mesmo é um pedófilo.

Frank é (mais) um caso à parte. Lendo um (dos raros) textos sobre o longa em português, descobri que ele é namorado da irmã de Donnie e, no final do filme, vemos que ele desenha o coelho que é seu disfarce nas primeiras conversas com Donnie. A relação deles se deve ao fato de Frank matar Gretchen no final, o que demonstra outra premonição de Donnie. Isso sugere que Donnie já sabia que Frank apareceria em sua vida futuramente, ele só não sabia como, nem onde, nem em que circunstâncias.

Voltando. Donnie tem consciência sobre seu “poder”. Tanto que se interessa pelo assunto e consegue enxergar uma relação entre ele e a vovó Morte. Esta, por sua vez, sabe que, no futuro, alguém lhe mandaria uma carta e esse alguém seria uma espécie de “escolhido”. Então… É, é realmente complicado.

A parte central é confusa, mas o final é comovente e, correndo o risco de estar errado, acredito tê-lo compreendido. Quando ele vai ao local do “fim do mundo” (ou o que quer que seja aquilo) com Gretchen morta ao seu lado, Donnie sabe que pode salvá-la. O fim do mundo é, na verdade, um buraco no tempo, que o professor lhe tinha falado numa conversa anterior, e a espaçonave, no caso, é o avião. Sendo assim, a turbina que cai em seu quarto, no começo do filme, é do avião que sua mãe e sua irmã pegariam dali a trinta dias. Veio do futuro. O fim do mundo, então, é o fim para ele, a morte. Donnie compreende isso, e vai até o local contemplar os acontecimentos.

Aqui chegamos a uma parte nebulosa da história, já que não sei o que acontece exatamente: ele volta para o passado? Seu ser atual deixa de existir e tudo que acontecera desde o dia do incidente com a turbina se modifica? Particularmente, acredito na primeira hipótese. Ele volta ao passado e permanece na cama, ciente do que está por acontecer, mas encarando a morte em prol da vida de Gretchen. As risadas que ele dá na cama e sua feição de dever cumprido dão a entender isso. Uma verdadeira prova de amor, sem dúvida.

Cena do filme Donnie Darko.

— Donnie, Gretchen e Frank.

Ao fim, todos sentem, estranhamente, alguma relação com Donnie. Gretchen se sensibiliza com o rapaz amassado pela turbina, Frank sente o olho direito. Aliás, aqui temos outra premonição de Donnie: numa alucinação, ele fura o olho direito do coelho, Frank no caso, e quando o mata, após este atropelar Gretchen, é com um tiro… no olho direito!

Estou atrás da versão do diretor, que traz alguns minutos a mais de filme, para tentar entender melhor. O filme é interessantíssimo, tem passagens desconcertantes e faz pensar, algo raro em se tratando de cinema.

Só para constar, a trilha sonora, recheada de músicas bacanudas da década de 1980, é ótima! E só pra constar (também), o filme se passa em 1988.

Definitivamente, não dá para entender Donnie Darko de primeira, logo após terminar de assisti-lo. Mais: diria que é impossível entendê-lo completamente sem revê-lo algumas vezes. Como só assisti uma, até agora, ficam aqui os esboços e rabiscos dessa primeira tentativa.

163 thoughts on “Entendendo Donnie Darko

  1. Olá, vi uma mensagem sua lá na lista de usuários de WordPress e vim fazer uma visita.

    Faz um bom tempo que assisti Donnie Darko, mas entendi mais ou menos do mesmo jeito que você. Só não estou certo se o filme todo aconteceu ou se foi um tipo de visão ou delírio dele, seja como for ele certamente teve uma revelação do futuro e foi levado a decidir: vivo sabendo que a mulher que eu amaria vai morrer ou me entrego à morte?

    Neste sentido o filme coloca em pauta algumas questões importantes nestes tempos tão egocêntricos, né?

  2. Confesso que dormi na metade desse filme. O entreguei na locadora sem intenção de voltar a alugá-lo num curto prazo. Agora, ao ler seu post, me animei a vê-lo novamente. Só que agora do início ao fim. E com bastante café na cabeça pra não dormir, como da outra vez.

    Se eu estiver achando tudo uma viagem sem nexo, volto pra reler esse post, feito um gabarito. hehehe

    Mas de filmes com roteiros mirabolantes, dos recentes, eu ainda continuo deixando “O Efeito Borboleta” no lugar mais alto do pódio.

  3. eu vi esse filme.

    não entendi lhufas, quando vi. depois procurei sobre no google e… continue nao entendendo lhufas :)

    ae, rodrigo, me adiciona no meu novo msn: edurj20@hotmail.com

    queria falar sobre umas paradas de adsense com vc, entre outras coisas.

    abração.

  4. Donnie Darko eh mt bom… um dos meus filmes preferidos… entendi algumas coisas, outras ainda não, mas pra isso tirei uma cópia do dvd, assim poderei assisti-lo sempre que der vontade… hehehehehehehe… acredito que eh mais ou menos como vc falou, pelo menos foi como entendi, com algumas coisas adicionais que tow sem tempo pra escrever aqui… mas acredito que a mensagem seja mesmo o sacrificio dele… se quiser trocar idéias me add no msn…

  5. Ok, com um pouco de atraso: meu entedimento do final é que, na verdade, todo o filme não passa de uma “visão” de Donnie, quando dois universos se cruzam em um dos buracos de minhoca — coisa que pode ser comprovada pela turbina que cai do avião. Por isso a pergunta de Donnie para o professor, sobre se buracos de minhoca podem se abrir assim, indefinidamente, e depois voltarem a se fechar. Ele vivenciou tudo aquilo, mas num outro universo. E viu aquilo tudo, do “universo principal”, onde ele, afinal, vem a morrer. Ele sabia que ia cair uma turbina, mas decidiu ficar. Decidiu salvar Gretchen e Frankie.

  6. eu assisti esse filme ontem e realmente não dá para entender de primeira..tem várias coisas q ficam em segundo plano..como o caso do palestrante pedófilo..aqueles dois “bullys” q estavam na casa da vovó morte..a professora puritana e sua obcessão pelo palestrante,a apresentação do donnie com a sua namoradinha sobre aquelas imagens boas..o cara de vermelho q vê os dois se bejando e depois está na porta da festa com uma lanterna..e no final q o frank esta no quarto do donnie (eu acho) e eu acredito não ter entendido tudo devido a todos esses fatos “paralelos” q ocorrem no decorrer do filme..
    Bom, é um filme ótimo e recomendável a todos q querem fugir um pouco dos besteirois..um pouco
    rodrigo depois me manda um e-mail falando o que você acha disso q eu disse por favor me ajude a entender o filme!
    abração
    meu e-mail é rafaguth@bol.com.br

  7. Rodrigo,

    Fico feliz toda vez que encontro um admirador desse filme. Respeito profundamente a sua análise. Mas acho que o filme está a cima de qualquer versão, compreensão ou entendimento. São tantos elementos importantes, simbólicos e universais que qualquer tentativa de “entender” a história acaba diminuindo o verdadeiro valor do filme. O filme é muito mais do que uma sacada ou um roteiro esperto. Se Donnie voltou no tempo, se ele viveu alguns dias num universo paralelo, se ele se sacrificou por alguém… essas coisas acabam sendo um detalhes. As angústias dele, o vazio da vida que ele tinha, a mediocridade das pessoas, o quanto ele se sentia sozinho, o fato dele ser um incompreendido… isso tudo e outros pontos que fazem o filme ser especial. É o cinema como deve ser. É a arte como deve ser. Sem sacadas, sem lições… mas com sensações. O filme tem uma atmosfera, tem uma cara, tem um universo próprio, um estilo, um traço, uma unidade… é um quadro, uma pintura. É pra sentir, não é para entender e dizer: “Ah… caramba! Era isso! Genial!”. É um filme sensível, apesar do esforço racional envolvido. É um filme “escuro” mas bonito.

    Enfim… se o que eu escrevi parece meio vazio, me perdoem. Mas é difícil definir o que eu acho desse filme. E a dificuldade de definir e de fechar uma idéia são um sinal de que o filme realmente vai além da sacação. Acho que o próprio personagem de Donnie veria o filme dessa forma.

    Abraço.

    • Um filme assim como uma propaganda, deve e pode ser inteliggente, porém, não adianta emocionar, tocar, surpreender, tem que vender, tem que ser compreensivel. Não estou julgando o filme, achei fantástico, inteligente, mas há muitos detalhes externos, que talvez fiquem somente na mente do diretor. A figura da professora, o outro professor, a própria garota, acho que eles adquirem vida própria no filme e que ficou meio no ar.
      Não sei, é um ponto de vista. Cada qual tem o seu.

      • Entendo perfeitamente o seu ponto de vista. Acho que o diretor deu um de artista incompreendido e não conseguiu expor as suas ideias de uma maneira sóbria.

    • Achei vazia a sua análise. Acho que o filme que se propõe ir além do entendimento não pode ser tão bom assim. Filmes bons podem trazer sobriedade até mesmo no caos das ideias do diretor. Vi esses filme várias vezes e entendo que a proposta foi extraordinária. No entanto, se tratando do processo de execução dessa ideia, creio que não foi tão boa assim.

  8. Concordo com o comentário acima.

    OBS.: Para aquele que querem compreender o sentido de todos os eventos simbolicos do filme, eu tenho o livro da Roberta Sparow, uma personagem chave em Donnie Darko, que ajuda bastante na compreensão deste filme. Quem tiver interessado é só me contactar no email. Afinal, esse o tipo de filme que quem assisti, terá seu próprio entendimento do que se passa no universo de Donnie Darko.

    A proposito, se tem filme mais complicado de entender do que “Donnie Darko” e “Efeito Borboleta” (que sinceramente acho o mais fácil de entender…) é “Cidade do Sonhos”. Até hoje eu gostaria de saber se alguem conseguiu a façanha de montar o quebra-cabeça do diretor David Lynch!

  9. O sacrificio de Donnie Darko vai alem de salvar frank e gretchen, ele tb salva a mae e a irmazinha, pois elas pegaram um aviao que perdeu a turbina, e provavelmente morreram tambem.
    Nao sei se vcs se lembram, mas a mae de Donnie soh estava naquele voo pq a mae de outra crianca do grupo de dança da filha estava ocupada demais tentando provar a inoscencia do escritor pedofilo cuja casa fora incendiada por Donnie, e pediu aos prantos pra que ela fosse em seu lugar…

  10. Donnie Darko é uma poesia cinematográfica, e muito mais do que um convite um desafio para a contrução de um labirinto mental, é na realidade expressão de sentimentos e valores que há muito nossa sociedade esqueceu, e nisso vejo explicação não só para a pouca bilheteria, mas também para a pouca percepção das variadas mensagens que esta obra prima passa, e que poucos conseguiram captar.

  11. Acabei de ver o filme…e 5 min depois entrei na net pra procurar explicações.Concordo com um post acima…é um filme a ser sentido…q esta longe de ser uma sacada certa e facil…é um enigma em si só….q da direito a mtas interpretações…babeiiii do filme…emocionante…envolvente…mas é isso ai…filmes assim são os melhores OMG…hehehe
    Isso pq to aki escrevendo s 4h da manha…Filme passou agora na Globo kkkk….vlws!

  12. Muito bom filme, já tinha visto ele uma vez, foi em 2003 e adorei, acabei de ver no SBT corrigindo o colega a cima e como ela procurando mais explicações. Vou comprar o DVD. Abraços.

  13. olha, sou o terceiro q asistiu o filme na madrugada e estou procurando sobre ele na net…
    bom, gostei mto do filme, um dos poucos q me fizeram abrir o google e digitar o nome pra achar alguma coisa a mais, provando q o filme nao prende vc apenas na tela, q fica na sua cabeça e o faz pensar no q se passou lá.
    um dos melhores róliudianus q eu já vi!

  14. Também assisti ao filme pela primeira vez nesta madrugadaa e assim como Bruno, posso dizer que este é um dos poucos que me fez procurar informaçoes na net e acho necessário assistir pelo menos mais umas duas vezes para poder fazer um comentario a altura.

  15. Muito bom esse filme. Foi uma grata surpresa numa madrugada sem muitas pretensões. Donnie Darko é um filme inteligente que trata de vários assuntos fundamentais, como, por exemplo, metafísica; disfunsões mentais e como elas são encaradas pelos profissionais da área, pela família e pelo próprio doente; relacionamento familiar entre mãe-filho, irmão-irmã, pai-filho e mãe-pai; sexualidade na adolescência; rejeição (neste caso se tratando da aluna oriental e gorda); e, principalmente, da educação que, infelizmente, ainda é muito maniqueísta, ou seja, não abre possibilidades para professores e alunos obterem uma crítica sobre o homem de uma forma holística.
    Donnie Darko é um jovem extremamente inteligente que questiona a existência humana com muita profundidade e sagacidade. Acredito que se existisse mais jovens como ele, esse mundo nosso não seria tão hipócrita e mesquinho. Ele morreu feliz por ter a possibilidade de salvar sua amada, sua pequena irmã e sua mãe. Ele viajou no tempo e compreendeu que quando o mundo não te compreende, te toma como louco, é mais fácil…

  16. Tambem vi o filme ontem no SBT. Complementando o post acima, concordo que uma das mensagens fortes do filme e a critica sobre o sistema educacional. Principalmente na cena em que o professor de Donnie prefere se abster de mais comentarios a respeito do tema viagem no tempo com medo de perder o emprego. O proprio fato de Donnie nao conseguir se encaixar no maniqueismo simplista da professora surtada, representa muito bem o desconforto dele (e lamentavelmente so dele) em relacao a um mundo determinista e guiado por estereotipos.

  17. Eu também vi o filme esta madrugada. Não sou muito “ligado” em filmes, mas os de terror psicológico, como “O bebê de Rosemary”, com Mía Farrow, ou “Vanilla Sky”, com Tom Cruise (refilmagem de “Abre los Ojos”), me encantam. O final de “Donnie Darko” é realmente intrigante e sugere dúvida nos telespectadores. Concordo que o filme tem como escopo uma mensagem a transmitir. Se vai ou não, é outra coisa.
    Gostaria de poder discutir o filme com alguns que, como eu, ficaram aficionados. E-mail/msn: trash1953@hotmail.com

  18. Olá,Rodrigo.
    Concordo em parte com o que vc disse bem como algumas possíveis mensagens passadas pelo filme citadas por aqui.
    Mas na verdade,o que mais me chamou atenção foi a incrível(e bem familiar aos dias de hoje)atmosfera de tédio presente do início ao fim,comum a maioria dos personagens.é como se alguns tivessem desistido de lutar contra o sistema e sua mesmice,contra a falta de originalidade e criatividade.E Donnie me parece ser a pessoa/personagem que está ali justamente pra ser o contraponto a essa apatia reinante.Apesar de ele mesmo dar sinais claros de cansaço,como se estivesse lutando por uma guerra perdida;mas pela qual ele ainda acha que vale a pena lutar.
    Por isso ele continua tentando:desafia professores ultrapassados,métodos antiquados,falsas verdades absolutas,trazendo assim mais autenticidade a um meio tão tedioso.Donnie é tão natural,tão autêntico que chega a ser pertubador pra quem não o compreende.Mas ao mesmo tempo(e por isso mesmo)instigante.Aliás,creio que essa seja a melhor palavra para definir o filme.
    Obs:A trilha sonora também foi um ponto alto do filme pra mim,é realmente ótima!

  19. Pergunta!!

    Se ele viu no futuro que a mocinha morreria e voltou, e se sacrificou pra salvar a dúvida, não se pode levantar a questão do filme “A Máquina do Tempo”?? Se ele, voltando ao passado e morrendo, ele não conheceria a mocinha e ela não estaria com ele nakela hora em que ela é morta, logo ele não teria um motivo pra voltar no tempo e sendo assim seria impossível salvá-la…

    Eu tô confuso

    • Simples. Deixe-me explicar minha tese sobre isso. Ele volta no tempo. Ao voltar e agir de forma diferente ele cria uma segunda realidade onde a Gretchen não irá conhece-lo. Logo ela não é morta naquela realidade. Quanto que na outra nada pode ser feito. Por exemplo digamos que Donnie tivesse voltado pra “primeira” realidade. Lá Gretchen ainda estaria morta e nada que ele fizesse poderia salva-la.

  20. Acredito que a espaço para mais uma interpretação possivelmente correta do filme.Agora temos duas interpretações:
    1ª: a do autor do texto la em cima
    2ª: Pode ser que, se ele realmente tivesse o dom de prever o que iria acontecer, estria a ponto de fazer uma escolha, viver ou morrer. Todo o filme pode ser uma especie de premonição do que aconteceria se ele vivesse, então, apaixonado pela sua propria premonição (ou alucinação), tenha se deixado morrer, assim salvaria a garota que tanto gostava.

    Uma coisa é certa, durante o filme, varias passagens se encaixam misteriosamente ( como o fato de vovó morte estar esperando uma carta, que ele manda no final; o fato de ter que ir até a adega, que foi dito pela professora; o fato de Frank, o cara do coelho, ser namorado de sua irma e Donnie ter o visto, o fato de Frank ( o verdadeiro, nao a alucinação) ter ido buscar cerveja, oke lembrou Donnie da adega; o fato de Frank ( a alucinação) dizer que veio do futuro e aparecer no futuro como namorado da irma de Donnie; e muitos outros…

    O encaixe perfeito só nos leva a crer que Donnie podia ver o futuro, ou alguma coisa lhe deu a chance de escolher entre a vida de Gretchen e a dele… essas duas possibilidades, uma mencionada pelo autor do texto, outra por mim, são possiveis, mais impossivel dizer qual a certa…
    quem sabe as duas interpretações estejam corretas…quem sabe?

  21. Galera, são 5:17 da madruga, também acabei de assistir Donnie Darko (em DVD) e fui no Google pra procurar mais explicações sobre ele. É engraçado, concordo com tudo o que foi escrito aqui – as interpretações, as observações, os detalhes, as comparações com a vida atual, as dúvidas que ainda ficam sobre o filme etc. – mas infelizmente não mudei minha opinião. Como disse uma colega mais acima, o filme possui uma atmosfera de tédio, mas acima disso achei o próprio filme um tédio. Eu até me disponho a ler o livro da Roberta Sparrow pra entender melhor o filme, mas não sei, comigo Donnie Darko não funcionou. Há filmes que me senti instigado a assistir de novo por não entendê-los na primeira vez, mas não sinto o mesmo com Donnie Darko.
    Sei que estou contrariando a maioria dos posts deste blog e de outros sites, mas fazer o quê, foi meu sentimento sobre o filme.
    Segue meu e-mail se alguém quiser comentar o que eu disse ou me xingar em particular: edsonraposo@gmail.com

  22. Assiti o filme e achei confuso!
    O que me levou a procurá-lo na internet é que após sua exibição no SBT procurei pra locá-lo, porem não obtive sucesso, só o encontrei para comprá-lo.
    Na http://www.videolar.com eu consegui o DVD por R$ 13,00 e com o frete por R$ 19,00.
    No blog você disse que procura a versão do diretor, bem, este DVD possui cenas deletadas, que ao meu ver não acrescentam muita coisa ao filme.
    Só o assisti uma vez e sinto necessidade de assisti-lo novamente para melhor entende-lo.
    Fica ai a sugestão da compra do DVD, uma vez que no Submarino ele está por R$ 40,00.

    Um abraço.

    Welton

  23. Bom, Pra mim, as duas realidades aconteceram…
    Ele viveu a realidade da morte da namorada e do frank, e consequentemente da mae e da irma… e tb viveu a realidade na qual ele morreria, ja sabendo q isso poderia evitar a morte dos outros…
    Esse filme conseque ser tao foda qnt ele é confuso…

  24. Acabei de ver de novo e continuo em dúvida. A turbina teria atravessado um buraco no tempo e caido sobre o quarto dele 20 dias antes do real acidente? Frank (que tomou um tiro no olho) teria voltado para avisar Donnie que aconteceria akele acidente, tirando-o do quarto no exato momento, e tal fato desencadearia em todos os outros acontecimentos causados por Donnie (alagamento, incêndio, entre outros), inclusive a posterior morte de Frank e Gretchen?

    No meu post anterior citei o filme A Máquina do Tempo, mas neste filme, ele tenta voltar do futuro para desfazer um acontecido. Já em Donnie Darko, ele é avisado no passado, sobre acontecimentos futuros e decide então mudar isso.

    Ai ai, me ajudem…

  25. Amei o filme!!!
    Só não consegui entender direito a participação
    da Drew Barrymore no filme…
    Por que ela disse:”eu sei”… para o outro professor???
    Depois que Donnie volta no tempo
    ela está dormindo com o tal professor…
    Por que eles não estavam juntos antes???
    Donnie participou nisso de que forma??
    E o que significou Cellar Door… no filme???
    Beijus galera!!!

  26. Donie ja se mostra um adolescente diferente de todos os outos, com visões que nem ele mesmo acredita ter sem saber de onde e por que alguns acham ele louco alguns não o intendem, teve sertas coisas neste filme que eu não entemdi outras que me levou a me questionar.
    agora que li alguns comentarios intendi um pouco melhor
    gosto muito deste filme, pois é um filme totalmente diferente dos outros
    em algumas coisas me indentifiquei.

    abraços

  27. Olá Rodrigo e amigos…

    Donnie Darko é sem duvida um filme-arte, que usa a imaginação como poesia e convida a um passeio sobre as referencias modernas para uma adolescencia talvez do proprio autor.
    Há muitas escolhas nos filmes que indicam o significado das metaforas, mas destaco algumas para aumentar o debate´:
    - O fato de se passar na decada de 80 ( quem sabe retratando um despertar da humanidade ou do próprio Kelly)
    - Na saida do cinema um close para uma propaganda do filme “A Ultima Tentação de Cristo” de Martin Scorcese ( quem não viu, corra para assistir e depois comente a relação dele com a história de Donnie Darko.)

    Um abraço!

  28. eu terminei de ver o filme com aqueela cara de ué.. fui no google tentar entender.. e por fim q achei essa pagina. muito esclarecedor tudo isso! sobre a risada do donnie, no final, pensei a mesma coisa.. mas nao tinha ido tao a fundo, sobre permanecer no quarto pela gretchen! o filme acabo faz 10 minutos e quero ver de novo, como se eu fosse entender tudo melhor… aiuhauia mas otimo tudo o q vc disse! :)

  29. ahh. filme bom demais.
    mesmo.

    amei as tuas conclusões, a cada vez eu entendo mais (ou menos, er) esse filme :]

  30. Eu ñ aguentei ver o filme todo e o devolvi para a locadora sem entender nd mesmo!!!
    mais agora que vi e li esse post vou aluga-lo novamente e ver se entendo um pouco…

  31. Boas!

    Eu tinha o DVD do filme há muito tempo mas só hoje o vi pela primeira vez… pensava que fosse de terror, mas fiquei totalmente intrigado e fã deste filme tornou-se num dos meus filmes preferidos e como já foi dito o fantastico deste filme é que ficamos presos na tv.. e depois pelo que vejo atraves dos comments leva muita gente a pesquisar mais sobre ele, fica mesmo na cabeça… Quando acabei estava toa nao percebi muito bem, mas este blog esclareceu-me muito

    abraços de portugal!

  32. Isto pode parecer parvo… Mas acho que o filme poderia intrigar mais ainda.. se no final quando o miudo pergunta a namorada de donnie se ela o conhecia ela respondesse que sim, e de outra forma tornaria o sacrificio de donnie ainda mais nobre…

  33. Li todos os posts e, infelizmente, algumas conclusões apresentadas foram muito óbvias e as mais ousadas não têm lógica alguma, apenas quanto aos aspectos periféricos do filme, como o que o colega falou sobre o tédio.

    Apesar de toda a “arrogância” do meu comentário, não tenho contribuição a oferecer…

    Acredito que Donnie Darko é um filme-charada: os curiosos devem ir em busca das pistas, das sutilezas que ele oferece (o livro de Sparrow, o filme de Scorcese, entre tantas outras) para, enfim, compreendê-lo.

  34. vei, ta uma bosta sua interpretaçao
    fora que ce diz que donnie fura o olho de frank, mas nao, frank ja estava com o olho furado quando tira a mascara na cena do filme

  35. Olá!
    Na verdade, não creio que Donnie tenha poderes, ou qualquer cisa assim. Embra tenha mais perguntas do que respostas, creio que entendi a natureza do filme: na verdade, tudo o que vemos sendo exibido é uma reconfiguração do passado vivido por Frank! Frank é o “narrador” da própria história, sendo que ele altera a realidade dos fatos que aconteceram, de acordo com as imagens e representações que existem em seu inconsciente. Como cheguei a esta conclusão? Pelos seguinte: 1- Existe um trecho do filme em que Donnie diz que pode ser um herói, que quer ser um ecritor/pintor (ou seja, algué que cria uma realidade e a representa da maneira como quiser); 2 – Quando Frank aparece no final, aparecem vários desenhos feitos por ele da fantasia de coelho que ele vestia, mesmo desenho que Donnie faz no calendário! 3 – Ao saber do guru pedófilo, a “irmã” de Donnie diz que o pai dela jogava golfe com ele, mas que nós vemos jogando golfe com ele não é o mesmo que aparece como o pai de Donnie! 4 – Na cena em que Fank aparece no banheiro, em que há um “campo de força” ele diz “Posso fazer o que eu quiser! E vc tb pode”! (Frank pode fazer o que quiser porque tudo o que está acontecendo é uma recriação da realidade, feita por ele mesmo, e Donnie, como representação do próprio Frank, consequentemente, tb pode fazer o que quiser! 5 – A “Viagem no tempo” na verdade, nada mais é do que retornar ao “passado” das lembranças do que já aconteceu e dar a elas um novo significado, porque Frank já sabe o que “aconteceu” e como ele mesmo está recriando a realidade, ele sabe o que acontecerá, porque será aquilo que ele quiser! É sobre isso que Donnie conversa com seu professor, quando ele diz “A fenda no tempo pode surgir em qualquer lugar”! Surgiu na mente de Donnie, que é a representação de Frank!
    Agora, a grande pergunta: por que Frank está “recriando” a realidade? Talvez por remorso, porque ele matou Gretchen, e o olho furado, a própria morte, sejam formas dele se punir; ou por que ele foi abusado quando criança pelo pedófilo e, tocando fogo na ksa dele, ele esteja se vingando! Talvez seja tudo isso, u nada disso! Talvez tudo que eu tenha dito seja uma grande bobagem e a interpretação seja outra! Aliás, esse é o grande problema do filma Donnie Darko: é importante que, como obra-de-arte, ele nos traga dúvidas, nos faça pensar, mas ele precisa oferecer elementos concretos, estabelecer relações lógicas (não óbvias e previsiveis, claro) ou que tenha sentido, pelo menos no todo, permitindo que se chegue a alguma conclusão consistente de alguma coisa, mesmo que ainda hajam dúvidas e possibilidades de interpretação, mas que não afetam o entendimento geral do filme. É possível compreender o sentido geral de Donnie Darko, porém, s vezes, ele é suplantado pelas dúvidas, que podem desmantelar este mesmo sentido. Contudo, é um bom filme, bem editado, bem dirigido, com uma boa trilha sonora, é um filme que escapa ao convencional sem ser completamente sem sentido (quer dizer, o filme diz alguma coisa, comunica algo) e original (mérito do criador da história).
    É isso!

  36. Bom, tentando ser um pouco objetivo (se é que é possível depois de ver o filme), a fenda, ou o buraco de minhoca que se abre e faz a turbina vir do futuro, também faz o caminho inverso.
    No momento que esta fenda se abriu, Donnie foi capaz de se projetar no futuro. Só que um futuro um pouco confuso, aode os arquétipos da sua mente tomaram forma.
    Ele teria alagado a escola e incendiado a casa. Ele acreditou ter motivos para isto. A figura do coelho foi como se o seu lado “mau” lhe influenciando. E pq o coelho? Porque era sua referência de “mau”. Ele matou sua namorada.
    Ok, mas o coelho aparece antes da namorada?!?!?!
    Bom, mas se entendermos que nada daquilo aconteceu, e que ele apenas viu o que iria acontecer, não existe antes ou depois… Ele estava na sua cama!
    E fez uma escolha!

  37. Cada vez que vejo o filme e cada vez que vejo as possíveis interpretações fico mais confusa!
    *Quando Donnie vai perguntar para o prof sobre a filosofia do tempo já tem na mesa do prof uma revista que está falando sobre a “filosofia do tempo e o buraco negro do big ben” coincidência?! e ele tem tbem por “coincidencia” em sua mala um livro da velhinha morte!
    Outro mistério é a gordinha que vive aparecendo misteriosamente o filme td! pq será que ela é tão focada no filme?! (e ela fica sempre embaixo do mascote da escola triste) e aparece nos lugares que Donnie está e ainda tem uma “agenda” que parece mais um livro sobre “Donnie Darko.

    Porque qdo o donnie morre o Jim está chorando ao acordar?
    Fora que no filme após a caida da turbina dá a entender que Donnie já sabe tudo q vai acontecer! tanto é que qdo ele pergunta para o coelho o q vai acontecer o coelho fala “pensei que já soubesse”! e fora mais outras coisas como qdo a Gretchen fala que o nome dele parece de super heroí e ele diz porque acha q não sou!
    e qdo ele discute com o professor pela segunda vez a respeito do controle do tempo, a respeito de deus e talz e o prof diz que não pode mais falar sobre isso!
    Muitos mistérios!

  38. Eu vi o filme ontem. Gostei muito do comentário do guri: Márcio. Ele disse tudo. O filme simplesmente não tem uma explicação só, tipo, não é só sacar a mensagem principal, se ele voltou ou não no passado, se ele se sacrificou ou não pela família e e pela namorada e tal. Tem várias mensagens subliminares. Várias. E sobre um comentário que li aqui, dizendo que ele também salvou a mãe e a irmãzinha escolhendo morrer e tal, mais um detalhe: no começo do filme, quando cai a turbina e começa a história, a mãe e irmãzinha estão em casa, todos estão em casa, e então, fica sugestivo. Porque no final, subentende-se que é o avião que elas estão, só que no começo já da história, elas sobrevivem e ninguém consegue entender de que avião veio. Enfim… Esse filme ficou na minha cabeça, e sonhei com o Donnie o tempo todo, rs, e fiquei horas na madrugada sem dormir tentando entender, descobrir coisas subentendidas… Achei excelente e me identifiquei em muitas coisas com o Donnie. Acho que o filme não tem simplesmente uma explicação, ele veio para fazer pensar mesmo. Gostaria de conversar sobre o filme com quem tiver interessado, meu msn é: deni_de123@hotmail.com

    Um abraço Rodrigo, excelente blog.
    ;)

  39. Gente DONNIE DARKO é mais q um simples filme é como um adolescete pensa é a realidade junto com a verdadeira pessoa dentro dele. Esse filme abre a mente para coisas que tem gente que nem sonha em pensar. É vida apos loucura, i vece-versa.
    Para quem realmente entedeu o filme é mais q um simples roteiro e para quem não entendeu aconselho a ver novamente pois ira entender DONNIE DARKO.

  40. Uma contribuição: já que o filme e envolto em símbolos, acho que a escolha da fantasia de coelho não foi casual. Será que tem a ver com “Alice no País das Maravilhas”, que destaca a figura do Coelho como o ser que encaminha a protagonista por aquele universo?

  41. Nao tinha percebido nada do filme ate ler os vossos comentarios. Para mim donnie escolheu entre morrer e salvar a gretchen e a sua mae, e nao morrer sabendo que a namorada q ele viria a ter e a sua mae iam morrer.Mas vou assistir novamente

  42. Olá. Foi ótimo encontrar fãs desse ótimo filme. As palavras do rodrigo me ajudaram a compreender o filme e achoq que algumas questões levantadas ao longo do post são explicadas com os pormenores já citados. O filme é cheio, eu diria lotado de referências, e são essas referências que completam a imterpretação lógica do filme. Apesar do filme ser algo que se pense ser incompreensível, não se iludam pois há sim uma lógica coesa e consistente. Não é a too que o roteiro do filme é muito elogiado. Ele não se contradiz.Voltando aos pormenores, O filme carrega um lado religioso cristão,que parece ter ficado esquecido nos comentários que vi sobre o filme,percebemos isso quando donnie sai do cinema e vemos que junto com Evil Dead, que ainda que forma muito sutil faz referência a viagem no tempo,está em cartaz Última Tentação de Cristo, de Scorcese. É uma referência direta ao sacrifício que Donnie acaba cometendo no final. O livro da vovó morte aparece num momento do filme para explicar acontecimentos passados e nos dar uma idéia do que vem pela frente.Outra referência religiosa é a presença de Cunningham que parece com um falso profeta. Acho que a espinha dorsal do filme é o sacrifício.O filme diz claramente através do livro de vovó morte que aqueles que estiverem envolvidos no fenômeno do universo tangente verão isso como sonhos, por isso vemos no filme os personagens acordando, outros acordados, mas todos com a sensação de tristeza. Concordo que o filme é complexo, bastante, mas ele é tbm ao mesmo tempo auto-explicativo.

  43. Eu entendi mais da metade do filme, miais o q eu naum entendi direito , é:
    Quem é o coelho?
    Fikei mo assustada com o final desse filme , porque quue eu me lembre esse foi o primeiro filme que eu assisti que naum teve um final ffeliz!
    Mas gostei bastante acabei de assisti,
    mais acho q vo te q assisti mais umas duas vezes,
    Meu primo disse que noo site do filme , tem o livro escrito pela vovó surda

  44. Baixei e assisti a versão do diretor, é Show.
    Ja tinha assistido a muito tempo atras , mas naquela epoka nao tinhamos internet a jato e turbinada como hoje e muito menos gravador de DVD , acabei virando um colecionador de DVD.
    Assisti esta versão do diretor há umas 3 semanas atras e volta a repetir é muito 10.
    Logo que assisti a 1º vez Donie DArko , me identifiquei com o filme achei o maximo o ator de Zodiaco -2007 . Mesmo nao entendendo o filme ou a mensagem , mesmo assim para eu deveria ganhar um tremendo de um oscar na epoka ou agora como CRiatividade nova , é muito complexo o filme mas ao mesmo tempo é bom ainda mais quando se aparece o coelho e se descobre que é Frank e ainda tem o olho furado por uma bala e a voz então , minha filha tremeu, mas expliquei que nao é um filme de terror , mas isso ela só começara a entender daki uns 6 anos ,quando tiver 10 anos de idade .
    Bem alguma partes eu me perco , mas ja disseram que o diretor do filme ja o esclareceu em um debate. Bem eu nao entendo bulhufas de ingles , ae fica dificil.
    Minha duvida é se ele sonhou tudo aquilo , tipo ele ficou na cama o tempo todo e o que vimos foi uma premonição como muitos disseram e juntando com a paranoia dele tudo aquilo ficou confuso e ao mesmo tempo mostrou o que poderia ser no futuro, ele viu que seria uma merda e resolveu ficar para a turbina do aviao o esmagar ou tudo aconteceu mesmo de acordo com o universo tangente e ele realmente tem o poder de voltar para o passado e mudar o futuro.
    Mas o mais engraçado na historia é com o cara da aviação e especialista diz , que a turbina veio do nada.
    Muitos dizem que para salvar a mãe ele teve que trazer a turbina para o passado e assim o avião nao existiria no futuro , salvando da mãe a irma. Ele tbm nao precisaria inundar a escola , queimar a casa do pastor nervoso e pedófilio e assi ma vida continuava para o charlatão. Ficando assim a unica coisa plausivel a história dos Smurfs .. rs
    Otimo filme e ainda preciso assistir e ler de novo sobre ele.
    O que eu queria entender de verdade seria qual a visão do diretor perante o filme , tipo o que ele nos quis mostrar ou provar se seria mesmo uma premonição ou tudo aconteceu mesmo e depois ele voltou para o passado, afinal de contas o que apareceu para ele foi o coelho morto no futuro , mas o tempo era no passado. Tipo é um filme onde muita coisa fica no ar ainda .

    abraços a todos
    meu email é marinhomarisa@uol.com.br

  45. Boas, li o teu comentário sobre o filme..e tb já o vi várias vezes. E curiosamente, hj vamos vê-lo cá em casa:) gostava de adicionar ums coisas ao teu txto: donnie qd incendeia a casa do Cunningham é com um objectivo, que a mãe vá com o grupo de dança de aviao para o espectaculo que elas vao dar ja nao me lembro onde. Passo a explicar, quem devia ir com as garotas era a professora que todos odeiam, mas essa adora o Cunningham e organiza um grupo para defendê-lo. Assim,sobra a mae de Donnie para ir. Neste filme ocorrem dois universos paralelos,e o que nós vemos é o paralelo..no que Donnie faz o papel de Living Receiver (senao me engano no nome),como descreve o livro da avó morte. Donnie tem o objectivo de salvar o mundo (pois um objecto do futuro foi enviado para o passado,e se isto nao for corrigido o mundo acaba), ou seja, tem que fazer com que o acidente de aviao ocorra…e o motor caia no quarto dele. E acho q ele nao volta ao passado,simplesmente volta do universo paralelo (como tb é explicado no livro da avó morte), e volta com o objectivo cumprido. Esta é a minha maneira de explicar as coisas…mas o que nao percebo é mesmo o motor de aviao cair, já que ele conseguiu o seu objectivo ( que como dizia no livro da vovó, o Living Receiver tem a funçao de levar o Artifact, que é o motor, para o seu espaço temporal). Se algm me conseguir explicar..força:) por fim, Donnie Darko é dos melhores filmes que já vi…gosto de filmes que me ponham a cabeça a trabalhar ;p é um filme que concerteza ainda vou ver mtas mais vezes! Abraço.

  46. eu vi o filme, mas pensei muito, não consegui vê-lo com meu maximo de atenção pq vi na escola, irei comprá-lo para assistir denovo =D

    sobre o filme, eu axo q td foi um sonho do FRANK e DELE
    eu tava vendo umas coisas e se vcs preceberem olhem isso
    D O N N I E- D A R K O= on die, no dark
    no die, on dark
    on die, on dark
    no, die, no dark

    a primeira q me feiz pensar sobre o motivo da morte dele,vou traduzi-la, nao literalmenete mas do meu ponto de vista:
    na morte, sem escuridao ou morte sem escuridao, etc

    a vovo morte q me feiz fikr confuso, oq ela faiz no filme? é ela q por sinal espera algo da caixa de correio, mas o tal ”algo” chegou? SIM, não sabemos exatamente oq mas poderia ser donnie, uma carta de donnie e etc
    eu não vi a versão do diretor

    e sua explicaçao me feiz entender melhor o filme ^^

  47. O ponto principal do filme é a vovó morte… pq será que ela sempre vai ver se tem cartas?
    Lembre-se que ela escreveu um livro sobre uma porta no tempo.
    Esse filme é nota 10.
    Mas parece que o diretor não ez sucesso, uma pena.

  48. Eu compreendi este filme com um outro olhar! Na verdade o que importa em Donnie Darko não é o roteiro em si, as explicações,os entendimentos. Mas sim o que está por trás disso!

    O filme demonstra claramente uma crítica magnifica a sociedade, aos aspectos morais, a familia, as instituioções, ao amor, ao sentido da vida e a religião! A doença (esquizofrenia) de Donnie é somente uma forma de conceituar a forma como ele percebe a realidade, uma vez que em todos os casos de estruturas psicóticas (como no caso da esquizofrenia), o sujeito nao percebe o real da forma como nós, indivíduos neuróticos percebemos o mundo que nós cerca! Nos casos de esquizofrenia a pessoa se volta para si mesma, ou seja, não tem um contato com o outro, com as regras sociais, com as sociedade e suas leis. Essa pessoa é movida por impulsos e desejos (agressivos e sexuais), fazendo com que, no filme, este aspecto psicótico sirva como um ataque todas as instituções presentes (familia, igreja, escola, etc.).

    A doença de Donnie (incluindo seus atos impulsivos, sua necessidade de não se guiar conforme regras sociais e suas alucinações) é somente uma forma bem elaborada de fazer uma crítica social parecer inofensiva aos olhos de quem assiste ao filme.

    Isto tudo fica evidente quando o diretor enfatiza o “OLHO”. Frank tem o olho furado, Donnie ataca o olho de Frank, na cena em que ele volta para o quarto, ele está ao lado de um olho gigante. O olho é o orgão responsável pelo contato com a realidade, sem ele seriamos guiados por instintos, não veriamos o outro, não saberiamos como nos reportar aos aspectos sociais. O olho é simbólico neste caso, e serve para representar a crítica que contém no filme.

    Donnie, por meio de suas alucinações, ataca a instituição de todas as formas. O machado na cabeça do cachorro (símbolo da escola) comprova este ataque. É um ataque sutil, simbólico que tem como objetivo a destruição do institucional (por isso Donnie faz o que vem a cabeça, não segue regras e nem padrões).

    A discussao sobre os Smurfes, assim como todos os aspectos do filme, segue está mesma lógica, de não recalcar os impulsos sexuais e agressivos comuns aos indivíduos em prol da vivencia em grupos, da constituição da civilização e da possibilidade de amor. O filme retrata perfeitamente o livro “Mal estar na civilização” de Freud por meio de uma metaforização da constituição do social em troca dos nossos instintos primitivos.

    O filme, portanto, realiza brilhantemente a crítica sobre “A renúncia da felicidade em troca de uma parcela de segurança”, fazendo com que os indivíduos fechem seus OLHOS para o real e se prendam s regras de conduta socialmente aceitas.

    O restante: roteiro, trilhas sonoras, brisas e viagens de Donnie são somente floreios para que queles que assitem não percebam esta crítica bem bolada logo de cara. É uma forma de possibilitar a reflexão do sujeito, tão importante na sociedade em que nós mesmos estamos inseridos, evitando portanto, a alienação!

    Espero ter sido útil para a compreensão do filme de alguma forma.
    Tudo é muito confuso, mas incrivelmente bem elaborado!

  49. O filme é muito bom, mais ele é muito confuso, tipo porque ele fica vendo aquele coelho, se ele fosse apenas uma alucinacao ate que tudo bem, mais o coelho e uma pessoa normal, acho que nem o diretor do filme consegue entender o final

  50. entao…. gostaria de falar que assisti esse filme a 2 dias atras e realmente no 1 momento me pareceu sem sentido nenhum… minutos depois parando pra pensar descobri o quanto interesante eh… apesar de estar chegando a conclusao que o filme realmente nao tem uma total explicacao… ja o fato de falar sobre viajem no tempo deixa muitas coisas em aberto… achu incrivel que pouca gente tb comente que ele nao salva somente grechen,,, mas sua mae e sua irma provavelmente tb… pq se nada daquilo acontece depois… talvez elas nao estarao mais naquele aviao… enfim eh um filme muito louco e muito interessante… e com certeza deixa em aberto para varias interpretacoes… :)

  51. Sei que eh tanto tarde pra mandar a opiniao sobre o filme, ja que vi ha tempos e esses dias eu li sobre uma possivel continuacao dele.
    Lembro que quando vi nao achava ninguem que tinha a mesma opiniao que eu, mas essa Beta que comentou aqui tem a mesma opiniao que eu quando vi pela primeira vez. (ja vi esse mesmo comentario dela em 3 blogs)

    E sobre a relacao montada no filme a partir das simbologias, eu tenho a mesma opiniao que voce. Que o fim do mundo, na verdade, era o fim pra ele, a morte, e que ele volta no tempo pra poder salvar a sua garota.

  52. Assisti a esse filme o ano passado, no dia do meu aniversário, foi o melhor presente de todos!
    Uma viagem diante uma dimensão que as pessoas desconhecem, talvez realmente seja pelo egoísmo que há nas pessoas nessa nova era, onde é cada um por si.
    Pelo que entendi, realmente aconteceu, tudo, mesmo que sendo apenas uma viagem mental do personagem, aliás, grande interpretação do ator.
    O filme deu insônia, fiquei pensando nele a noite inteira, fascinada e ao mesmo tempo intrigada, quando o filme terminou foi como se alguém querido que estivesse de férias em minha casa tivesse ido embora, me cativou mesmo, me fascinou do início ao fim, já assisti inúmeras vezes, um dos únicos que vale a pena rever.
    Bom, essa é minha percepção, mas cada um tem o direito de entender como quiser.
    bjusss
    =D

  53. donnie darko é o melhor filme que já vi na minha vida. eu me identifico com os pontos de vista e as idéias expressas nele, adoro os diálogos e as situações estranhas, as referências e todo o clima bizarro da história que eu acho simplesmente genial. acho que o donnie darko é uma reinvenção do genêro de super-herói nos cinemas (ele tem até aquele uniforme de caveira que usa no final com o capuz) e eu acho o frank um dos personagens mais incríveis que já vi. assisto o filme de tempos em tempos pra ver se percebo algo novo, e sempre percebo.
    ninguém lembrou de comentar aquela fala do frank que diz que o seu nome era o mesmo do seu pai e do seu avô, e depois, durante a palestra do gunningham ele diz que conheceu um garoto trágico chamado frank. talvez exista alguma relação nisso. também percebi como os outros personagens parecem entender o fato de donnie ser o protagonista, o herói que deverá morrer por todos, para que o universo sobreviva, talvez seja por isso que ele escreva they made me do it no chão do colégio. a gordinha cherita possui uma agenda com o seu nome, a professora drew barimorre e o professor falam sobre ele e sorriem e a gretchen senta ao seu lado quando entra na sala, o elegendo o garoto mais bonito. também percebo a relação estranha existente entre donnie e sua mãe, sempre tratando-a mal de propósito, para que ela perceba e, no final, mesmo sem se conhecerem, ela e gretchen se cumprimentam. existe também aquela estranha referência na parte que eles saem do cinema, em que o filme a última sensação de cristo e evil dead estão passando, representando, eu acho, uma espécie de dualidade entre céu e inferno, vida e morte, deus e o diabo.
    gosto de pensar que donnie darko sabe, desde o começo de filme, que ele vai morrer, por isso ele faz o que sempre quis fazer (coisas que talvez qualquer um de nós fizesse se soubesse que ia morrer), ele inunda a escola, destrata o gunningham na frente de todos e depois o denuncia como pedófilo, arranja uma namorada – eu acredito que eles transam no final do filme, quando sobem ao quarto, é como se fosse o último momento de felicidade de donnie antes do final trágico, o ultimo suspiro. acho que o frank serve para lembra-lo de que ele deve morrer, de que sua morte é realmente necessária, como se ele fosse um jesus cristo moderno.
    enfim, existe um monte de coisas a ser dito sobre esse filme e espero ter contribuído com a discussão.

    • Uma coisa que deve ser observada, é que o filme a última tentação de Cristo possui um enredo semelhante a Donnie Darko. O filme conta um período da vida de Cristo também em um mundo alternativo ou como queiram chamar, em que o Cristo não aceita morrer na cruZ, e ele dá continuidade sua vida como um homem comum, enfim isto ocorre grandes consequências, fazendo com que Jesus retorne ao momento da cruz para que ele possa morrer e salvar a humanidade.Com certeza há uma relação forte entre estes filmes e ele não foi acrescentado á toa. Quem quiser conferir assista o filme “A última tentação de Cristo”, vai te dar muitas pistas para que vc possa entender o filme de Richard Kelli. Mas gostei muito do seu ponto de vista Raoni.

    • Uma coisa que deve ser observada, é que o filme a última tentação de Cristo possui um enredo semelhante a Donnie Darko. O filme conta um período da vida de Cristo também em um mundo alternativo ou como queiram chamar, em que o Cristo não aceita morrer na cruZ, e ele dá continuidade sua vida como um homem comum, enfim isto ocorre grandes consequências, fazendo com que Jesus retorne ao momento da cruz para que ele possa morrer e salvar a humanidade.Com certeza há uma relação forte entre estes filmes e ele não foi acrescentado á toa. Quem quiser conferir assista o filme “A última tentação de Cristo”, vai te dar muitas pistas para que vc possa entender o filme de Richard Kelli. Mas gostei muito do seu ponto de vista Raoni.

  54. meu deusssssssss

    acabei de assitir

    aluguei

    esse filme deixa mais perguntas do que respostas

    ele faz a cabeçça funcionar msm

    há no minimo 3 interpretações diferentes

    - ele volta no tempo

    - vislumbra uma realidade paralela

    - ou frank o coelho que conduz toda historia, pra corrigir os erros do passado

    demais demais, vai pra lista dos meus favoritos

    junto com

    7º selo
    Brilho eterno de uma mente sem lembrança
    labirinto de fauno
    zona de risco

  55. Não sei se alguém notou , mas dps que a turbina caiu no quarto de donnie e a familia vai pro hotel a primeira cena de seus pais conversando na cama do hotel eles falam sobre um tal de Frank que morreu a caminho do baile de formatura e o pai de donnie disse q o frank sempre dizia que era amaldiçoado … e pergunta para a mãe de donnie será que irão dizer o mesmo de donnie (por ele ter trapaciado a morte) Ou seja Frank era do passado dos pais de donnie e do futuro de donnie e se um per5manecesse vivo o outro não poderia e vice versa.

  56. Eu posso diser que na verdade, Donnie Darko,é o meu filme preferido! e marcou muito minha vida!
    eu me lembro que aluguei esse filme com meu ex”namorado, e ele NUNCA tinha ouvido falar em D.D, e ele me disse asim no meio do filme; presiso te mostrar uma coisa depois do filme.e nao sei se vcs lembram mais quase no fim aparece uma data,
    2 de novembro de (nao lembro o ano), mais foi exatamente na data que meu ex nasceu!
    e no mesmo dia, NA PARTE DA MANHA! ele tinha feito uns desenhos, e fes um coelho, muiiito parecido com o Frankie, foi de da medo!ate hj me assusto!

  57. Poutz acabei de assisti-lo…
    Achei sensacional e completamente intrigante..minha cabeça está a mil..incrivéll,como vários já disseram ai creio que não tem um explicação única cada um vai entenden-lo de uma maneira,é um filme que te da as peças do quebra cabeça ,e cada um o monta do seu jeito.Até agora não consegui uma opnião concreta a respeito e tenho certeza que vou vou pra cama com a cabeça pipocando..
    Sem dúvidas esse filme excepcional …

  58. Concordo com muitas opiniões aqui ditas, acho que nenhuma exclui a outra e acho que estão todas presentes no filme (o sacrificio de Donnie, a critica sociedade, etc) – sendo o filme por isso fantástico.
    Contudo, penso que não se abordou aqui um dos aspectos mais importantes do filme:
    Donnie interrogava-se sobre o sentido da vida e o sentido da morte e até disse psicóloga que não queria ficar sozinho, que odiava a solidão. Portanto, isto pode-se enteder da seguinte forma – para que iria ele continuar a viver se a namorada, a mãe e a irmazinha tinham morrido deixando-o complectamente só?

  59. Muito interessante o comentário da Evelyn sobre o frank, é uma possibilidade que não tinha ,me ocorrido; vale a pena entrar no site do filme, pena estar em inglês, tem umas explicações sobre o filme mas tem que tipo decifrar umas charadas, e a 3ª etapa acho que não concluí, de repente tem algo mais esclarecedor, pra quem quiser tentar….

    http://www.donniedarkofilm.com/

  60. Esse filme está me fazendo pirar até agora, assisti ontem a noite. Muito bom, inquietante….a atmosfera toda do filme intriga…..e fala sobre um tema que foge a explicações convencionais, como viagem no tempo.
    Vou assistir de novo, com certeza, pra ver se esclarece um pouco…

  61. Pelo q entendi do filme, o Donnie no final resolve voltar ao passado através do buraco do tempo q é aberto pelo avião em q a mãe dele está. Mas isso me leva a pensar no seguinte: eo Donnie só queria salvar a namorada dele e em conseqüência o Frank. Pelos olhares da mãe dele, parece q ela já sabia de toda a história e q no fim entendeu o pq do Donnie ter resolvido morrer qnd mirou a namorada dele do outro lado da calçada e q ñ sabia de nada.

  62. caramba…
    comprei este filme ontem… final de semana assistirei e terei a minha contatação (comprei de acordo com uma pesquisa que fiz sobre filmes inteligentes)

    Muito bom o blog !

  63. Cellar door é uma frase em inglês que significa “Porta de adega”. A frase é famosa no idioma inglês, pois tanto Edgar Allan Poe quanto J.R.R. Tolkien alegaram que esta era a mais bela frase, sonoramente falando, do idioma inglês.

    A frase também aparece em uma cena do filme Donnie Darko, numa conversa entre o protagonista (Jake Gyllenhaal) e sua professora de literatura (Drew Barrymore), e em um sketch do grupo de comédia inglês Monty Python, no qual várias palavras são classificadas de acordo com sua sonoridade.

    Assisti o filme ontem, 21/01/2009. Queria assistir de novo ao terminar… assisti sozinho e me arrependi, outra pessoa assistindo ajudaria para decifrar algumas das muitas mensagem subliminares expressadas nela.
    Só posso dizer que adorei o filme, apesar de dificil entendimento.

  64. … voltando a falar de cellar door, nao intendi quando Donnie Darko diz a frase quando vai a casa da Vovo Morte, como se dissesse uma frase magica.

  65. Para todos/as que gostaram deste filme, recomendo fortemente os seguintes títulos:
    - “A Passagem” (“Stay”), com Ewan McGregor e Naomi Watts
    - “Clube da Luta” (“Fight Club”), com Brad Pitt e Edward Norton
    Deveriam fazer mais filmes assim!!!

  66. Parabéns pela resenha.

    Donnie Darko? Isso é nome de super-herói. E quem disse que eu não sou?

    Esse diálogo ‘matou’ de cara o espírito do filme.

    Basta ver duas vezes e tudo fica mais claro. Os detalhes são impressionantes.

    A minha única dúvida é: o avião caiu ou só a turbina?

    Pois uma das cenas finais, a do solavanco, dá a entender que sim. E, se caiu, ele salvou ainda a mãe e a irmã…

  67. Concordo com tudo que disse, até me surpreendi; momento algum imaginei que iria assistir um filme desse nível quando baixei.
    Bom, creio eu que tudo para o Donnie não passou de um sonho; como uma visão do futuro. Ele viu o futuro, ele entendia que se caso ele evitasse aquele acidente que resultaria no fim do mundo (para ele), simplesmente estaria se prendendo em uma linha temporal, por isso, receio eu, as risadas no final e ter novamente voltado a dormir (até porque ele sabia que não precisaria sair de casa, apenas deitar em outro cômodo).
    É visível que todos, depois do que ocorreu com o Dannie, sentiram por alguns segundos um pouco do que lhes foram passado por ele no futuro.
    Bom, acabei de ver o filme, quando assisti-lo umas 4 vezes volto aqui, e minha cara imperatriz dessa pagina, tentarei desvendar o mistério quase tão exposto que esse filme nos passou.
    Bom dia, e, boa vida!

  68. Este é provavelmente o mais bem conseguido filme da história. É impossível establecer verdades factuais acerca do filme. Não é um filme para qualquer uma. Recomendo ver o filme + de duas vezes e com muita atenção. Assim que começarem a compreendê-lo, e se tiverem cabecinha notarão que cada fala, cada diálogo do filme tem uma mensagem e está interligado com a teoria da história. O argumento é absolutamente brilhante. O filme da minha vida

  69. Oque faz o garoto Donnie, se desviar de seu destino, é seu sonambulismo, ele acorda no meio da rua ao lado de sua bicicleta no começo do filme, o que nos dará pistas que esse comportamento que o “salva” da queda da turbina em sua casa que o atingiria no seu quarto.
    Apartir daí ele vive em uma “realidade” paralela ao tempo real, ou o nosso tempo.
    O diretor, prefere contar sua estoria no passado no final dos anos 80 em epoca de eleição entre dukakis e bush (pai e não esse bush que terminou o mandato).
    Nas conversas a mesa do jantar se fala em votos para dukakis e não para bush que foi de fato eleito.
    Se tudo corresse alterado, o mundo paralelo desconexo e sem sentido que Donnie estava vivenciando, mas achando ser efeitos dos remedios, ou a falta deles as coisas estariam fora do eixo.
    Observe, que depois da queda da turbina, tudo fica estranho, primeiro que a turbina caiu do nada, na verdade ela veio deste tal buraco de minhoca, do futuro.
    É isso que o roteiro não deixa claro, oque levou a essa ruptura no tempo, sua origem.
    Oque assistimos são as causas, viver no futuro e antecipar os acontecimentos.
    Porem, vemos uma manipulação em Donnie quando obedece Frank em suas saidas noturnas inconsciente.
    A moral da historia, se não controlamos as nossas vontades oque fica ilustrado na cena em que Donnie ve uma especie de corda nos conduzir em nossas atitudes de ir até a geladeira pegar uma cerveja, segundos antes de isso acontecer ou se de fato escolhemos e comandamos nossas vontades .
    Mas oque mais deixava Donnie entediado era as regras e leis, que na verdade todos estamos submetidos inclusive a obrigação de tomar os remedios oque o mantia sob controle.
    Acho que essa experiencia nessa outra realidade, deixou Donnie infeliz e quando teve a chance optou pelo destino, pois a velhinha disse ao seu ouvido,” no final todos morremos sozinhos”.
    E seria assim no futuro ou no presente, ajustando as coisas no seu devido lugar aí sim a turbina de um avião cai em sua casa e o atinge.
    Só depois de ter ficado no local aonde deveria ficar no exato dia e horario que ocorreria o evento chamado de buraco de minhoca.
    Isso não explica muita coisa, mas o tema central do filme fala sobre epaço tempo, livre arbitrio e determinismo ou destino traçado.
    Deu para tocar em um assunto polemico, com um filme de baixo orçamento e de um diretor estreante.
    De fato o filme não teve um lançamento digno em DVD.
    Sua divulgação aparentemente de um filme de terror, engana e faz com que pessoas a procura de terror se decepcionem e os espectadores cabeças nem passem perto do filme.

  70. Creio que na verdade tudo não passa realmente de um sonho, tendo em vista o fato de o filme começar com a frase. wake up. Acorde. ou seja é uma idéia semelhante ao muholland drive. Um sonho-premonição ou sei lá como se chama isso hehehe. Pretendo ter ajudado. Mas e o cara de vermelho? aquele que observa o beijo de donnie e gretchen e depois aparece na festa a fantasia?

  71. Assisti o filme ontem, depois de dias procurando na net. Concordo com a teoria deste blog. Ele viveu os dias restantes para o fim do mundo numa realidade paralela e depois se sacrificou para salvar todos!!!

    Amei o filme.

  72. Concordo com algumas pessoas que disseram que esse filme é inexplicável.

    É como Mulholand Drive, a história segue cheia de enigmas que podem até ser entendidos, mas que surge outra situação que lhe faz repensar em sua conclusão sobre o enigma. O roteirista, coloca város elementos no filme pra causas confusão no espectador.

    Alguns entendem que Donnie era sonambulo e esquizofrenico – Tem embasamento, pois no começo do filme uma voz fala “Wake up”, então ele acorda no meio da rodovia e segue de bicicleta, logo depois ele sai de casa parecendo realmente um sonambulo e acorda tendo alucinações de um coelho gigante.

    Alguns entendem em viagem no tempo-espaço – Também pode ser embasado, pois em muitas partes do filme, Donnie parece saber oq acontece e oq vai acontecer, a namorada dele pergunta se Donnie Darko não é nome de super-heroi, ele fala: “quem diz que não sou?”

    Isso tudo é muito importante, pois dá o clima do filme, o jeito como as coisas acontecem.
    É a deixa, para tratar de assustos como: escola, amor, solidão, apatia da sociedade.

    Na minha opinião é um grande filme fazendo uma crítica sociedade de uma maneira diferente e divertida.

  73. Donnie Darko realmente é um dos melhores filmes que já vi.

    Quando terminei de assistir o filme pela primeira vez fiquei parado pensando, não esperava que um filme fosse tão cativantee enigmático. Minha primeira ação foi entrar na internet pra procurar algo sobre ele, pra que eu pudesse entender realmente.

    A versão do diretor com certeza deixa mais claro sobre sua teoria da viagem no tempo, mostrando as passagens do livro escrito pela Roberta Sparrow.

    Mas todas as criticas sobre o mundo que vivemos é que tornam mais interessante o filme, sem contar a trilha sonora que esta perfeita.

    Sobre o S. Darko que tive conhecimento por aqui, não espero que seja nada bom. Me parece mais uma dessas continuações sem sentido que distorcem uma ótima ideia. Espero estar enganado e me surpreender, mas acho dificil.

    Acho que vale mais assistir o Donnie Darko mais uma vez!

  74. Donnie Darko é um filme bastante realista e inserido num conceito básico de moralismo. Ficção cientifica aparte, retrata bem problemas que enfrentamos nos dias de hoje com a junventude cada vez mais centrada e concentrada na violencia escolar e na falta de respeito para com a familia. Donnie Darko é um jovem cujos problemas emocionais superam a sua visão “futurista” da vida, ou as suas “viagens ao passado”. Apesar de apresentar algum altruismo para com os seus amigos e, por vezes para com a comunidade, esse sentido de solidariedade não é mais que uma vontade de fazer vencer as suas teorias e poder gabar-se das boas acções que faz á sociedade, por via da violência gratuita.
    É de lamentar os (poucos) diálogos que tem com os pais, revelando uma displicência tremenda e uma falta de carácter atroz.
    Não me parece um filme tão bom quanto isso. O realizador não conseguiu definir uma fronteira entre os espectros da vida real e da fantasia.
    O filme come-se mas não é carne nem peixe.

  75. Pelo que escrevi, não noto qualquer menção ao facto de não ter gostado do filme.

    Se o Sr. Igor ler bem a critica que fiz notará que falo bem e mal dele, o que não implica necessariamente que tenha gostado ou não.

    No entanto o debate acerca do filme parece-me bastante aberto neste blog e quero continuar a achar que todos nós somos livres de poder apresentar os nossos pontos de vista acerca (neste caso) desta história.

    A liberdade de expressão é um direito que assiste a cada ser humano e este blog acerca de “donnie darko” é mais valioso do que uma mera opinião com base na frase: “gostei do filme”.

    O Igor não tem o direito de impor e fazer prevalecer a sua opinião sobre todos nós que comentamos este filme (mal ou bem).

    Congratulo o Rodrigo por debater este tema e por deixar que cada um de nós apresente os nossos pontos de vista acerca da forma como vemos este filme, a vida e tudo o que nos rodeia.

  76. Bom, aqui vamos nós:
    Depois de assistir o filme recorri a comunidade e alguns sites para entender melhor o que se passa por trás de Donnie Darko.

    O que você tem no filme são teorias de física de espaço e tempo, então você pode achar um pouco confuso e complicado , mas pode montar um esquema e ler e reler até entender… é interessante.

    O filme inicia em um negócio chamado Universo principal, assim como esse que estamos vivendo agora… Donnie começa a ter visões de um coelho estranho o qual ele chama de Frank, e que o guia a fazer certas coisas estranhas… depois o evento que marca o “início” mesmo do filme é a turbina caindo no quarto do Donnie, mas Frank tinha acordado ele, assim ele não estava no quarto e não sofreu nada com o acidente, acordou em um campo de golfe (lembra-se?).

    A partir desse acontecimento, o filme começa a se passar em um negócio chamado Universo tangente, que é nada mais que outro universo que se abre. Por quê? Porque essa turbina que caiu no quarto do Donnie, como você poderia perceber nos diálogos, ninguém sabia explicar de onde veio, não existia nenhum avião que caiu ou nada disso, apenas uma turbina caiu do céu. Isso deve-se ao fato que a turbina veio do FUTURO, ela corrompeu o tempo e foi parar um tempo no passado (aquele tempo que Frank diz ele que será o tempo para o fim do mundo), aquele tempo no futuro era pra onde a turbina estar existindo, ela então corrompeu o tempo e foi parar no passado, caindo então no telhado e no quarto de Donnie. Por essa razão o universo passou a ser o TANGENTE, não o Principal.

    [... continua ]

  77. Nesse universo TANGENTE, como você pode encontrar em fontes o qual o prório Richard E. Kelly (diretor e escritor do filme) passou para todos enterenderem melhor a história, Donnie se torna um negócio chamado living receiver, porque ele é a pessoa que está mais conectada ao objeto (no caso a turbina), ainda não se sabe porque disso, não no início do filme, no final você entende porque (acidente com a mãe e irmã dele…), então tornando-se esse living receiver, ele tem uma missão: levar esse objeto “intruso” de volta para o lugar dele no tempo, para corromper esse Universo tangente e eles voltarem a viver no Universo principal. Eles não podem viver no Universo tangente pois o mesmo tem um tempo para colidir e o mundo realmente acabaria (por isso aquele tempo para o fim do mundo, realmente era), caso eles fiquem até aquele tempo vivendo no Tangente, o universo se colidiria.

    Então Donnie tem essa missão, e além dele, existem outras pessoas que conscientemente, ou inconscientemente tem que ajudar ele, que são os MANIPULATE LIVING e os MANIPULATE DEAD, esses são as pessoas ao redor de Donnie. No caso os Manipulate living as pessoas que no universo tangente vivem até o “final”, e os Manipulate dead são os que morrem no final do tangente, que é o caso da Gretchen (namorada de Donnie) e o próprio Frank (que é o namorado da irmã do Donnie), um exemplo de Manipulate living é o professor que fez com que Donnie pesquisasse sobre a Sparrow e tudo mais, inconscientemente ajudou Donnie a chegar ao seu objetivo de fazer a turbina voltar para seu lugar no tempo.

    [ continua ...]

  78. A coisa mais interessante é saber mais sobre o coelho assustador. Você pode perceber que Frank namorado da irmã de Donnie tem o mesmo nome do coelho e na noite de Halloween está vestido como o coelho. Agora a explicação: Frank morre no final do Universo tangente com um tiro no olho, então ele vira um Manipulate dead e o que tem o maior papel em toda história: ele pode alternar entre dimensões, então ele volta no passado e aparece para Donnie em uma 3ª dimensão, por isso ele é mais poderoso e diferente daquele jeito, e ele vai manipulando Donnie para alcançar seu objetivo.

    Donnie conversa com diversos Manipulate living, como sua terapeuta, que com pequenas dicas faz com que ele chegue ao seu objetivo.

    No final, Donnie já sabe o que tem que fazer para enviar o objeto de volta, que são pelos WORMHOLES (que o professor de física explica), e no final, com seu poder de manipular elementos (um dos “poderes” que os living receivers recebem no tangente) ele cria uma tempestade, fazendo com o que o avião da sua mãe e irmã caiam, pega aquela turbina e envia por um wormhole para o dia do início do filme, que a turbina cai. Mas nesse dia, agora, o Frank 3ª dimensão não está mais lá para guiá-lo, então ele não é acordado, e fica lá, por quê ele ri? Porque ele está feliz de ter salvado o mundo e as pessoas que amam, então ele opta por morrer e fica na cama quando a turbina cai.

    Detalhes importantes: Frank faz Donnie incendiar a casa do pedófilo, consequentemente ele é descoberto, preso, então a professora chata tem que ir a audiência para defendê-lo, com isso a mãe de Donnie tem que levar as meninas na viagem, então com isso ela vai estar no avião que tem que cair para Donnie pegar a turbina e enviá-la para o lugar correto no tempo.

    Bom, com certeza esqueci de detalhes, pesquisa mais e pergunta ae ;)

  79. a é…
    ou donnie, ja sabendo onde o portal se abrirá, se encaminha para o loca a fim de fazer sua mente “viajar” junto com a turbina para a noite em que ela caiu, e tentar mudar as coisas.

    espero ter ajudado abraços

  80. Sam, você fez um ótimo estudo sobre o filme, e também expôs de uma maneira muito clara!!!

    Agora é só aguardar S. Darko (continuação de Donnie Darko) para ver se algo mudou.

  81. Assisti há alguns minutos o filme e certamente o mesmo me deu um nó na cabeça. Entendi o filme, também, mais ou menos como você, mas não tinha certeza. O blog ajudou mesmo a aliviar algumas dúvidas e tal… Só não entendi o que a garotinha gorda chinesa tinha a ver com a história, e a professora (Drew Barrymore) também. Se alguém puder me explicar, ficarei grato.

  82. po, já assisti esse filme muitas vezes, pelo simples prazer de ver e rever a historia q por si só, sem muitas explicações ou lógicas é encantadora, confesso q não li todos os posts acima(são muitos) mas li alguns, e ainda não entendi como ele conseguiu voltar ao passado…numa hora ele está com a namorada, e na outra não está mais, está de volta a noite q a turbina cai no seu quarto.
    e o Frank, no fim, qdo ele passa o dedo sobre o olho direito, ele parece saber o q era pra ter acontecido com ele, mas q ele de alguma forma, evitou…enxergo o Frank como um personagem vital pra historia…ele de alguma maneira sabia de tudo q ia acontecer…a Vová Morte é outro ponto q não é muito bem explorado no filme, deixando-o ainda mais intrigante…
    Já a trilha sonora é muito boa…alguém tem o nome de todas as músicas?
    E por fim, alguem tá animado com o lançamento de S.Darko???eu não…Ôò

  83. esse filme eh muito iraaaaado, embora tenhamos que usar de um pouco de paciencia, mas, estrelado por jake, vale a pena ^^

  84. Pois é, Larissa, eu nem estou ansiosa para ver S. Darko, imagina…hehe.
    Só espero que o segundo seja tão bom quanto o primeiro porque aí sim vai valer a continuação. E que a trilha sonora seja tão maravilhosa quanto a do Donnie Darko,né.
    A propósito neste link do imdb você encontra a trilha completa do filme.
    http://www.imdb.com/title/tt0246578/soundtrack

  85. Sem dúvido o melhor dos melhores não me canso de ver repetidamente o filme.

    concrodo em parte com o que foi dito mas acho que o mais interessante do filme é que dele se podem tirar várias interpretações lógicas e isso depende da pessoa que somos. acho que muitos nos identificamos com aquele donnie e que podemos fazer uma interpretação consoante o que somos ou o que procuramos ser.

    na minha interpretação penso que donnie tem a noção do futuro e sabendo que vai morrer tenta mudar as coisas como o incendio em que desmascara um homem que todos pensavam ser perfeito. Mostra professora que a vida não é tão literal como aquilo que vem nos livros e que nós podemos mudar as coisas na (parte da linha do tempo).
    Mas a noção que ele tem do futuro poderá dever-se viagem do tempo ou a aluniçanões provocados por uma mistura de memórias.

    o que mais gosto neste filme são as questões que nos deixa, simplesmente único…

  86. Opa, galera gostei dos comentários acima , porem vejo que o principal tema que o filme traz é a condição de um vazio existencial vivido pelo personagem.O filme é pura psicologia (que pena , tô fazendo faculdade de Direito)por isso foi indicar pro meu colega que esta nessa área de estudo. Minha crítica: não o vejo o filme como algo magnífico …. fui levado a ver o filme por causa de uma amiga que me disse que o filme mudou a vida dela depois de assisti-lo….acho que aqueles que buscam um resposta para perguntas sem sentido acham o filme o máximo, mas para mim o filme somente questionamento a sociedade norte-americana de maneira bem fraca (desculpe se estou sendo ignorante ou alienado ao talha esse ponto de vista, mas já vi filmes melhores). Entender o filme é pura perda de tempo , o colega que abriu este espaço de comentários já nos trouxe resposta suficientes para os eventuais “”fãs”".
    Sugestão: não assista a continuação (rs… ao menos que seja como eu , curioso!!)

  87. Bem este topico foi escrito em 2006 e as opinioes nao param.
    Eu entendo que todos comentem e deem as suas opinioes, quando vi o filme quis meter todos a verem tb para poderem discutir cmg o fim da história e trocar opinioes =)

    Li todas as opinioes e teorias.
    Este é sem duvida o meu filme favorito, vi no cinema quando saiu e dp comprei o dvd com a versao alargada.
    Ja nao me lembro da quantidade de vezes que vi o filme.

    Nas 1as vezes que vi tentei criar as minhas teorias sobre o filme, mas no fundo axo k n ha uma teoria que explique o filme, no fundo todas as teorias acabam no mesmo ele esta a viver num universo paralelo que corresponde ao futuro e no fim ele decide morrer e salvar os que ama, no fundo axo que quando vemos o filme quase todos chegamos a esta conclusao.

    Embora defenda que a ideia deve ser cada um criar a sua teoria, adoro saber o que axaram os outros, por isso li todos os muitos comentarios.

    Gostei de ler uma opiniao que defendia que “na verdade, tudo o que vemos sendo exibido é uma reconfiguração do passado vivido por Frank! Frank é o narrador da própria história, sendo que ele altera a realidade dos fatos que aconteceram, de acordo com as imagens e representações que existem em seu inconsciente” nunca tinha posto as coisas nessa prespectiva.

    Mas se ha uma explicação pelo menos para o realizador seria qualquer coisa como a explicada neste link: http://img82.imageshack.us/img82/9015/donnie2ny0.jpg

    E depois de ter lido isto fikei com vontade de rever o filme, axei interessante a parte que diz k no fim quando o fank namorado da irma dee buzina para o acordar quando deixa a irma em casa ele n acorda decidindo morrer pelos que ama, e bonito.

    Sem duvida para mim o mlhor filme de sempre,
    quanto á continuação do filme, nao sei o que pensar,
    vou ver de certeza absoluta, mas tenho medo de estragar a ideia que tenho do filme com uma continuação que estrague aquele final que nos deixou a todos a pensar, é ver o que ai vem.

    Nao deixem de ver Donnie Darko vezes e vezes sem conta =)

  88. O filme é simplesmente sensacional,e o mais incrível é que quanto mais você assiste,mais coisas você consegue ver,mais questionamentos você vem.
    Eu o vi recentemente,quando foi exibido na aula de filosofia do meu colégio…a professora queria abordar a questão do “Amor/Medo”,mas a turma ficou tão impressionada com o filme que debatemos o filme até hoje nas aulas de filosofia.

    http://img82.imageshack.us/img82/9015/donnie2ny0.jpg
    Um diagrama para “entender o filme”

  89. Ah! A sequencia (s.darko) É HORRIVEL!
    Não vale a pena assistir e não explica nada sobre o filme.Só faz algumas alusões a Donnie Darko.

  90. Bom, desse filme eu entendi várias coisas …
    Uma delas é a mesma que quase todos, que ele vivencia tudo aquilo e depois acaba retornando pela “maquina do tempo” (avião) e consegue consertar o futuro e acaba deixando o DESTINO acontecer, salvando assim, a vida de sua namorada, sua mãe, irmã, Frank, etc. E ele acaba vendo que a sua namorada vai morrer quando vê o destino dela (aquele caminho saindo do peito das pessoas) na festa, e não sei se vocês repararam também, mas o caminho passa BEM EM CIMA de uma caveira que a princípio era de decoração, mas eu não acho que seja por acaso … Por isso vai a casa da Vovó Morte e acontece tudo isso.

    E a segunda hipótese é que o Frank, namorado de sua irmã, que não diz no filme só nas cenas cortadas e comentado pelo diretor do filme, começa a fazer uma brincadeira com ele com a sua fântasia e ele, esquisofrênico, começa a ter alucinações com isso até que acaba matando o Frank verdadeiro por ter matado sem querer sua namorada. E para essa hipótese, o melhor final é que ele somente teve um surto dormindo ou sei lá como assim e depois viu o que iria acontecer e resolveu ficar no seu próprio quarto para morrer e evitar a morte de outras pessoas.
    Bom, foi mais ou menos isso o que eu entendi …
    Fora que eu reparei em linhas, como a lousa do medo e amor, onde a menina marcou o “X” aparece várias vezes também com o ponto no mesmo lugar …
    O gordo com roupa de esportista fumando que aparece em 2 cenas com a mesma roupa …
    entre outras.

  91. Acabei agora de ver s.darko
    Nao axei horrivel,
    apenas axo k n é bem uma ligação ao donie darko,
    aproveita a historia, é quase que um bocado repetitivo embora confuso pk mistura dmasiados elementos.
    Sincera/ nem percebi bem o filme pk tem demasiadas personagens ligadas, é estranho e confuso.
    Se estao á espera d uma continuaçao de donie darko desenganem-s, nao tem nada a ver, é um bocado mais do mesmo.
    Eu gostei mas é como s fosse um filme solto sem ligaçao ao outro, nao sei plo menos é a minha opiniao.
    Se alguem vir diga o que achou.
    volto a dizer que é diferente de DD.
    vejam e comentem…

  92. SObre S. Darko eu ainda não tenho uma opinião bem fundamentada. Só assisti uma vez. Os eventos são muito desconexos e as motivações dos personagens são, ou muito superficiais, ou tão profundas, que não percebi.

    Até os detalhes ainda não achei se têm conexão com o filme… enfim: preciso ver novamente.

  93. Olá, assisti o filme hoje. Como eu já vi outros filmes do mesmo gênero, entendi de primeira. Ele percebe que a sua morte é a coisa mais certa a fazer.

  94. Atmosfera dark, imagens captadas no que parece mais com observações de como estivéssemos presentes na cena e congelássemos os olhares para a eternidade. Viagem no tempo que em (pouco?) algum tempo serão reais e se serão reais já estão acontecendo. Ciência x fantasia (a religião). Uma trilha sonora fantástica para a turma dos anos 80 e com certeza um cult que será perpetuado.

  95. Fica claro que todos os envolvidos nos acontecimentos sonham com o ocorrido.
    Tanto que, ao final do filme, mesmo sem conhecer a mãe de Donnie, Gretchen parece… “reconhecê-la”, e vice-versa.

  96. O filme é muito bom. Mas também é muito simples de se entender. Não há outras versões. Ele voltou para o passado e assim desfez todas a subsequentes tragédias. A queda do avião e a morte da namorada.

  97. Excelente filme,assisti várias veses!!!

    A unica coisa que ainda me intriga é
    aquele cara que observa Donnie e Gretchen
    e depois aparece novamente na festa como uma lanterna
    (e com a mesma roupa)!!!

    A respeito da trilha:existem duas,uma com musicas que foram
    sucesso nos anos 80 e de musicas instrumentais feita
    pelo Michael Andrews,sendo essa ultima excelente!!!quem tiver a oportunidade não deixe de ouvir!

  98. assisti o filme, nao entendi nada, li o post, e agora sim! muito obrigada, clareou minha mente. é realmente um filme ótimo.

  99. Assisti o filme, ótimo, eu vi o Director’s Cut.
    O filme é maravilho, adorei o texto sobre o filme, clareou algumas idéias que eu tive, acabei de ver, acho que depois vou ter digerido todas as informações do filme e talz, mas é necessário assistir várias vezes, pra sacar melhor.
    valeu
    Abraço

  100. Acabei de assistir Donnie Darko! Bom, que há várias interpretações, não há dúvidas. Acredito que a linha centro do filme é descrita pelo livro da Sra. Sparow, o qual prevê e narra os acontecimentos. Dentro dessa história existem outras menores com seus diversos significados e mensagens. Não acho que Donnie tomou uma atitude consciente querendo fazer A ou B, ele simplesmente fez o que tinha que ser feito.
    []s

  101. acabei de ver o filme e como todo filme complicado eu sabia que nao entenderia de primeira e teria que assistir de novo, mas é tão intrigante que eu tive que jogar no google…muitas coisas ficaram esclarecidas quando encontrei essa página, mas realmente só assistindo de novo e prestar atenção em cada detalhe pra entender a fundo, porque pra mim o filme é mesmo um todo, único e brilhante!

  102. Acabei de ver o filme pela segunda vez. Ontem assisti a primeira e sabia que teria que assistir de novo pra “pegar” algumas coisas que passaram despercebido. A conclusão que tirei foi igual a sua. Mas algumas ficaram no ar, algumas dúvidas que tive como: A professora de inglês parecia saber de algumas coisa ou ou viajei? A menina gorda que mandava todo mundo calar a boca e era isolada, o que ela tinha a ver com tudo isso? As últimas cenas, onde aparece todos no meio da noite, o que ele quis dizer com aquilo? Por quê o pesonagem do Patrick Swaize aparece chorando? Era choro de culpa? Será que só o destino da menina foi mudado? Ou de todos os personagens? Pelo jeito vou ter que assistir pela terceira vez hahahahaha!!
    Última coisa: “Efeito Borboleta” não seria uma versão comercial de “Donnie Darko”? Claro que com váárias coisas diferentes, mas a essência não seria foi a mesma?
    Enfim, nem sei de que ano foi esse post, e nem sei se vai ler…foi só pra constar mesmo!!

  103. pelo o que entendi no final, ele da risadas hilarias sem sentido, um dos sintomas dos esquizofrenicos.. mas antes de aparecer a cena dele dando risada, no carro com a Gretchen ele se lembra dela falando, “Por que voce nao volta no tempo e tire todas essas horas de dor e escuridao e troque isso por alguma coisa melhor?” no momento em que ele lembra disso, tudo começa a voltar desde o principio, ele volta no tempo e a conclusão que se da a entender é que, melhor apenas ele morrer do que duas pessoas morrerem, entao as risadas hilarias tem o sentido de que ele acabou salvando duas vidas

  104. cara, o filme é realmente muito confuso e juro por Deus que não entendi nem o filme nem o que você escreveu mas valeu a tentativa. Beijos, Tempestade.

  105. Filme genial, e estou aqui a procura de explicações… igualmente a essas pessoas que escreveram há dois anos atrás.

  106. ele vive num mundo tipo hipinotico, podendo prever seu futuro, alem de ser hipinotizado pela terapeuta, ele se auto hipinotiza e seu subconciente o revela varias coisas.

  107. Acabei de ver esse filme e gostei muito. Obigada pro esclarecer algumas coisas. Eu não tinha pensado, por exemplo, que Frank era namorado da Elizabeth.

  108. pelo q eu entendi, frank é o namorado da irmã do donnie, e ele foi na festa do halloween fantasiado de coelho, e aí ele e o amigo dele q ta vestido de palhaço vão comprar mais cerveja e acabam atropelando a gretchen. aí o donnie fica com raiva e mata o frank c um tiro no olho, sem nem conhecer o frank.
    acontece q o frank volta no tempo e se manifesta nas alucinaçoes de donnie (tipo joana d'arc) pra instruir ele a salvar sua vida e a vida de gretchen. por isso frank faz ele inundar a escola, pro donnie fazer amizade c a gretchen, se apaixonar por ela e depois salva-la, e consequentemente, salvar o proprio frank.

  109. pelo q eu entendi, frank é o namorado da irmã do donnie, e ele foi na festa do halloween fantasiado de coelho, e aí ele e o amigo dele q ta vestido de palhaço vão comprar mais cerveja e acabam atropelando a gretchen. aí o donnie fica com raiva e mata o frank c um tiro no olho, sem nem conhecer o frank.
    acontece q o frank volta no tempo e se manifesta nas alucinaçoes de donnie (tipo joana d'arc) pra instruir ele a salvar sua vida e a vida de gretchen. por isso frank faz ele inundar a escola, pro donnie fazer amizade c a gretchen, se apaixonar por ela e depois salva-la, e consequentemente, salvar o proprio frank.

  110. Vou assisti-lo, assisti o filme a caixa e procurei a filmografia do diretor, se não me engano ele só dirigiu estes dois.

  111. Vamos as primeiras questões das muitas que o filme nos trás que são alvo de grande polêmica até os dias de hoje: O nosso destino já é determinado, ou são nossas ações que guiam e cria o nosso próprio caminho, ou melhor, o nosso futuro? O filme nos trás detalhes que podemos acreditar nas duas premissas. Ele prevê sua morte, ou seja, ele de alguma forma conseguiu ver o futuro e por isso ele já modificou o seu destino. Mas no final, ele percebe que as conseqüências por ele ter interferido na ordem normal dos acontecimentos da natureza foram muito ruim, pois sua sobrevivência custou a morte de outras pessoas. Vamos com calma, para não ficarmos confuso, pois pensar sobre coisas que não são de nossa normalidade realmente é embaraçoso. O filme trás a mensagem, pelo menos em minha interpretação, que nascemos com um destino traçado, mas que somos responsáveis também por modificá-lo, pois somos seres racionais e é razão que nos mostra o caminho, como na história da caverna de Platão, ou a famosa frase de Descartes: “Penso logo existo”, usada para resolver o problema que ele trouxe sobre como saber se estamos em um sonho ou não. Agora por que ele morre no final mesmo tendo a escolha sobre seu destino? Ele morre para não trazer mais dor a outras pessoas, mas além disso, no momento em que ele viaja no tempo e vê o futuro, suas ações podem causar consequências enormes no curso do tempo, como naquele filme “O som do trovão”. O fato dele viajar no tempo é uma explicação que remete a teoria da relatividade geral de Einstein e as condições possíveis de fazer tal experiência, como explica Hawking, utilizando-se um buraco negro. Já as consequências devido a essa viajem é uma explicação que remete-se a Teoria do Caos, que diz que existe a probabilidade do bater de asas de uma borboleta causar um furacão no futuro.
    Bom espero que essa minha interpretação posso tê-los ajudado, ou melhor, feito você se questionar mais ainda, pois são as questões que nos movem para o desenvolvimento.
    Abraços

  112. Não consigo me segurar, pois esse filme é muito interessante mesmo. Vamos começar analisar a ciência nos dias de hoje. A ciência hoje está muito evoluída, a cada dia novas coisas são descobertas, novas tecnologias são inventadas, mas muitos ainda acreditam que a ciência é uma verdade absoluta, ou que os cientistas são heróis. Não tenho dúvidas que a ciência é muito importante para nossa sociedade, mas existem pontos dela que não são mostrados, ou discutidos, como que as verdades postas por ela podem ser um dia refutadas e assim mostra a história da ciência. Analisemos a época onde nasceu a ciência, tal como a conhecemos hoje, com seus laboratório e seus métodos, no século XVII com Galileu contestando as idéias de Aristóteles que era o paradigma do momento e também os ideais da Igreja, a qual era o poder e coitado de quem questionasse. A Igreja caiu junto com as teorias de Aristóteles, representado pelo modelo geocêntrico e fora substituído pelo o modelo heliocêntrico defendido por Galileu, mas é claro que isso demorou anos para se aceitar o novo paradigma. Tudo isso foi para remeter ao fato de que a ciência é refutável, mas é isso que a possibilita evoluir e também que com o marco de seu nascimento dada início com Galileu, dizendo que as teorias deveriam ser o mais simples possível e ao mesmo tempo mais elegantes. Esse é uns dos ideias básico da ciência de hoje e Newton começou seus estudos sobre a gravitação, se apoiando em modelos mais simples até chegar em modelos mais complexos, ou seja, desprezando algumas variáveis, para entender melhor a natureza e na ciência, esse princípio dá certo. Eu sei que disse muito, mas fora para aplainar mais meus pensamento para que vocês entendam melhor o que quero dizer. A cena da professora que queres mostrar aos outros que a vida é um linha entre o medo e o amor, mas Darko contesta isso, com uma boa lição de moral, de que a vida não é explicada por uma simples linha de dois sentimentos, pois somos humanos com um leque enorme de sentimentos. A relação dessa cena com o que disse, é que os métodos aplicados na ciência não se aplicam em questões éticas e morais, pois não podemos reduzir, por exemplo, os sentimentos a duas variáveis, somos mais complexos do que isso e por isso o ser humano, é a maquina mais difícil de se tentar produzir. Essa relação que se estabelece entre ciência e as vidas das pessoas, é muito interessante, como podemos ver a professora tentando que as pessoas aceitassem um modelo simples de se viver, um modelo parecido com que a ciência: Simplicidade e elegância. Observem também que a figura dessa professora é de uma professora tradicional, onde vê o aluno como um balde de depositar conhecimento, o que é ruim para o ensino, pois o sujeito não aprende significativamente assim, ele precisa interagir, precisa discutir, mostrar o seu ponto de vista, para depois tentar entender o que aceito pela sociedade. O diretor mostra também outra professora, um mulher mais bonita, mas além disso, procura entender os que os alunos sabem, tenta discutir com eles a interpretação dos livros que leram, uma pessoa voltada mais para um ensino construtivista. O interessante ainda é que relaciona o feio a professora tradicional e a bonita com a professora construtivista. Poderíamos analisar a linha da vida da professora tradicional de um ponto de vista de alienação das pessoas utilizando-se de Paulo Freire e Habermans, mas já seria uma grande extensão dessa conversa, que acredito já estar cansativa.

    • E aí, bom?

      Vou fazer um breve comentário sobre a passagem que tu comentastes, a do quadro riscado com uma linha e com os opostos denominados em Amor e Medo.
      A maioria dos alunos estavam concentrados no que a professora tradicional falava, e falava bem, com um tom otimista e envolvente; porém Darko não adotou esta postura de balde vazio, em quanto a professora aplicava o seu método, Donnie mantia a sua linha de pensamentos, e sem deixar quebrar a matriz, observava tudo ao seu redor, com um olhar crítico, a partir disso em quanto os alunos tentavam construir uma linha de pensamentos sobre o tema da aula, Donnie ja tinha a toda um mapeamento racional sobre a situação… Quando a professora o chamou para pegar uma ficha,toda a cena já havia sido estudada. Isto se deve a postura que Darko está, que se coloca como sujeito e observa os outros como Objetos, neste caso Donnie apresenta um histórico consciencial em expansão, do consciente para o inconsciente. Esta postura se difere das pessoas que são os objetos (baldes vazios) e ficam a mercê das pessoas com competência suficiente para doar informações e mapear o mundo e as pessoas ao seu redor, isto devido ao trabalho de busca de informações sobre sí mesmo, o autoconhecimento.
      Então valhe lembrar que Donnie não observou apenas a linha e os rabiscos feitos pela professora, mas sim o quadro todo, e percebeu que dentro do mesmo quadro existia uma dualidade, os opostos. E que um só pode existir devido a existência do outro (ex: o dia só existe devido a noite, o preto devido ao branco, o bom devido ao mal); estes opostos quando observados de um terceiro ponto (o do observador, que não escolhe nenhum lado) se anulam, pois apresentam a mesma força, e é neste momento que Donnie estava, o do observador o da “testemunha”, esta é a chave, esta palavra é como uma chave-mestra, capaz de abrir todas as portas, basta nos colocarmos como testemunha para entendermos completamente o que se passa, isto transcende as barreiras culturais da forma do pensar atual, isto vai além da discussão lógica com opostos, isto é um ponto de vista mais completo e abrangente da situação. Mas isto meus caros amigos, é algo que deve ser percebido por vocês desafio-lhes a se colocarem na postura da testemunha, não escolha nenhum lado, apenas observe. Mantenha a sua linha de pensamento, busque esta fonte de pensamentos no interior, não se mova, não faça nada, apenas pare e deixe que o interior se manifeste sozinho… Este trará todas as respostas para a ocasião, a mente sentirá necessidade de trabalho, buscará racionalizar tudo, e assim poderá acabar tapando e sufocando o seu eu interior, este é aquele que sabe e se conecta com tudo. Faça-o se manifestar, a dica é não se mover. Um grande abraço, este filme é excelente, conheço pessoas que ja o assitiram quatro, e até cinco vezes, logo irei ve-lo pela terceira, e terei novos esclarecimentos.
      Sendo assim, um grande abraço, fiquem com deus!

  113. assisti ontem a noite, e procurei alguma coisa que explicasse aqui na internet, adorei seus pontos de vista, tenhoa versão do diretor mas ainda não assisti.. vou reassistir este e depois vou ver a versão do diretor, em breve comentarei algo aqui!!

  114. poooooooooooooooxa. eu ja assisti muitas vezes e tinha entendido pelas metades. Eu nao fazia ideia, nao tinha me tocado que o coelho e o Frank namorado da irmã dele. Eu tinha ligado o olho furado nas alucinaçoes com o tiro no olho mas, nao sabia que o acideente de Gretchen foi causado pelo namorado da irma dele.! agr sim eu to entendo mto melhor!´É realmente, esse filme é muito foda. Não da pra entender de primeira, acho ate que voce consegui entender MUIITO .. ! adorei esse post seu, me ajudou muito no intendemento! ;D

    • Eu assiste hj, achei muito doido esse filme. Mas muito legal coloca a pessoa pra pensar, muito bacana e parece que tem uma continuação dele, com a historia da irmã mais nova. Vou assistir para ver o que ele fala.

  115. O filme esta de parabés…
    agora sobre o olho direito. Ligações com o 7 chakra, o coronochakra o do topo da cabeça, relacionado com a espiritualidade e conexão com dimensões superiores.
    Aquele tubo cósmico que sai da barriga da galera ta relacionado com o 3 chakra (plexo solar), representando a vontade.
    O filme abrange a multidimensionalidade em que a nossa existencia está inserida, falar sobre isto é uma contradição. Porem, vamos em frente, vivemos com relação em varias dimensões, as nossas energias se manifestam em todas simultaneamente, as vezes com a vontade intencionada ou não, interagimos mais com uma dimensão do que com as outras; no momento de uma leitura por exemplo, estamos usando mais a dimensão mental, intelectual (chakras superiores). Quando o desejo da fome é desperto, o 3 chakra é o estimulado, e estes se relacionam as suas respectivas dimensões (caminhos) e através destes caminhos, a energia se manifesta.

    o nosso corpo é um veículo, nossa energia é o veículo, nós nos manifestamos através de nossas energias; com as nossas energias direcionadas viajamos pelo tempo… “O inconsciente de deus” tratado esplendidosamente neste filme mostra que organizamos e fazemos viagens no tempo o tempo inteiro, sem que percebamos, organizamos as coisas para que a nossa consciencia possa se manifestar perfeitamente, com vida. Quando trilhamos este caminho com certeza nos manteremos vivos e trabalharemos positivamente em prol do meio em que vivemos. Isto se trata da expansão da consciencia, para o campo do que chamamos de inconsciente. Para o “ser desperto” a consciencia se expande tanto que vai além dos parametros “padrões” da sociedade, com isso conflitos e atitudes nos meios sociais acontecem frequentemente… Passei por isso certa vez… O tratamento Jungiano aplicado pela psicoloca mostra bem a busca psicologica pelos traumas do garoto Darko; mas não consegue tanto acesso pois a consciencia do garoto está tão aguçada que encontra mecanismos de defesas para impedir a má (mental com falta espiritual) interferencia da psicologa na sua própria vida. O filme é exelente, hoje 8/2/2011 o reassiti devido as circunstancias, e principalmente pelo recado enviado no passado por um amigo, sobre a seguinte frase: Tudo que é vivo nesta terra morre só.

    Fiquem com deus…

    • Acho que na primeira cena do filme dá a entender que não é a primeiravez que isso acontece. Toda a discussão de donnie ter vivenciado um universo paralelo ou qualquer outra explicação é porque ele saiu de sua cama e acordou no campo de golfe. O fato é que na primeira cena do filme ele acorda no meio da estrada. Até aí tudo be, seria só sonambulismo. Mas o fato é que ele dá uma risada, como que pensando “eu sei o que está acontecendo” …

  116. Bem, esse filme é demais, adoro filmes que me façam pensar, quebrar a cabeça. Filmes inteligentes, cult.
    O que eu entendi, foi o seguinte, que Donnie, depois da descoberta da possibilidade de viajar no tempo através do “buraco de minhoca” começou a ter domínio sobre essa ação, e começou a usá-la a seu favor. Acredito que o filme é ele voltando e consertando, voltando e consertando, até que o mais correto seria ele morrer. Foi o que eu entendi!!!!! Abraços!
    Qualquer coisa me mande e-mail!

  117. Esse filme foi um tanto quanto surpreendente, não pensei que seria algo tão criativo e engenhoso… Minha concepção desse filme é que, tudo aquilo que ele passou, era um sonho, pois na carta que ele escreve para a “vovó morte” é exatamente isso, que ele sabia o que ia acontecer e esperava achar uma maneira de salvar o mundo, que seria o amor da vida dele. Entretanto o que mais me deixa confuso, é a parte que aparece cada um dos personagens, abalados, como se tivessem um pesadelo. Isso me faz pensar que o sonho eram conectados, isso fez todos terem uma consciência que Donnie era a pessoa que salvaria a vida deles e que se sacrificou pra salvar não só a namorada e o frank como todos naquele lugar que sofreriam algum mal, pois mesmo se ele tentasse mudar algo não salvaria todos, e com sua morte conseqüentemente ele salvou a namorada, o frank, a irmã e a mãe. E no final, com aquela cena de abalo, me fez perceber que todas pessoas que tiveram o contato com Donnie, vão ter sua vidas mudadas, percebendo que não são felizes do jeito que estão. Bom isso que entendi, acho meio confuso, mas foi uma forma de juntar todas as partes soltas no filme, mas se eu ver de novo esse filme, aposto que vou mudar de idéia, afinal, esse filme é bom demais!

  118. também esqueci de falar, eu li sobre outro filme, pelo que entendi é uma continuação o filme se chama “S. Darko – Um Conto de Donnie Darko” irei ver esse filme também, espero que seja bom ^^

  119. Acredito que não tenha relação com a Narrativa Linear da estória. Acho que eles falaram isso de maneira conclusiva a suposição de ter sido ele o causador da inundação da escola.

  120. Ótima resenha. Estou procurando por resenhas como este desde que assisti o filme, e como vc mesmo disse, é bastante difícil entendê-lo de primeira.
    Ainda não encontrei a ‘minha’ solução de Donnuie Darko, mas ainda estou a procura.
    Parabéns.

  121. Muita gente falando que o filme “NÃO É PARA SER ENTENDIDO” como assim??? É obvio que esse entendimento não é simples, caso contrário não estaríamos aqui, também é obvio que existem diversas interpretações e todas podem ser coerentes segundo o ponto de vista de cada um. Dizer que não é para ser entendido é o que minimiza o filme que tem justamente a função de causar debate e de nos fazer pensar para tender chegar a algum entendimento. Achei interessante a teoria formulada aqui e também acho que é por ai. Agora a coisa mais obvia no filme é a critica social falar disso é chover no molhado.

    Se você não buscar um entendimento, não tentar ver algum sentido no que é apresentado o filme perde sua função.

  122. Muito bom seu comentario, infelizmente vi o filme a prestação, mas a tensão do fim é showwwwwww.
    Acho que você estar certo, é a mesma tematica de viajem no tempo, mas sob uma ótica diferente. Otima resenha o/

  123. Amigo ! Eu acho esse filme legendado? Eu vi um pedaço no youtube. o que me chamou a atenção foi a TRILHA SONORA
    Tears For Fears muito bom!

  124. É óbvio que os professores estão se referindo que foi Donnie que inundou a escola, a prova disso está no momento em que eles olham as provas e percebem a letra de Donnie.é por isso que eles falam aquilo e este é motivo dos risos

  125. na verdade nem sabia q esse filme existia …comprei so por causa do ator(jake gylenhaal)mas o filme é intrigante e cheio de misterios,viagens no tempo e universos papralelos.eu vi duas vezes para entender…e mesmo assim tive q entrar aqui!!ainda bem q nao sou no unico q vi o filme>eu concordo com o rodrigo a versao dele se encaixa muito bem…porem esse filme nao tem un entendimento certo!cada um faz sua versao…claro!usando pistas concretas!!!!muito legaaaal esse filme!!1

  126. eu jah assisti esse filme 13 vezes, e sempre que assisto percebo algo diferente, como, o olho desenhado no quarto de donnie que aparece no final com uma caveira dentro qnd da um “close” eh o olho do do Frank que levou um tiro.
    Ate agora oque eu pude entender, assistindo tambem o filme S. Darko e que Donnie passa esses 28 dias em um universo paralelo para poder entender oque ele exatamente significa pro mundo, o fim do mundo em questao eh o mundo dele, o mundo nao iria exatamente acabar e sim ele iria perder todas as pessoas proximas,sabe a frase que a vovo morte fala pra ele? “todas as criaturas vivas morrem sozinhas”, entao eh isso apos esses 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos ele perderia a mae a irmanzinha e o amor da vida dele, com isso ele escolhe a opcao de “voltar” no tempo e ficar pra morrer pela turbina que vem do futuro, assim ele salva 3 vidas que sao mais importantes pra ele que a propria vida dele. bom isso eh oque eu entendi ateh agora, vou assisir de novo e de novo ateh eu conseguir ter claramente uma explicacao sobre tudo do filme, mas pro enquanto eh isso

    abrass..

    antonino

  127. eu jah assisti esse filme 13 vezes, e sempre que assisto percebo algo diferente, como, o olho desenhado no quarto de donnie que aparece no final com uma caveira dentro qnd da um “close” eh o olho do do Frank que levou um tiro.
    Ate agora oque eu pude entender, assistindo tambem o filme S. Darko e que Donnie passa esses 28 dias em um universo paralelo para poder entender oque ele exatamente significa pro mundo, o fim do mundo em questao eh o mundo dele, o mundo nao iria exatamente acabar e sim ele iria perder todas as pessoas proximas,sabe a frase que a vovo morte fala pra ele? “todas as criaturas vivas morrem sozinhas”, entao eh isso apos esses 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos ele perderia a mae a irmanzinha e o amor da vida dele, com isso ele escolhe a opcao de “voltar” no tempo e ficar pra morrer pela turbina que vem do futuro, assim ele salva 3 vidas que sao mais importantes pra ele que a propria vida dele. bom isso eh oque eu entendi ateh agora, vou assisir de novo e de novo ateh eu conseguir ter claramente uma explicacao sobre tudo do filme, mas pro enquanto eh isso

    abrass..

    antonino

  128. Um filme atemporal., sem dúvida um dos mais elaborados roteiros de todos os tempos. Acredito que talvez não exista nada de concreto e não exista ”entendimento correto” nesse roteiro já que ambos entendimentos seriam corretos sobre a percepção de quem o assistiu, acho que a intenção do autor seria essa mesma (…) criar dúvidas. Ora eu assisti esse filme sozinha e me propus a assistir novamente com 2 amigos, acontece que ao final do filme cada um tinha sua teoria formata. Cada teoria, cada visão diferente sobre o mesmo filme, reflete de alguma forma nossa visão pessoal sobre os fatores abordados pelo mesmo., o que quero dizer é que eu sendo Ateísta e meu amigo sendo Católico nunca teríamos o mesmo entendimento e a mesma visão sobre esse filme.

    Um filme altamente recomendado.

Comments are closed.